Os 25 Benefícios da Cúrcuma Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 25 Benefícios da Cúrcuma Para Saúde
4.6 (92.46%) 69 votes

Benefícios da Cúrcuma Para Saúde que muitos desconhecem. Além disso, a Cúrcuma é riquíssima em nutrientes que favorecem a saúde da pele e de todo o corpo de modo geral. A Cúrcuma ou açafrão da terra, também conhecido como açafrão-da-Índia, açafroa, Cúrcumas longa, gengibre amarelo, raiz de sol e turmérico. É uma planta herbácea da família do gengibre e originaria da Ásia.

benefício da cúrcumaEsta planta é conhecida há mais de 2.500 anos na Índia, onde foi utilizada como corante pela primeira vez. É muito útil como tempero e também há muitos benefícios que podem ser útil para a saúde.

Valor Nutricional da Cúrcuma:

Em cada 100 gramas de  Cúrcumas contêm os seguintes nutrientes: 310 calorias, Gorduras totais 6 g, Proteínas 11,43 g, Carboidrato 45 g, Fibra alimentar 4g, Cálcio 111 mg, Magnésio 264 mg, Manganês 28,41 mg, Fósforo 252 mg, Ferro 11,1 mg, Potássio 17,24 mg, Cobre 0,33 mg, Zinco 1,09 mg, Selênio 5,60 mg, Vitamina A 26,50 cmg, Tiamina 0,12 mg, Riboflavina 0,27 mg, Niacina 1,46 mg, Piridoxina 1,01 mg, Folato 93 mg, Vitamina E 1,69mg, Vitamina C 80,8 mg. Confira também Os 25 Benefícios da Cúrcuma Para Saúde:

1. Cúrcumas Combatem a Depressão:

Esta especiaria tem capacidade de provocar o crescimento de células novas na região do Cérebro, o que ajuda no tratamento e prevenção da depressão.

Veja Também: Os 10 Alimentos Para Aliviar os Sintomas da Depressão…

2. Benefício da Cúrcuma No Alivio de Dores:

Esta especiaria possui ricas substancias antiflamatórias. Portanto, colocar açafrão nos pratos do dia a dia pode ajudar a reduzir dores e doenças inflamatórias.

3. Cúrcuma Facilita a Cicatrização:

Em caso de cortes, espalhe os pós de Cúrcumas na região afetada. Pois, as Cúrcumas favorecem a cicatrização de qualquer ferimento no corpo de modo geral.

4. Benefício da Cúrcuma Para Aumentar a Imunidade:

Ainda sobre os antioxidantes presentes nesta especiaria, eles também ajudam a fortalecer o sistema imunológico do corpo.

5. Cúrcuma Reduz o Colesterol Ruim:

As Cúrcumas possuem uma substancia chamada curcumina, que é bastante famosa por reduzir os níveis de colesterol ruim.

6. Benefícios da Cúrcuma na Prevenção da Coagulação Sanguínea:

Ainda sobre a curcumina encontrada nas Cúrcumas, ela também ajuda a limpar as artérias removendo placas e prevenindo a coagulação do sangue.

benefícios da cúrcuma

7. Cúrcuma Age Como Desinfetante Natural:

As Cúrcumas possuem propriedades antissépticas e antibacterianas, que funcionando como um agente desinfetante natural.

8. Benefícios da Cúrcuma no Combate aos Radicais Livres:

As Cúrcumas possuem ricos nutrientes, como a curcumina que age como um poderoso antioxidante que ajudam a combater a ação dos radicais livres.

9. Cúrcuma Desintoxica o Fígado:

As Cúrcumas quando ingeridas estimula o aumento de enzimas no fígado, no qual auxiliam no processo de desintoxicação.

10. Benefícios da Cúrcuma na Prevenção do Diabetes:

Um estudo foi publicado no Jornal Diabetes e concluiu que a curcumina pode ajudar na prevenção de pessoas pré-diabéticas.

Veja Também: Os 18 Alimentos que Ajudam a Controlar a Diabetes…

11. Cúrcumas Protegem os Órgãos do Sistema Digestivo:

A curcumina presente nessa especiaria é um potente anti-inflamatório e, ao contrário da maior parte dos medicamentos usados para tratar inflamações, a ingestão dela não provoca úlceras ou leva ao risco de hemorragias internas. Pelo contrário, ela ajuda a proteger os órgãos do sistema digestivo.

12. Benefício da Cúrcuma no Alivio de Sintomas de Uveíte:

Algumas pesquisas mostram que a curcumina presente nesta especiaria pode aliviar os sintomas de uveíte.

cúrcuma

13. Cúrcuma Ajuda a Combater o Câncer:

Estudos realizado pelo Instituto de Pesquisa do Câncer de Jiangsu, na China, revelaram que foi encontrado um componente ativo chamado curcumina nesta especiaria, que foi responsável por resultados favoráveis na reversão do avanço do câncer.

Veja Também: Os 10 Alimentos Para Prevenir o Câncer…

14. Benefício da Cúrcuma no Combate ao Mal de Alzheimer:

A inflamação crônica das células nervosas é um dos fatores que contribuem para a doença de Alzheimer. A curcumina presentes nas Cúrcumas podem inibir algumas enzimas e substâncias químicas que causam inflamações, problemática inferior.

A acumulação de proteínas formam a placa dentro do Cérebro e impossibilita as vias de comunicação dentro do Cérebro. Ingerindo a curcumina a absorção e ingestão de placas funciona com mais eficiência, prevenindo o Mal de Alzheimer.

Outros Benefícios da Cúrcuma:

  • Ajuda a melhorar a saúde cognitiva.
  • Favorece a Saúde do Cérebro.
  • Combate a Artrite.
  • As Cúrcumas ajudam a reforçar os sistema imunológico do corpo.
  • É Rica em Curcumina que Favorece a Saúde de todo o corpo.
  • Possui Ação Anti-inflamatória.
  • Ela é rica em antioxidantes.
  • Favorece a Saúde do Pâncreas.
  • Ajuda a Combater a Ansiedade.
  • Possui Propriedades anti-tumorais.
  • Possui Ação Analgésica, ajudando a diminuir dores nas articulações.

Veja através do vídeo abaixo, outros Benefícios da Cúrcuma Para Saúde:

Efeitos Colaterais da Cúrcuma:

As Cúrcumas não devem ser consumida por pessoas que sofrem com cálculos biliares ou obstrução biliar. Apesar das Cúrcumas serem frequentemente usado por mulheres grávidas, é importante consultar um médico antes de fazer isso, as Cúrcumas podem ser um estimulante uterino.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *