Chá de Casca de Alho – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Chá de Casca de Alho – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95.27%) 313 votes

O Chá de Casca de Alho é muito usado no tratamento de muitas doenças, e isso se dá por conta dos inúmeros benefícios do Chá de Casca de Alho, mas você sabe o que é o Chá de Casca de Alho e como usar o Chá de Casca de Alho? Confira a baixo a resposta dessas perguntas. Quem tem horta em casa, seja do tipo e tamanho que for, sabe como é dura a batalha contra pragas diversas. Piolho, pulgão, cochonilha… Existe uma infinidade de microbichos que podem prejudicar o crescimento das plantinhas.cha de casca de alho

E manter um jardim nessa correria da cidade grande não é tarefa fácil. Como uma ajudinha sempre é bem-vinda, aqui vai uma dica valiosíssima: o passo a passo da produção de um pesticida 100% natural. A receita é feita a base de cascas de cebola e alho.

Benefícios do Chá de Casca de Alho:

  • O fortalece o sistema imunológico e, por ter propriedades antivirais, ele é excelente para prevenir gripes e resfriados.
  • É ótimo para a saúde do coração, já que reduz o colesterol ruim e ajuda a dilatar os vasos sanguíneos.
  • É antifúngico, sendo capaz de combater parasitas e tratar infecções decorrentes de fungos em geral.
  • É rico em antioxidantes, pois ajudam a combater a ação dos radicais livres e a prevenir diversas doenças diferentes.
  • Possui muitos nutrientes importantes para o nosso organismo: vitamina A, B1 e C, além de conter cálcio, cobre, zinco e ferro. Outro mineral fundamental em sua composição é o selênio, que contribui para o processo de desintoxicação do corpo.
  • Funciona como antibiótico e anti-inflamatório, permitindo tratar diversas condições de saúde de maneira totalmente natural e sem possíveis efeitos colaterais de muitos medicamentos tradicionais.
  • Possui ação adstringente e pode ser usado como um desinfetante natural para limpar feridas na pele.
  • Também pode nos auxiliar na batalha para perder peso. O Chá de Casca de Alho acelera o metabolismo e contribui para o processo de queima de gordura. Com ele podemos cuidar da forma e da saúde ao mesmo tempo.

O Chá de Casca de Alho funciona como auxiliar no tratamento contra várias doenças como tromboses e arterioscleroses, e atua no organismo como expectorante, como vasodilatador periférico (ajudando quem tem problemas com varizes), como combatente do colesterol, fungicida e como antibactericida.

Muito indicado para ajudar nos tratamentos contra problemas cardíacos, o Chá de Casca de Alho ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, combatendo o envelhecimento das células e dos órgãos.

A alicina, o óleo essencial que confere o cheiro característico ao Chá de Casca de Alho, é encontrado em grande quantidade nele e conta com o benefício de acelerar o metabolismo, aumentando assim a queima de calorias pelo corpo. Atualmente estão sendo realizados estudos para comprovar que o Chá de Casca de Alho também funciona como inibidor de apetite e aumenta a sensação de saciedade.

Como Preparar o Chá de Casca de Alho:

Para fazer o Chá de Casca de Alho de maneira comum basta colocar numa xícara um dente de alho amassado e despejar água muito quente, na xícara, que deve ser abafada por dez minutos. O Chá de Casca de Alho deve ser adoçado com mel e tomado ainda morno, preferencialmente a cada 12 horas.

Há também uma receita conhecida como “A cura do alho”, pois potencializa os efeitos medicinais da planta e ajuda no combate de várias doenças. Para fazer a receita basta seguir os seguintes passos:

Bata no liquidificador um litro de água, 30 dentes de alhos descascados e três limões picados.

Continue batendo até que a mistura se torne uma pasta homogênea, depois coloque tudo numa panela de esmalte, ou em qualquer outro utensílio que não seja metálico, e leve ao fogo. Desligue o fogo antes de levantar fervura e guarde na geladeira, em um pote ou em uma garrafa. Tome um cálice diariamente em jejum.

Como Usar a Casca de Alho Para Curar Feridas

Coloque a Casca de Alho em uma panela, leve ao fogo, mexendo a panela de vez em quando, até a Casca de Alho ficar torrada. Espere esfriar, desmanche a Casca de Alho com a mão, até virar pó. Jogue sobre a ferida, deixe por 4 horas, lave e aplique de novo. Faça isso quantas vezes for necessária. A infecção some e cicatriza.

Tratamentos naturais com Chá de Casca de Alho:

Chá de Casca de Alho contra problemas intestinais: Para este, são precisos quatro alhos e uma xícara de leite. Primeiro, amasse os quatro dentes de alho e adicione o leite por cima deles. Depois, ferva por quinze minutos e deixe esfriar durante toda a noite. Ao amanhecer, tome a xícara toda estando ainda em jejum. Realize este procedimento até os problemas intestinais permanecerem.

Chá de Casca de Alho terapêutico e que previne doenças: Com a água a ponto de ferver, amasse um dente de alho e coloque os dois em uma xícara. Depois, acrescente uma colher de mel e adicione água. Espere por, no máximo, cinco minutos e tome a xícara toda. Lembre-se de fazer isso apenas antes de dormir.

Chá de Casca de Alho contra pressão alta: Amasse um dente e o acrescente à meia xícara de água. Deixe ferver por três minutos e aguarde enquanto esfria. Depois coe e beba tudo. A cada doze horas realize o procedimento.

Chá de Casca de Alho contra a febre: Coloque dois dentes de alho amassados em um copo de água. Deixe por seis horas, coe e realize o procedimento mais duas vezes ao dia. Cápsulas de alho também ajudam a baixar a febre.

Chá de Casca de Alho contra zumbido nos ouvidos: Consuma, diariamente, um dente de alho estando cru. Contra o colesterol: Corte um dente de alho roxo, ainda com casca e o coloque em um copo com água. Depois de duas horas, tome parte dessa água e novamente encha o copo. Durante o dia, realize o procedimento de duas em duas horas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *