Os 8 Alimentos que Combatem os Radicais Livres

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Os 8 Alimentos que Combatem os Radicais Livres
4.7 (93.75%) 16 vote[s]

Os Alimentos que Combatem os Radicais Livres são ótimas opções para incluir em uma alimentação saudável. Além disso, estresse, alimentos não saudáveis, radiação solar, poluição, tabagismo, consumo de drogas ou álcool podem formar quantidades perigosas de radicais livres que danificam o DNA e causam envelhecimento e doenças mortais, como o câncer. Os radicais livres são moléculas perigosas que se acumulam em seu corpo e causam graves problemas de saúde.

As Vitaminas C e Vitamina E, também conhecidas como antioxidantes, comprovadamente protegem o corpo contra os perigos dos radicais livres. Eles neutralizam os radicais livres e impedem que causem mais danos.

Alimentos que Combatem os Radicais LivresA Vitamina E é um abundante antioxidante solúvel em gordura dentro do corpo e está entre os principais defensores contra a oxidação, que é a principal causa do dano dos radicais livres. Então, confira Os 8 Alimentos que Combatem os Radicais Livres:

Damascos:

Os damascos são frutos deliciosos e estão entre os Alimentos que Combatem os Radicais Livres, pois são ricos em vitamina A e Vitamina C. Eles também contêm licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres. Os damascos secos são um tipo de fruta seca que é bem tradicional.

Estudos mostram que, quando os damascos são secos, aumenta a concentração relativa de nutrientes, com vitamina A, Vitamina E, Potássio e Ferro. O licopeno é o mesmo antioxidante encontrado nos tomates, embora em quantidades menores.

Melancia:

Embora o verão seja o melhor momento para comer melancias, elas são boas para serem consumidas durante todo o ano. As melancias estão entre os Alimentos que Combatem os Radicais Livres por serem ricas em água e antioxidantes.

O principal antioxidante encontrado nas melancias é o licopeno, que também é encontrado em tomates e damascos. A melancia, rica em antioxidantes e outros componentes bioativos, pode melhorar os fatores de risco de doenças cardiovasculares através da redução do estresse oxidativo.

Além dos antioxidantes, elas também fornecem muitas vitaminas e minerais. É eficaz na redução da extensão do câncer, distúrbios cardiovasculares, diabetes e doenças maculares. Os especialistas sugerem que as melancias com tons mais profundos de vermelho possuem uma maior concentração de licopeno.

Cerejas:

As cerejas, juntamente com os mirtilos, são consideradas um dos melhores Alimentos que Combatem os Radicais Livres, pois possuem os níveis mais altos de antioxidantes por grama. O antioxidante mais abundante é a antocianina, um composto que é eficaz na luta contra os radicais livres.

Em muitos estudos, as cerejas mostraram atividade antioxidante relativamente alta e outros efeitos anticancerígenos. A melhor maneira de consumi-las é selecionando algumas cerejas orgânicas e consumi-la cruas ou bebendo o seu suco.

Espinafre:

O espinafre é um vegetal frondoso que contém altos níveis de proteína e fibra e é conhecido por seu antioxidante, o betacaroteno que o faz ser um dos Alimentos que Combatem os Radicais Livres. Estudos descobriram que a atividade antioxidante do espinafre pode ser uma maneira eficiente para melhorar o estresse oxidativo por meio de uma dieta com alto teor de gordura e colesterol.

Os antioxidantes presentes nos espinafres resistem ao estresse oxidativo, eliminando os radicais livres, inibindo o dano da membrana celular e a peroxidação lipídica, evitando o aparecimento de doenças crônicas. Pode ser consumido de muitas maneiras, como smoothies, saladas ou sanduíche.

Framboesas:

As framboesas são tão saborosas quanto parecem. Seu alto conteúdo antioxidante o faz ser um dos Alimentos que Combatem os Radicais Livres. As altas concentrações de fenóis são conhecidas como propriedades anticancerígenas. As framboesas são o principal ingrediente nas dietas anti-inflamatórias e são eficazes na redução da artrite.

Mas a capacidade de eliminar o dano dos radicais livres é, de longe, sua melhor qualidade. As framboesas são ricas em fitoquímicos fenólicos. Estudos mostram que a atividade antioxidante da framboesas está diretamente relacionada à quantidade de fenólicos e flavonoides.

Brócolis:

Assim como os Alimentos que Combatem os Radicais Livres, o brócolis também é uma fonte de poderosos antioxidantes. O brócolis ganhou popularidade como um alimento promotor da saúde, pois contém altos níveis de fitoquímicos bioativos, como glucosinolatos, compostos fenólicos, Vitamina C e minerais. O brócolis também possui atividade antioxidante que previne o estresse oxidativo relacionado a muitas doenças.

Uma dieta rica em brócolis ajuda na prevenção de doenças crônicas, como patologias cardiovasculares e carcinogênicas e câncer de mama e próstata. Uma vez que também é rico em fibras, promove movimentos intestinais saudáveis e mantém o aparelho digestivo limpo.

Couve:

Alimento que Combate os Radicais Livres

A couve contém mais valor nutricional do que o espinafre e é conhecido por melhorar o controle da glicemia durante o diabetes, reduzir o risco de câncer, diminuir a pressão arterial e ajudar na prevenção do desenvolvimento de asma.

A couve contém um antioxidante chamado ácido alfa-lipoico, o que a torna um dos Alimentos que Combatem os Radicais Livres que pode reduzir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina e prevenir mudanças induzidas pelo estresse oxidativo em pacientes com diabetes. A couve pode ser consumido cru em saladas ou outros pratos.

Pimentões:

Os pimentões são uma excelente fonte de vitaminas A e Vitamina C, bem como compostos fenólicos, que são componentes antioxidantes importantes que o faz ser um dos Alimentos que Combatem os Radicais Livres também ajuda a diminuir o risco de doenças.

Os antioxidantes são micronutrientes que têm a capacidade de neutralizar os radicais livres ou suas ações. A cor do pimentão é o que lhe confere o seu conteúdo antioxidante. Independentemente da sua cor – vermelho, amarelo, laranja ou verde – todos estão carregados com antioxidantes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *