Obesidade – O que é, Causas e Tratamentos

Revisado por

Biomédico pela UFRGS

Especialista do Cura Natural

Obesidade – O que é, Causas e Tratamentos
5 (100%) 2 votes

Obesidade – O que é, Causas e Tratamentos que você precisa ficar atento. Além disso, a Obesidade é uma condição de saúde caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal em uma pessoa. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais normalmente é o do índice de massa corporal (IMC).

O IMC é calculado dividindo o seu peso pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que descobre o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9.

Quando você ingere mais calorias do que gasta, você começa a ganhar peso. O que você come e as atividades que você faz ao longo do dia influenciam nisso também. Se seus familiares são obesos, você tem mais chances de também ser.

Causas da Obesidade:

Muitas vezes queremos entender mais sobre o distúrbio do excesso de peso e as causas que podemos encontrar sobre o desenvolvimento dessa condição; pode ter fatores diferenciados, entretanto, existem alguns causas que podem ajudar a identificar a Obesidade facilmente, algumas das principais causas são:

  • Insônia crônica;
  • Má alimentação;
  • Sedentarismo;
  • Hereditariedade;
  • Problemas em glândulas;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Fatores genéticos e orgânicos;
  • Fatores emocionais e psicológicos.

O uso de certos medicamentos também pode causar o aumento de peso. Os medicamentos mais comuns que podem causar aumento de peso são os corticoides, esteroides  e alguns remédios antidepressivo.

Tratamento Para Obesidade:

A mudança do estilo de vida, que compreende reeducação alimentar e atividade física, é a base do tratamento para a Obesidade. Sem ela, dificilmente se atingirá uma perda de peso necessária para melhorar a saúde e, muito menos, essa perda será duradoura.

No tratamento da Obesidade deve-se objetivar, não só a perda de peso, mas também a correção dos fatores de risco cardiovascular, dependentes da resistência à insulina.

A principal ideia de se reduzir o peso corporal de indivíduos obesos para valores consideráveis normais, através de dietas com conteúdo calórico bem baixo, vem sendo substituída por condutas que levam a um objetivo menos ambicioso e mais realista, pela impossibilidade de se conseguir, a longo prazo, atingir e manter o peso ideal na maioria dos casos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *