Doenças e Tratamentos

Obesidade: o que é, causas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
obesidade

A obesidade é uma condição de saúde caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal em uma pessoa. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais normalmente é o do índice de massa corporal (IMC).

O IMC é calculado dividindo o seu peso pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que descobre o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9.

Quando você ingere mais calorias do que gasta, você começa a ganhar peso. O que você come e as atividades que você faz ao longo do dia influenciam nisso também. Se seus familiares são obesos, você tem mais chances de também ser.

obesidade

Quais são as causas?

Muitas vezes queremos entender mais sobre o distúrbio do excesso de peso e as causas que podemos encontrar sobre o desenvolvimento dessa condição; pode ter fatores diferenciados, entretanto, existem alguns causas que podem ajudar a identificar a obesidade facilmente, algumas das principais causas são:

  • Insônia crônica;
  • Má alimentação;
  • Sedentarismo;
  • Hereditariedade;
  • Problemas em glândulas;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Fatores genéticos e orgânicos;
  • Fatores emocionais e psicológicos.

Além disso, o uso de certos medicamentos também pode causar o aumento de peso. Portanto, os medicamentos mais comuns que podem causar aumento de peso são os corticoides, esteroides  e alguns remédios antidepressivo.

Qual é o tratamento para obesidade?

A mudança do estilo de vida, que compreende reeducação alimentar e atividade física, é a base do tratamento para a obesidade. Sem ela, dificilmente se atingirá uma perda de peso necessária para melhorar a saúde e, muito menos, essa perda será duradoura.

No entanto, o tratamento da obesidade deve-se objetivar, não só a perda de peso, mas também a correção dos fatores de risco cardiovascular, dependentes da resistência à insulina.

Portanto, a principal ideia de se reduzir o peso corporal de indivíduos obesos para valores consideráveis normais, através de dietas com conteúdo calórico bem baixo, vem sendo substituída por condutas que levam a um objetivo menos ambicioso e mais realista, pela impossibilidade de se conseguir, a longo prazo, atingir e manter o peso ideal na maioria dos casos.

Sair da versão mobile