Doenças e Tratamentos

Taquicardia: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 28/02/2018 (atualizado em 08/10/2021)
Taquicardia causas

O taquicardia consiste em um distúrbio do ritmo cardíaco, geralmente, ela é caracterizada por um batimento acelerado do coração. Lembrando que o ritmo considerado normal de batidas de um coração é de 60 a 100 por minuto, nesse caso, a frequência cardíaca supera 100 batimentos.

taquicardia o que e, causas, sintomas e tratamentos

É considerada um tipo de arritmia e, quando se trata de um coração sadio, apesar da pessoa passar por períodos de estresse ou esforços fora do comum, o ritmo cardíaco se restabelece. No entanto, às vezes, as arritmias duram mais tempo, como no caso do assunto abordado, taquicardia, em que o coração bate mais rápido.

Entre os tipos de taquicardia estão:

  • Ventricular: É quando ela se origina nas câmaras cardíacas inferiores.
  • Atrial: Ocorre na parte superior.
  • Sinusal: Está relacionada ao marca-passo natural do coração.

Causas da Taquicardia:

Em alguns casos, a taquicardia surge como uma reação do corpo a alguma situação passageira, como quando a pessoa está estressada ou está realizando um exercício intenso. No entanto, ela pode aparecer por conta de uma causa médica, como o sintoma de outra doença, por exemplo, ligada ao pulmão.

Alguns hábitos e alimentos podem causar as arritmias, como cafeína, álcool, fumo e alguns tipos de drogas ilícitas ou legais. Normalmente, quando a pessoa se afasta dos agentes causadores dos batimentos extras, o quadro melhora. Ao se tornar algo constante e vir acompanhado de tontura e falta de ar, é mais necessário ainda recorrer por orientação médica, pois pode indicar uma doença cardíaca grave.

Sintomas da taquicardia:

Além dos batimentos mais acelerados, as pessoas que estão com taquicardia podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Falta de ar
  • Fraqueza
  • Tontura
  • Desmaios

Em diversos casos, o ritmo desequilibrado dos batimentos cardíacos estão acompanhados de aperto no peito, até mesmo no caso de perda de consciência é indicado procurar por um médico imediatamente, pois são casos mais graves.

Alguns dos fatores de riscos envolvem os fatores de que a taquicardia faz o coração bombear com menos eficiência, comprometendo o fluxo de sangue para os órgãos e a oxigenação.

Como tratar:

Os tratamentos para taquicardia são projetados para diminuir a frequência cardíaca rapidamente. Tratar a causa dessa condição, prevenir episódios futuros e minimizar as complicações possíveis. Além disso,  As maneiras de diminuir prontamente o ritmo cardíaco incluem manobras vagais, medicamento antiarrítmico injetável, cardioversão..

causas da taquicardia

(choque elétrico, aplicado ao coração por meio de dispositivos especiais), ablação cardíaca para prevenir ou gerenciar episódios e outros tipos de drogas. Alguns tipos de taquicardia podem ser tratados com um marcapasso ou exigir um desfibrilador implantável. Por fim, a cirurgia pode ser necessária em alguns casos.

Quais são as complicações?

Se não for tratada, a taquicardia pode interromper a função cardíaca normal e levar a sérias complicações. Além disso, essas complicações variam em gravidade, dependendo de fatores como o tipo e intensidade e da existência de outras condições cardíacas. Além disso, incluem coágulos de sangue que podem se deslocar para o cérebro ou para o coração, insuficiência cardíaca (incapacidade do coração para bombear sangue suficiente), desmaios e morte súbita, associada à fibrilação ventricular.

Sair da versão mobile