Beleza e Estética

Manteiga de karité para pele e cabelos – benefícios e como usar!

manteiga de karite na pele e cabelo

A Manteiga de karité para pele e cabelos é bastante eficaz, pois age como hidratante corporal e funciona como condicionador para os cabelos. A manteiga de karité é um ingrediente popular em produtos cosméticos, pelos seus benefícios na área da beleza.

como usar manteiga de karite na pele e cabelo
como usar manteiga de karite na pele e cabelo

O que é manteiga de karité?

É uma gordura extraída das nozes da árvore de karité. As árvores de karité são nativas da África central e ocidental e são consideradas sagradas para muitas tribos africanas. O karité tem sido usado medicinalmente e cosmeticamente há séculos.

A manteiga de karité pura ainda é usada em países africanos como óleo na cozinha e na preparação de alimentos. Para produz-la, as nozes da árvore de karité são colhidas e as cascas externas removidas.

Em seguida, as nozes são esmagadas (muitas vezes à mão) e torradas para extrair a manteiga. Manteiga de karité para pele e cabelos é bastante eficiente e traz excelente resultados.

Benefícios de usar a manteiga de karité para pele e cabelos?

1. Como um hidratante:

A manteiga de karité pode ajudar a hidratar até mesmo a pele mais seca e rachada. Depois de aplicada na pele , a manteiga de karité adquire uma textura oleosa e é prontamente absorvida pela pele. Pode ajudar a aliviar a rigidez e a secura da pele, restaurando a umidade.

A manteiga de karité pode ser usada como hidratante durante todo o ano. No inverno em climas mais frios, quando a pele pode estar seca e escamosa, ele restaura a hidratação e acalma a pele em locais onde você pode estar sentindo irritação ou descamação excessiva da pele .

No verão, é o produto perfeito para usar após um dia de sol para restaurar a hidratação e acalmar a pele .

2. Para acalmar lábios rachados:

Você sofre de lábios rachados? A manteiga de karité pode ajudar. Ele é perfeita para qualquer tipo de pele rachada o que tende a ser especialmente comum nos lábios, especialmente no inverno e ajuda na cura.

3. Combate a caspa e a irritação do couro cabeludo:

Tem qualidades calmantes, o que pode ajudar a acalmar o couro cabeludo, especialmente se você tiver couro cabeludo continuamente seco. Use uma pequena quantidade de manteiga de karité e, seccionando o cabelo , massageie-o no couro cabeludo em movimentos circulares.

Se você também sofre de cabelos secos – nesse caso, você pode ter cabelos opacos ou crespos também pode pentear e deixá-la em repouso por até uma hora como pré-shampoo antes de lavar.

4. Como um creme suavizante para cabelos crespos:

Cabelo grosso, seco ou crespo (ou todos os três) não é páreo para a manteiga de karité. Se seu cabelo sempre tende a ficar crespo depois de seco ou apenas parece mais incontrolável do que o normal use-o para retocar os pontos problemáticos.

Tente alisar os fios rebeldes , dando ao cabelo um brilho saudável ou diminuindo a auréola com ele.

5. Para amaciar as mãos:

A manteiga de karité é comum em cremes para as mãos, uma vez que pode restaurar a pele seca e alisar cutículas ásperas.

Se você quiser acordar com mãos macias, experimente esta máscara para mãos de manteiga de carité durante a noite DIY uma vez por semana. Misture uma pequena quantidade com açúcar mascavo e algumas gotas de suco de limão. Esfregue as mãos para esfoliar e remover as células mortas da pele.

manteiga de karite na pele e cabelo
manteiga de karite na pele e cabelo

Lave a mistura com água e sabão, aplique mais manteiga de karité nas mãos e massageie a pele. Assim que a manteiga de carité for absorvida, coloque um par de luvas ou meias e deixe-a penetrar durante a noite. Você vai acordar com mãos macias e hidratadas que parecem e sentem isso também.

Como usar manteiga de karité para pele e cabelos:

1. Manteiga de karité para pele:

Passe no corpo como um hidratante, é um de seus usos mais comuns, especialmente durante os meses de inverno, quando a pele tende a ficar mais seca. Esfregue até que seja totalmente absorvido.

Para o rosto, pode ser melhor usar à noite, pois pode ser complicado aplicar maquiagem sobre ele. Onde quer que você esteja aplicando, lembre-se de que um pouco é muito útil.

2. Manteiga de karité para cabelo:

Uma forma de condicionar profundamente o cabelo com a manteiga de karité é simplesmente aplica-la  crua não refinada no cabelo , trabalhando da ponta à raiz. Deixe agir por 10 minutos, enxágue e penteie normalmente.

A única desvantagem desse método é o aroma, que muitos consideram desagradável. No entanto, algumas gotas de óleos essenciais na manteiga de carité crua resolveram facilmente o problema.

Creme de manteiga de karité para pele e cabelos:

1. Creme de manteiga de karité para pele:

INGREDIENTES:

– 1 xícara de manteiga de karité;

–  1 xícara de manteiga de cacau;

– 1/2 xícara de óleo de coco;

– 1 colher (sopa) de óleo essencial de laranja.

COMO PREPARAR:

  1. Misture bem esses ingredientes;
  2. Derreta a manteiga de karité, a manteiga de cacau e o óleo de coco.
  3. Coloque a mistura na geladeira até que comece a tomar forma novamente.
  4. Adicione o óleo essencial, batendo (com uma batedeira) e depois coloque em um recipiente de vidro fechado.

2. Máscara de manteiga de karité para cabelo:

– 1 xícara de óleo de coco;

– ½ xícara de manteiga de karité;

–  ½ xícara de óleo eo de semente de uva.

COMO PREPARAR:

  1. Em uma tigela combine os ingredientes;
  2. Coloque a mistura no micro-ondas por 30 segundos até ficar bem derretido;
  3. Coloque a tigela em um recipiente maior com água e cubos de gelo e bata até que haja mudança de textura para algo mais cremoso.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.