Benefícios das Frutas

20 benefícios do sabugueiro para saúde!

quais os benefícios do sabugueiro para saúde?

O sabugueiro é um remédio natural popular para os sintomas de resfriado e gripe, ajuda a combater outras infecções virais e pode proteger o coração. Além disso, o sabugueiro é uma planta medicinal encontrada naturalmente na Europa e no Norte da África. Que também foi naturalizada em regiões subtropicais e temperadas, sendo encontrada inclusive em algumas regiões do Brasil.

quais os benefícios do sabugueiro para saúde?
quais os benefícios do sabugueiro para saúde?

Conhecida ainda por nomes como sabugueiro-da-Europa, sabugueirinho e sabugueiro-negro, a planta tem um longo histórico de utilização na medicina tradicional da Alemanha e as suas flores utilizadas no preparo de um chá.

Quais os benefícios do sabugueiro para saúde?

1. Fonte de nutrientes:

O benefícios do sabugueiro é composto por nutrientes como potássio, carboidratos, gorduras, fibras, proteínas, sódio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio magnésio e ferro.

2. Ação antioxidante:

O benefícios da sabugueiro possui substâncias antioxidantes, que combatem as ações dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são compostos maléficos que causam problemas de saúde como doenças cardíacas, câncer e derrame.

3. Combate ao envelhecimento:

os antioxidantes, assim como os flavonoides e antocianinas presentes no sabugueiro, trazem proteção às células do organismo, podendo reduzir a degeneração celular, diminuindo os efeitos do envelhecimento no corpo.

4. Sistema imunológico:

devido ao fato de ser rico em vitamina C, o sabugueiro contribui com o fortalecimento do sistema imunológico.

5. Outros benefícios da vitamina C:

o nutriente encontrado em abundância no sabugueiro ainda é importante para a saúde da pele, para os vasos sanguíneos, os tendões e os ligamentos.

6. Auxiliar no tratamento de problemas de saúde:

O sabugueiro pode contribuir com o tratamento de diversas condições como: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios, feridas, abcessos (bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços do corpo),

Problemas renais, hemorroidas, espasmos, litíase urinária (formação de cálculos no sistema urinário), nefrite (inflamação no rim), queimaduras, acúmulo de ácido úrico e reumatismo.

7. Combate ao inchaço:

por possuir propriedades diuréticas, o sabugueiro combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina.

Entretanto, é importante não exagerar no seu consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.

8. Ação cicatrizante:

O sabugueiro possui propriedades cicatrizantes, ou seja, colabora com os processos de cicatrização no corpo humano.

9. Efeito depurativo:

isso significa que ele atua como um desintoxicante, contribuindo com a eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo.

10. Ação laxativa:

Possui propriedades laxantes que podem auxiliar a aliviar a prisão de ventre. Dotado de propriedades antibacterianas e antivirais: que estimulam o funcionamento do sistema imunológico e ajudam a aliviar algumas alergias.

11. Artrite:

as flores do sabugueiro podem colaborar com a diminuição do inchaço e dar dores na articulação que surgem em decorrência da artrite.

12. Prevenção do câncer:

Além dos benefícios óbvios de um forte sistema imunológico, os antioxidantes têm se mostrado essencial na promoção da saúde celular.

Estudos realizados mostram que as antocianinas presente nos sabugueiro (flavonoides que dão a cor vermelha, azul ou roxo) podem ter poderosas propriedades anti-câncer.

13. Fonte de energia:

Junto com os benefícios do sistema imunológico, ele contribui também para uma boa circulação, os benefícios globais da baga do sabugueiro para saúde pode levar à melhoria dos níveis de energia.

o sabugueiro pode ajudar a diminuir o colesterol ruim
o sabugueiro pode ajudar a diminuir o colesterol ruim

14. Olhos:

Comer alimentos ricos em antioxidantes e outros nutrientes também pode ajudar a prevenir doenças oculares, como a degeneração macular.

15. Saúde do coração:

Os antioxidantes podem ajudar na diminuição de doença cardíaca e ataque cardíaco. Estudos realizados descobriram que os antioxidante presente no sabugueiro podem ajudar a diminuir o colesterol ruim (“LDL” colesterol) e manter os níveis do bom colesterol (“HDL”).

16. Perda de peso:

Graças ao seu baixo valor calórico e alto teor de fibras, o sabugueiro pode ajudar uma pessoa a manter um peso saudável, quando consumido como um substituto para lanches ricos em calorias.

17. Propriedades anti-inflamatórias:

Diversos estudos demonstraram que as antocianinas são eficazes na prevenção e tratamento da inflamação crônica, a qual está ligada a uma doença cardíaca, artrite, doença de Alzheimer, demência, e muitas outras doenças.

Contra-indicações e cuidados:

ingerir grandes quantidades das bagas pode causar distúrbios digestivos, assim como mal-estar geral.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário