Os 5 Benefícios da Tainha Para Saúde

Revisado por

Graduado em Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Os 5 Benefícios da Tainha Para Saúde
4.8 (95.91%) 171 votes

Os Benefícios da Tainha Para Saúde são incríveis, pois a Tainha contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além do mais, a Tainha é um peixe que integra uma família conhecida como mugilídeo. Este animal aquático está disseminado por todo o Planeta; a maioria pode ser inserida no gênero Mugil, mas outros gêneros também se enquadram nesta categoria. Ele pode ser encontrado principalmente em litorais de clima temperado e tropical, mas alguns vivem igualmente em águas doces. Este peixe se destaca nos estuários brasileiros, partes de um rio que estão próximas de sua foz no mar, onde a água doce se confunde com a salgada.

Largamente utilizado na gastronomia humana desde a época dos imperadores romanos, comum na cozinha do Mediterrâneo, ele é um animal muito visado pelos pescadores.

Além do mais, é incrivelmente esportivo, devido a sua intensa velocidade e sua proximidade da porção superior das águas, por essa razão é considerado o maior da espécie nas disputas de pesca apeada marítima, também realizada, em alguns pontos, na água doce.

Benefícios da Tainha

Para sua pesca é preciso usar fios muito delegados e iscas bem discretas, que realmente estimule este peixe a sair de sua postura normalmente receosa.

Com certeza quem o desafia presenciará lutas de uma beleza sem par. O principal prato da refeição da Tainha é, sem dúvida, a alga, mas é possível capturá-la utilizando miolo de pão como isca.

Como sua boca é pequena, é necessário escolher anzóis número 12 ou 14. Outro artefato essencial na sua pesca é a bóia, produzida exclusivamente para apanhar a Tainha.

Na bagagem do pescador deste peixe não podem faltar uma vara para fios de 8 a 20Lbs, e carretéis que suportem cerca de 100m de linha de 0,30mm de diâmetro.

A família da Tainha engloba mais ou menos 80 espécies, distribuídas em 17 gêneros. Além das algas, ela consome vermes e resíduos que retira das camadas subaquáticas.

Ela se desenvolve durante três anos, quando finalmente o macho alcança a idade sexual, enquanto as fêmeas levam quatro anos para atingir a mesma etapa. Seu período reprodutor acontece no espaço que se desenrola entre julho e novembro.

A Tainha ocupa lugares como costas repletas de rochas, manguezais e praias. O inverno é o melhor momento para sua pesca, exatamente quando estes peixes se reproduzem.

Nos dias em que o sol brilha intensamente, eles buscam as sombras das árvores nos manguezais. Embora seja muito procurado, ele é visto como um alimento de segunda categoria, por esta razão não é preciso dispor de um alto valor monetário para adquiri-lo.

Este animal pode alcançar o peso de sete quilos; é mais fácil encontrá-lo em baías e águas estagnadas. Então, veja agora Os 5 Benefícios da Tainha Para Saúde:

1. Melhora a Memória e Previne Alzheimer:

Consumir a Tainha regularmente previne a perda de massa cinzenta no cérebro, que está ligada ao surgimento de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.

Esse benefício está ligado à presença de ômega-3 e de nutrientes como cálcio e fósforo, importantes para a transmissão impulsos nervosos.

2. Alivia os Sintomas de Artrite:

Peixes ricos em ômega-3, como, Tainha, salmão, atum e cavala, ajudam a aliviar os sintomas da artrite por terem propriedades anti-inflamatórias.

Ao aumentar os níveis de ômega-3 no organismo, a inflamação nas articulações é reduzida e as dores diminuem.

Esse benefício também pode ser obtido consumindo suplementos com óleo de peixe ou ômega-3, mas é importante destacar que o consumo do alimento natural potencializa os benefícios dos seus nutrientes.

3. Fornece Vitamina D:

Tainha é uma das melhores fontes de vitamina D na alimentação, especialmente os peixes gordos, pois essa vitamina fica armazenada na gordura dos alimentos.

A vitamina D funciona como um hormônio esteroide no organismo, sendo importante para prevenir problemas como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos.

Além disso, a vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino, ajudando a prevenir osteoporose, especialmente após a menopausa.

4. Fornece Proteínas Para o Corpo:

A Tainha é grande fonte de proteínas e podem ser usados para substituir as carnes e o frango da dieta. As proteínas são nutrientes importante para a formação da massa muscular, dos cabelos, da pele, das células e do sistema imunológico, sendo um nutriente essencial para a saúde.

5. Previne Doenças Cardiovasculares:

A Tainha contem boa fonte de gordura boa, especialmente os provenientes de água salgada, como atum, sardinha e salmão, pois são ricos em ômega-3, nutriente presente nas águas profundas do mar.

O ômega-3 atua no organismo reduzindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom, além de reduzir a inflamação e melhorar o sistema imunológico.

Com isso, o consumo a Tainha reduz o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose e infarto, além de prevenir outros problemas, como o AVC.Tainha

Receita de Tainha Assada Recheada com Camarão:

Ingredientes:

  • Uma Tainha de 1,5 kg aberta pelas costas;
  • 150 g de farinha de mandioca grossa;
  • 200 g de camarão sete barbas limpo;
  • 2 colheres de manteiga;
  • 2 gemas de ovo;
  • 1/2 cebola, 2 dentes de alho;
  • salsinha picada a gosto;
  • sal a gosto;
  • 1 colher (sopa) de bacon picado;
  • 20 g de alcaparras;
  • 20 g de azeitonas pretas fatiadas e caldo de camarão para regar.

Modo de Preparo:

  • Tempere a Tainha com sal e reserve.
  • Em uma frigideira, prepare a farofa, refogando meia cebola e os dentes de alho na manteiga.
  • Em seguida, acrescente os ovos e mexa, depois acrescente as alcaparras e azeitonas fatiadas e mexa novamente.
  • Junte o camarão e a farinha de mandioca e mexa sem parar até formar a farofa.
  • Acerte o sal.
  • Coloque em todo interior da Tainha a farofa e amarre com cordão de algodão.
  • Coloque no forno e regue com caldo de camarão ou caldo de peixe várias vezes para mantê-la úmida durante o processo de cozimento.
  • Sirva com arroz, batatas cozidas e brócolis.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Leandro Almeida

Olá, meu nome é Leandro Cardoso de Almeida sou graduado no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2011 e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente atendo em consultório particular no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *