Os 15 Benefícios do Salmão Para Saúde

Revisado por

Biomédico pela UFRGS

Especialista do Cura Natural

Os 15 Benefícios do Salmão Para Saúde
4.7 (94.15%) 82 votes

Os Benefícios do Salmão Para Saúde que você não conhece. Além disso, seu corpo começa a dar sinais de que sua saúde está começando a ir pro brejo? Dor de cabeça, ganho de peso, queda de cabelo, problemas de pele, etc.

Esses são sinais que não devem ser ignorados. Em vez de consumir comprimidos, sugiro que consuma Salmão. Porque o Salmão é um dos alimentos mais saudáveis do mundo. A Associação Americana do Coração recomenda que consuma pelo menos duas porções de Salmão por semana.

Isso porque ele é rico em ácidos graxos ômega 3, proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na diminuição do risco de várias doenças e sintomas. Então, confira detalhadamente Os Benefícios do Salmão Para Saúde.

Benefícios do Salmão Para Saúde do Coração:

O Salmão é rico em ácidos graxos ômega 3. Os ácidos gordos ômega 3 são ácidos gordos poli-insaturados que têm múltiplas ligações duplas. EPA e DHA são dois tipos de ácidos graxos ômega 3 que estão presentes no Salmão.

Estes ajudam na diminuição dos níveis séricos de triglicerídeos, reduzindo os níveis de LDL e aumentando a degradação dos ácidos gordurosos. Isso evita a formação de placas e pode protegê-lo de doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais.

Benefícios do Salmão Para Ajudar na Perda de Peso:

O Salmão também é uma ótima fonte de proteína, juntamente com ácidos graxos ômega 3. Ambos os nutrientes têm um efeito sobre a porcentagem de gordura do corpo. As proteínas são difíceis de serem diferidas e, portanto, podem ajudá-lo a sentir-se saciado por mais tempo, fazendo com que coma menos e assim, perca peso rapidamente.

Benefícios do Salmão Para Reduz Inflamação:

A inflamação é perigosa. Pode causar ganho de peso, dor nas articulações, resposta autoimune, úlceras gástricas e acidente vascular cerebral. Entretanto, os ácidos graxos ômega 3 presentes no Salmão, EPA e DHA, regulam os hormônios locais. Estes, por sua vez, regulam as vias celulares e a expressão gênica, que ajudam na diminuição das biomoléculas proinflamatórias.

Benefícios do Salmão Para Aumentar o Desempenho Cerebral:

Os ácidos graxos ômega 3 presentes no Salmão são importantes para o funcionamento adequado do cérebro. Esses ácidos graxos poli-insaturados são de natureza neuroprotetiva. Além disso, a EPA e a DHA ajudam no aumento da proliferação de neurites nos estágios de desenvolvimento cerebral. DHA também ajuda na diferenciação de células-tronco neurais para células neurais maduras

Benefícios do Salmão Para Combate o Câncer:

O câncer pode ser causado devido a um desequilíbrio nos ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 no corpo, levando a acumulação tóxica, inflamação e proliferação celular descontrolada. Incluir Salmão à sua dieta pode ajudar no aumento dos níveis de ácidos graxos ômega 3, reduzindo assim a inflamação e a toxicidade no organismo.

Benefícios do Salmão por Conter Proteína:

Uma pequena porção de Salmão pode lhe proporcionar 13 g de proteína – o bloco de construção do seu corpo. Os aminoácidos se juntam para formação de proteínas e, portanto, é importante que consuma os aminoácidos essenciais nas quantidades necessárias. O Salmão ainda possui uma ótima fonte de aminoácidos essenciais e proteínas magras.

Estes dois itens irão ajudá-lo na construção de massa muscular magra para conseguir um corpo mais tonificado, aumentar o poder muscular, evitar a queda de cabelo, suprimir o apetite e melhorar a pele, cabelo e saúde das unhas.

Benefícios do Salmão por ter boa Fonte de Vitamina D:

O Salmão também é uma ótima fonte de vitamina D, o que ajuda no fortalecimento dos ossos, redução do risco de diabetes tipo 2, combate o câncer e previne doenças cardíacas. Caso tenha uma pele muito sensível, é melhor evitar a exposição ao sol. Nesses casos, você deve consumir Salmão para ajudar seu corpo na produção de melanina, o pigmento que ajuda na proteção da pele contra os raios UV, bem como melhora a saúde do corpo.

Benefícios do Salmão Para Melhorar a Saúde Macular:

O estudo de doenças oculares relacionadas à idade realizado por pesquisadores mostrou que os participantes que consumiam alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 possuía menor risco de desenvolvimento de doenças maculares. Uma vez que o Salmão é rico em ácidos graxos ômega 3, é considerado “o rei” quando se trata do melhoramento da visão.

Benefícios do Salmão por Conter Selênio:

O selênio é um mineral essencial que atua como antioxidante e o Salmão é uma ótima fonte de selênio. Cerca de 1,5 kg de Salmão pode lhe fornecer 65% da quantidade diária recomendada de selênio. Ele ajuda no combate ao câncer, regula a produção de hormônios tireoidianos, apoia o funcionamento do sistema imunológico…

…neutraliza as ações do HIV, ajuda na diminuição das chances de aborto espontâneo, promove a mobilidade espermática, reduz o estresse oxidativo e a inflamação e também pode ajudar na proteção de doenças cardiovasculares.

Benefícios do Salmão Para por Conter Astaxantina:

Já se perguntou por que a carne de Salmão é rosa/alaranjado? Isso porque o Salmão contém uma boa quantidade de astaxantina, que também é o motivo pelo qual os caranguejos e camarões são laranja. A astaxantina é um carotenoide de xantofilina que possui poderosas propriedades antioxidantes e ajuda na eliminação dos radicais de oxigênio nocivos.

Isso, por sua vez, ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares, câncer e inflamação. A astaxantina não pode ser sintetizada por seres humanos, mas você pode conseguir uma boa quantidade consumindo Salmão.

Benefícios do Salmão Para Prevenir a Perda de Cabelo: 

O Salmão é rico em ácidos graxos ômega 3, proteína, vitamina B12 e ferro. Estes nutrientes melhoram a saúde do couro cabeludo, evitam a queda de cabelo, fornecendo alimento aos folículos, promovem o crescimento do cabelo e impedem que seu cabelo se pareça sem brilho.

Então, você deve consumir Salmão para cuidar do seu cabelo. No entanto, caso não tenha Salmão com frequência, você pode consumir suplementos de óleo de peixe para evitar queda de cabelo.

Benefícios do Salmão Para Melhorar a Saúde da Pele:

À medida que envelhecemos, as linhas finas, manchas escuras e sardas começam a aparecer. Na verdade, muitas mulheres jovens têm pele oleosa ou seca, cujo torna-se propensa a acne ou a pele escamosa. O Salmão é altamente recomendado caso queira melhorar a saúde da pele.

Os ácidos gordos ômega 3, proteína e vitamina D ajudarão suas células na produção do colágeno, queratina e melanina. Isso ajudará sua pele na retenção de água, diminuindo as rugas e as linhas finas. A astaxantina ajuda na eliminação das bactérias e os radicais tóxicos de oxigênio e melhora a elasticidade da pele, reduzindo assim a acne e manchas escuras.

Benefícios do Salmão Para Melhorar o Humor:

Sim, o Salmão também pode ajudar na elevação do seu humor. Os ácidos graxos ômega 3 presentes no Salmão ajudam na diminuição da inflamação e oferece suporte à sua saúde emocional.

Quase 30% das células cerebrais é composta de DHA, e é confirmado pelos pesquisadores que as pessoas que sofrem de depressão têm níveis mais baixos de ácidos graxos ômega 3 em comparação com aquelas que não o fizeram. Você pode consumir 2 gramas de ácidos graxos ômega 3 de uma única porção de Salmão.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *