Início » Benefícios dos Peixes » 24 benefícios do atum para saúde!

24 benefícios do atum para saúde!

quais os benefícios do atum para saúde?

A alta porcentagem de ácidos graxos ômega-3 na carne de atum traz o equilíbrio para os vasos sanguíneos, reduzindo o colesterol nas artérias. Além disso, o atum é um dos peixes mais valorizados no mercado. Isso porque ele pode se tornar o substituto ideal da carne vermelha.

O atum também é um peixe que é encontrado em todos os oceanos do mundo e, embora diferentes culturas desfrutem desse maravilhoso peixe, seu consumo bem que poderia ser mais aproveitado, no entanto, o preço do atum as vezes se eleva.

quais os benefícios do atum para saúde?
quais os benefícios do atum para saúde?

Valor nutricional:

O atum ainda tem um incríveis vitaminas e minerais que são essenciais para saúde, alguns deles são: proteínas, antioxidantes, selênio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, vitamina C, vitamina b12, riboflavina, vitamina b6, vitamina b12 e niacina.

Quais os benefícios do atum para saúde?

1. Reduz a pressão sanguínea:

A combinação de ácidos graxos ômega-3, podem ajudar a diminuir a pressão arterial. Além disso, o atum também ajuda a diminuir a hipertensão e pode revigorar completamente a sua saúde.

2. Saúde do coração: 

Os graxos ômega-3 encontrados no atum, são essenciais para o coração. Isso porque o ômega-3 é de suma importância para quem quer ter um coração saudável e muita saúde.

3. Rico em potássio: 

Os Níveis adequados de potássio encontrados no atum, beneficiam a óssea, saúde muscular, nervosa e circulatória.

4. Rico em fósforo:

O fósforo é um dos participantes de muitas funções bioquímicas das células do corpo, ele faz parte das membranas celulares, age no relaxamento dos músculos, na formação dentes e ossos, e está no DNA e RNA.

5. Rico em vitamina B12:

A vitamina B12 presente no atum, é uma vitamina solúvel em água que é normalmente encontrada em peixes. Essa vitamina é uma das aliadas para pessoas que querem emagrecer de forma saudável.

6. Rico em selênio:

O selênio é um super mineral que é de suma importância para os seres humanos. Isso porque o selênio possui propriedades antivirais, antioxidantes, anticoagulante e anti-inflamatória. Além disso, o selênio é indicado aos idosos, pois ajuda a prevenir o envelhecimento precoce:

7. Rico em magnésio:

A quantidade significativa de magnésio presente no atum , faz dele um ótimo aliado para saúde dos tecidos, nervos, ossos e músculos, além de controlar os níveis de glicose no corpo.

8. Perda de peso e obesidade:

A obesidade é uma das condições mais preocupantes nos últimos tempos. Felizmente, ele é muito baixo em calorias e gorduras, mas carregado com nutrientes e o principal, proteínas.

Além disso, os ácidos graxos ômega-3 presentes no atum estimulam um hormônio de nome leptina, que equilibra a ingestão alimentar do corpo com o desejo interno de comer mais que o necessário.

9. Impulsiona a imunidade do corpo:

O atum possui boas quantidades de vitamina C, mangânes e zinco, todos considerados antioxidantes naturais. Os antioxidantes são um dos melhores mecanismos de defesa do corpo humano contra toxinas e radicais livres.

10. Previne câncer:

Conforme mencionamos anteriormente, o atum contem propriedades antioxidantes, graças ao selênio e a vários outros componentes nutricionais, tornando-o efetivo na prevenção de alguns tipos de câncer.

11. Combate Gripe e Resfriados:

Mencionamos também em um tópico acima, os benefícios da vitamina C, entretanto queremos dizer que, a vitamina C também é super eficaz no combate a gripe resfriados que podem surgir.

12. Combate doença renal:

O alto teor de sódio e potássio presentes no atum, ajuda a prevenir as doenças renais que possam com o passar do tempo. Além disso, quando seu corpo mantém o equilíbrio de fluidos entre sais e potássio, os rins podem funcionar corretamente.

13. Reduz a inflamação:

As propriedades anti-inflamatórias do atum, é essencial para melhorar todos os sistemas de órgãos do corpo humano. Além disso, essa mesmas propriedades são eficazes na prevenção da artrite.

o atum é um bom remédio natural para tratar a depressão
o atum é um bom remédio natural para tratar a depressão

14- Combate a depressão:

A ingestão regular de atum também é um bom remédio natural para tratar a depressão. Além disso, os achados de um estudo de pesquisa sugerem que o consumo de atum pode ser benéfico para a saúde mental das mulheres e também pode reduzir os níveis de depressão em mulheres.

Outros benefícios do atum para saúde: 

  1. Pobre em gorduras;
  2. Excelente para dietas;
  3. Melhora a cognição mental;
  4. Melhora o funcionamento do sague;
  5. Combate a Anemia;
  6. Combate a caspa;
  7. Melhora o aspecto da pele;
  8. Melhora a saúde dos dentes;
  9. Previne a osteoporose;
  10. Rico em cálcio.

Efeitos colaterais:

O Atum é um peixe saudável, mas dependendo de sua apresentação, fornece ao nosso corpo substâncias que não são totalmente benéficas. Ele também possui mercúrio, por isso as pessoas não devem consumir o peixe excessivamente.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

18 comentários

  • […] presente em grandes quantidades tanto em animais quanto em plantas marinhas, incluindo crustáceos, peixe branco de águas profundas e algas marinhas marrons, que absorvem Iodo da água do […]

  • […] Salmão e Atum; […]

  • […] ela pode trazer para saúde. Além disso, a Cistina é um aminoácido que é encontrado em ovos, peixes, produtos lácteos, nozes e soja. Brócolis, pimentão amarelo e vermelho, alho e cebola também […]

  • […] Atum […]

  • […] como salmão, atum e […]

  • […] Cenoura; Couve-flor; Pepino; Alho; Couve; Cebola; Tomate; Salmão; Sardinha; Camarão; Truta; Atum; Grãos; Arroz Integral; Aveia; Quinoa; Feijão verde; Feijão; Lentilhas; Queijo; Leite integral; […]

  • […] Abacate; Castanha do Pará; Cogumelos; Levedura de Cerveja; Algas; Soja; Água de Coco; Ostras; Atum; Couve; Tomate; […]

  • […] para combater a anemia, uma vez que contêm bastante ferro. Alguns dos Peixes mais populares como atum, salmão e frutos do mar, são ricos em ferro. As ostras do pacífico contêm 7,0 mg de ferro a […]

  • […] salmão, a cavala, o atum são ricos em proteínas, incluindo ácidos graxos bons (ácido ômega 3) e ácidos gordos mono […]

  • […] do nível de açúcar no sangue em pessoas com hipoglicemia. Alimentos ricos em vitamina B3 incluem Atum, salmão, carne de veado e peito de […]

  • […] lata de Atum, de preferência conservado em água […]

  • […] lata de Atum, de preferência conservado em água […]

  • […] lata de Atum, de preferência conservado em água […]

  • […] da tarde: 3 bolachas salgadas; 50 gramas de queijo fresco e 2 azeitonas. Jantar: 90 gramas de atum; 2 porções de alface; 1 tomate; 1/2 fatia de pão integral e 1/2 colher de maionese […]

  • […] de couve refogada com cebola, macarronada de atum ao molho pesto,utilizando macarrão integral, alho e berinjela mais […]

  • […] Atum; […]

  • […] de algo mais conveniente? O Atum enlatado é uma escolha perfeita. Uma lata de atum corresponde a 23% de sua recomendação de iodo, […]

  • […] contêm Vitamina D em pequenas quantidades, são eles, Peixe oleoso, como sardinha, cavala, atum, salmão e […]

Deixe um comentário