Os 27 Benefícios da Noz-Moscada Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 27 Benefícios da Noz-Moscada Para Saúde
4.7 (94.83%) 89 votes

Benefícios da Noz-Moscada são basteante variados. Além disso, a Noz-Moscada é um fruto de uma árvore chamada Moscadeira e é, normalmente, consumida como tempero. No entanto, é possível utilizá-la de muitas outras formas, entre elas em forma de chá. Rico em muitos nutrientes, essa bebida diferente pode fazer maravilhas ao organismo.Benefícios da Noz-Moscada - 27 Benefícios Para Saúde e Beleza!

A noz moscada é bem conhecida como um tempero exótico e responsável por dar um sabor todo especial à comida. O que pouca gente sabe, é que esse tempero pode se transformar em chá. É possível utilizar o chá de Noz Moscada para uma série de problemas físicos, levando a uma melhor qualidade de vida. Por isso, confira a seguir tudo o que a Noz-Moscada pode fazer por você e pela sua saúde.

Valor Nutricional da Noz-Moscada:

A Noz-Moscada possui em sua composição bastante variedades, apresentando uma média geral de: 9.0% de água; 6.5% de compostos nitrogenados; 33% de gorduras; 4.5% óleos essenciais; 27 % de amido; 14.5 % de extratos não nitrogenados; 3% de celulose e 2,5% de cinzas.

Confira Agora Alguns dos Principais Benefícios da Noz-Moscada Para Saúde:

Em decorrência de seus óleos essenciais, minerais e de compostos bioativos, estudos evidenciam os potenciais efeitos positivos de moscada sobre:

O sistema nervoso central, propiciando leve efeito sedativo e ansiolítico, principalmente em função dos compostos miristicina e elemicina que possuem atividades relacionadas com os neurotransmissores serotonina e dopamina.

Melhora da circulação sanguínea, uma vez que o eugenol apresenta propriedades que relaxam a musculatura, promovendo a vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo aos tecidos, levando assim mais nutrientes e oxigênio às células.

Confira Detalhadamente Os Benefícios da Noz-Moscada Para Saúde:

1- Ótimas Para Aliviar Cólicas:

O chá de nozes-moscadas pode ser útil para tratar problemas como as cólicas, constipações, diarreias e gases, pois atua favorecendo o bom funcionamento intestinal. Veja Também: Suco Detox de Abacaxi e Gengibre Para Aliviar Cólicas Menstruais

2- Ajuda a Tratar a Asma:

Por possuir propriedades anti-inflamatórias, as nozes-moscadas podem ajudar a tratar problemas respiratórios, tais como a asma, tosse, resfriado e congestão.

3- É Afrodisíaco:

Um outro ganho no uso deste fruto é o aumento da libido e do desejo sexual. Por isso Consumir o Chá de Nozes-Moscadas e essencial para aumentar o desejo sexual tanto masculino quanto o feminino.

4- Alivia a dor de dente:

Este Fruto possui uma substância chamada eugenol, que é utilizada no mercado dentário para tratar a dor de dente por promover o relaxamento da musculatura e estimular a circulação sanguínea, atuando também como um anti-inflamatório.Benefícios da Noz-Moscada - 27 Benefícios Para Saúde e Beleza!

5- Ajuda no tratamento de inflamações:

Além de auxiliar no tratamento de dores de dente, as nozes-moscadas pode ainda ser útil no combate a outros processos inflamatórios, como artrites, dores nas articulações e até cálculos renais.

6- Combate a Insônia:

A Noz-Moscada tem efeito calmante e pode ajudar a induzir o sono, melhorando os quadros de insônia.

Apesar de ser benéfica, vale lembrar que o uso excessivo pode ser perigoso, pois o efeito calmante pode levar a quadros alucinógenos e narcóticos em algumas pessoas, além de causar palpitações, náuseas e vômitos, episódios de convulsão, sudorese e coma.

7- Noz-moscada Ajuda no Emagrecimento:

Muito conhecida por auxiliar o processo de emagrecimento, a Noz-Moscada pode ajudar a perder alguns quilinhos quando acompanhada de uma dieta balanceada e atividade física, já que a mesma atua no sistema digestório, auxiliando na limpeza de toxinas.

8- Combate a Ansiedade:

Devido à sua atuação no sistema nervoso, a Noz-Moscada é um poderoso aliado para quem sofre com transtornos de ansiedade. Isso se deve principalmente ao fato de ele conter propriedades ansiolíticas que ajudam a acalmar o organismo de uma maneira geral, abrandando os sintomas de uma crise do tipo.

9- Possui Efeito Antioxidante:

A noz moscada também possui propriedades antioxidantes, o que significa que há uma captura dos radicais livres no organismo. O resultado disso é que existe menos depreciação das células e menos formação de vasos sanguíneos que podem levar a tumores. Com isso, reduz-se substancialmente o risco de câncer em geral.

10- Benefícios da Noz-Moscada Para Pele:

Noz-Moscada oferece inúmeros benefícios para a sua pele e, portanto, é uma grande aliado dos cuidados da pele. Uma esfoliação feita a partir desta especiaria é eficaz na limpeza de sua pele e remoção de sujeira e células mortas da pele. Isso ajuda a abrir os poros entupidos e, portanto, impede o crescimento de bactérias que causam acne.

11- Noz-Moscada Proporciona Alívio da Dor:

A noz-moscada possui propriedades anti-inflamatórios e analgésicas. Os antigos chineses utilizavam esta especiaria para o tratamento da dor e inflamação. O óleo de Noz-Moscada aplicado às áreas afetadas pode trazer imenso efeito calmante. Pode proporcionar alívio da artrite, feridas e também a dor nas articulações e nos músculos.Benefícios da Noz-Moscada - 27 Benefícios Para Saúde e Beleza!

12- Noz-Moscada Como Tônico Cerebral:

A noz-moscada pode estimular o seu cérebro e melhorar a sua concentração, melhorando a circulação sanguínea em seu corpo. Ela também é considerado um bom remédio para fadiga, depressão, ansiedade e estresse.

13- Benefício da Noz-Moscada Para o Fígado e os Rins:

O alimento que você come, estresse, poluição e vários outros fatores podem causar o acúmulo de toxinas em seu corpo, especialmente no fígado e rins. A Noz-moscada foi considerada eficaz em se livrar destas toxinas, limpando assim esses dois órgãos. A Noz-Moscada pode ser benéfica para a prevenção de doenças do fígado e pedras nos rins. Eles são consideradas útil na quebra de pedras nos rins.

14- Noz-Moscada Para Problemas Respiratórios:

O óleo extraído da Noz-Moscada pode ajudar no alívio de sintomas de resfriado e congestão. É também usado como um remédio para a asma. O óleo de Noz-Moscada  é um ingrediente importante em vários xaropes para a tosse. A sua ação anti-inflamatória reduz a inflamação nas vias respiratórias.

15- Noz-Moscada Para se Livrar do Mau Hálito:

O mau hálito é frequentemente causado por bactérias em sua boca. A Noz-Moscada tem efeitos antibacterianos que ajuda a se livrar dessas bactérias e, consequentemente, na prevenção de mau hálito (halitose).

É devido a esta propriedade que a Noz-Moscada é usada como um ingrediente importante em vários cremes dentais. Os efeitos antissépticos desta especiaria também são úteis na prevenção de infecções e problemas de gengiva.

16- Noz-Moscada Induz ao Sono:

Beber um copo de leite com pó de Noz-Moscada pode ajudar a induzir o sono. Este é um remédio pode ser muito eficaz para pessoas que têm insônia ou dificuldade em dormir. Confira Nosso Vídeo Abaixo e Saiba Mais Informações Sobre a Noz-Moscada:

17- Noz-Moscada Para Auxilia a Digestão:

A Noz-Moscada é um tempero maravilhoso que aumenta o apetite e também melhora a sua digestão. Também é útil para aliviar problemas digestivos, tais como distensão abdominal, flatulência, obstipação e diarreia. O óleo de Noz-Moscada é um bom remédio para dor de estômago.

18- Benefícios da Noz-Moscada Para as Crianças:

A Noz-Moscada é útil para crianças e ajuda a tratar criança com problemas abdominais, distensão abdominal, flatulência e constipação. Ela também ajuda a melhorar o seu sistema digestivo. Tem ação sedativa suave que relaxa os bebês e alivia qualquer dor abdominal.

19- Benefícios da Noz-Moscada Para o Coração:

As nozes-moscadas é altamente benéfica para melhorar a saúde do seu coração. Ele ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e também impulsiona o desempenho do seu coração. A Noz-Moscada é uma boa fonte de potássio, que ajuda a equilibrar os efeitos do sódio em seu corpo que, por sua vez, é benéfica na manutenção da pressão arterial normal.

20- Nozes-Moscadas Contém Propriedades Antioxidantes:

A Noz-Moscada contém antioxidantes que são capazes de destruir os radicais livres e prevenir o stress oxidativo prejudiciais causadas por eles. O efeito antioxidante é útil na prevenção do envelhecimento precoce e também na prevenção de diversos tipos de doenças como o câncer.

Então, Confira Outros Benefícios da Noz-Moscada Para Saúde:

  • Devido a compostos como a miristicina e elemicina, as nozes-moscadas atua no sistema nervoso central, proporcionando leve efeito sedativo e ansiolítico;
  • O eugenol, presente na composição da especiaria, apresenta propriedades que relaxam a musculatura, promovem a vasodilatação e a melhora da circulação sanguínea;
  • As nozes-moscadas mostrou atividade antioxidante, reduzindo a formação de novos vasos sanguíneos e inibindo o crescimento de células cancerígenas;
  • É fonte de minerais como o manganês e o cobre, que são usados pelo organismo como cofatores das atividades de enzimas antioxidantes;
  • Possui propriedades antibacterianas, agindo sobre a proliferação e produção de toxinas de determinadas bactérias. Por isto, as nozes-moscadas também é utilizada pela indústria na produção de sabonetes, pastas de dente e cosméticos.
  • Efeito detox: se utilizada como um tônico, as nozes-moscadas possui a capacidade de remover as toxinas do corpo, atuando no sistema digestório, promovendo a saúde do fígado e a dissolução de cálculos renais.
  • Ajuda na indigestão: quando utilizada em óleo, este ajuda na eliminação de gases, melhora das dores de estômago e interrupção de diarreia.

Vale lembrar que o consumo deste ingrediente deve ser regular, pois só assim os seus efeitos benéficos poderão ser observados. Além disso, podemos citar ainda sua função aromática, onde esta é polvilhada sobre refeições, garantindo mais sabor ao prato.

Contraindicações da Noz-Moscada:

Alguns cuidado com o uso deste fruto é que o consumo, em grandes quantidades, pode ocasionar efeitos adversos à saúde. Relatos de casos por intoxicação acidental com este fruto já foram descritos na literatura anteriormente e atribui-se como responsável por parte destes sintomas o composto denominado miristicina (que ocorre também em outros vegetais em quantidades variáveis) e o safrol, ambas pertencentes a uma família de substâncias com ação psicoativa.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *