Abiu – O que é, Benefícios e Como Usar

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Abiu – O que é, Benefícios e Como Usar
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Abiu – O que é, Benefícios e Como Usar que você precisa saber. Além disso, o Abiu conhecido cientificamente como Pouteria caimito ou Lucuma caimito, é uma planta que pertence à família das Sapotaceae. Conhecida popularmente como abieiro, é uma planta originária da região amazônica, próximo às encostas andinas do Peru e do oeste da Amazônia. Ele pode ser encontrado em estado silvestre por toda Amazônia e é cultivado em quase todo Brasil.

benefícios do abiu

Valor Nutricional do Abiu: 

O Abiu possui as vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5 e vitamina C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de fibras. A fruta contém propriedades adstringente, amarga, emoliente, tônica, desinfetante e nutriente. Então, confira os benefícios do abiu para saúde: 

Melhorar a Visão:

O Abiu é benéfica para melhorar a visão devido ao seu maior conteúdo de Vitamina A. Além disso, o Abiu também ajuda a prevenir vários distúrbios oculares.

Fortalece a Imunidade:

O Abiu contém grandes quantidades de vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade e a melhorar o mecanismo de defesa contra infecções e outros tipos de doenças.

Boa Fonte de Vitamina B3:

O Abiu é uma boa fonte de Niacina, que suporta a saúde da pele, sistema nervoso central e sistema digestivo. NAD (nicotinamida adenina dinucleótida) e NADP (nicotinamida adenina dinucleótido fosfato) as duas coenzimas, são derivados da vitamina B3 e são necessárias para o metabolismo da glicose e da gordura.

Combate ao Transtorno Respiratório:

O Abiu é uma excelente mucilaginisa que ajuda a aliviar a tosse, resfriados, bronquites e entre outros distúrbios pulmonares.

Boa Fonte de Fibra:

O fibra encontrada na Abiu pode ajudar na rotina de perda de peso. Além disso, a fibra pode facilmente otimizar um sistema de digestão e acabar com os problemas intestinais.

Auxiliar na Perda de Peso:

O Abiu contem grandes quantidades de fibra que são essenciais para a perda de peso. Além disso esta fibra ajuda na boa digestão fazendo com que a pessoa perca o excesso de gorda do corpo.

Previne o Câncer:

O Abiu contem enzimas que têm a capacidade de combater o câncer. Além disso, a Abiu possui acetogenina que é uma célula anti-cancerígenas.

Melhora a Digestão:

O fruta Abiu é rica em fibra que pode ajudar a facilitar o sistema digestivo, evitando a obstipação exposta. Além disso, o conteúdo dos benefícios da fibra também ajuda a nutrir os órgãos digestivos, como o estômago e o intestino.

Fonte de Vitamina C:

A Abiu possui grande propriedades de vitamina C, o que ajudará a aumentar a resistência, e a evitar que possamos contrair diversas doenças perigosas.

Fonte de Vitamina B-2:

A Vitamina B2 presente na Abiu é beneficia para combater a perda de memoria, pois a formação da bainha de mielina nesta vitamina reveste e protege as fibra nervosas, permitindo assim que os neurônios possam trocar mensagens entre si.

Combater Catarata:

A concentração de Vitamina B2 na Abiu é essencial para que as enzimas responsáveis pelo combate a catarata funcionem de maneira saudável, protegendo os olhos de possíveis problemas, como a catarata.

abiu

Como Usar o Abiu:

O Abiu é consumido quase sempre ao natural, mas pode ser conservada em até uma semana quando refrigerada. Como fruta seca, deve ser consumida quando estiver bem madura (com a casca toda amarela), do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios. O Abiu é consumido ao natural, mas também pode ser usado no preparo de sucos, doces, saladas de frutas, sorvetes e geleias.

Para tratar terçol recomenda-se usar de 1 a 2 gotas do chá em cada olho; para otites e otalgia, são utilizadas compressas mornas do chá; o látex do fruto é utilizado para combater vermes, prisão de ventre, herpes e verrugas. A decocção da casca do fruto trata disenteria e febre; já o óleo de suas sementes é utilizado para tratar inflamações em geral, principalmente no ouvido e na pele.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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