Início » Nutrientes » Selênio: o que é, fontes, benefícios e malefícios

Selênio: o que é, fontes, benefícios e malefícios

o que é o selênio?

O selênio é um mineral e o corpo precisa apenas de uma pequena quantidade dele. Pode ser encontrada naturalmente em alimentos ou como complemento. Além disso, o selênio é um mineral essencial que tem uma grande variedade de benefícios para a saúde.

Incluindo a sua capacidade de proteger contra certas doenças do coração, aumentar a resistência do sistema imunológico, maximizar a função da tireoide , reduzir a inflamação, prevenir o câncer, reduzir os sinais de envelhecimento prematuro, proteger contra anticorpos, aumentar saúde dos cabelos e equilibrar seus hormônios.

Selênio: o que é, fontes, benefícios e malefícios
o que é o selênio?

O que é o selênio?

O selênio é um produto químico orgânico que é derivado principalmente a partir de materiais do solo, água e plantas. Obviamente, os seres humanos adquirem, principalmente, através de várias fontes de plantas. É considerado um não-metal.

Embora seja tóxico em grandes quantidades, é necessário para certas funções celulares de animais e pessoas. Portanto, incluindo o material vegetal rico em selênio em sua dieta é muito importante para manter a saúde e bem-estar.

Na verdade, foi descoberta acidentalmente no início do século 19, como um precipitado desprendido no processo de câmara de chumbo que foi necessária para produzir ácido sulfúrico. Ele foi originalmente pensado para ser tóxicos e foi eliminado, mas quando foi queimado, exalava um odor diferente, semelhante ao odor pungente de rábano.

Eventualmente, ele foi reconhecido como um elemento independente, embora seja muito raro e difícil de encontrar em grandes quantidades.

Inicialmente pensado para ser altamente perigoso para os seres humanos, uma vez que os trabalhadores em fábricas expostas a ele muitas vezes ficou doente. Mais tarde, ele foi visto como um nutriente essencial em animais e, posteriormente, os seres humanos.

Fontes de selênio:

Algumas das melhores fontes de ingestão de selênio para os seres humanos são, principalmente, plantas e animais, incluindo cereais, nozes, cogumelos, carne, peixe e ovos. Também é encontrado em quantidades significativas nos rins dos animais, atum, caranguejos e lagostas.

A castanha do Brasil é a fonte mais rica que tem sido descoberto até agora, principalmente porque ela não requer selênio para a sua própria função, mas armazena grandes quantidades que podem ser absorvidos e utilizados por aqueles que comem.

Os benefícios do selênio para saúde estão ainda a ser estudada extensivamente, mas certas vantagens muito importantes já são bem conhecidos, e são explicadas em maior detalhe abaix.

Quais os benefícios do selênio para saúde?

1. Previne do câncer:

Como mencionado acima, foi encontrado para ser uma parte essencial de um número de processos celulares, e isto inclui a resposta do corpo a atividade cancerosa.

O câncer é uma das doenças mais mortais do planeta e permanece sem cura, por isso, todas as medidas preventivas que podem ser tomadas são sempre importantes.

Estudos têm demonstrado que uma ingestão normal de selênio pode resultar numa diminuição grave da formação de células cancerosas, em especial no que diz respeito ao câncer da próstata, colorretal e do pulmão.

2. Estimula o sistema imunitário:

Estudos têm mostrado que o selênio é importante na estimulação de anticorpos, que são elementos do sistema imunitário que podem ver e destruir corpos estranhos virais, bacterianas, fúngicas e protozoários que podem resultar em doenças e infecções.

O selênio ajuda a estimular esses anticorpos, particularmente depois de receber uma vacina para uma dessas doenças, tornando seu corpo resistente e experientes no combate.

3. Reduz inflamações:

Além de impulsionar o sistema imunológico, o selênio também protege seu corpo de desgaste e da sensação de sentir-se mais velho do que realmente é.

O selênio tem sido mostrado como um redutor oxidativo que muitas vezes ocorre em torno de articulações e ossos, manifestando-se como inflamação e várias condições inflamatórias, como a artrite reumatoide, gota, lúpus , eczema e fraqueza.

Ao reduzir a inflamação nessas dobradiças vitais do seu corpo, você pode permanecer ativo, saudável e por muitos anos livre de dor.

4. Trata complicações na tiroide:

Quando se trata de o sistema endócrino e a regulação dos hormônios no corpo, a glândula tireoide é um dos mais significativa e impactante. A pesquisa mostrou que o selênio é um componente essencial das funções da glândula tiroide, além de ajudar a regular a quantidade de hormona da tiróide que é produzido dentro do corpo.

O hormônio T3 é um dos produtos mais importantes da glândula tireoide e controla a taxa metabólica geral do seu corpo. Sem selênio, a hormona de T3 não pode ser produzido, o que pode ser catastrófico para uma ampla variedade de sistemas do seu corpo.

5. Combate o envelhecimento precoce:

Embora mencionamos que os radicais livres se referem ao crescimento canceroso no corpo, eles podem, na verdade, afetar todo o corpo em um número de maneiras terríveis.

Os radicais livres podem enfraquecer ou matar as células em cada sistema do órgão, de modo que o potencial antioxidante do selênio é vital para proteger a saúde em muito mais maneiras do que a prevenção do câncer.

Os radicais livres podem resultar em doenças do coração, problemas nos rins, problemas digestivos, síndrome metabólica, desequilíbrio hormonal e envelhecimento prematuro. O selênio atua como um antioxidante e estimula a criação de mais antioxidantes!

Selênio: o que é, fontes, benefícios e malefícios

6. Combate doença de kashin-beck:

Existe uma condição cardíaca particular, chamada doença de Kashin-Beck , que afeta uma ampla faixa da população em países que têm baixo teor de selênio. Isto é talvez o mais grave efeito perceptível de uma deficiência de selênio.

Ela é caracterizada pela morte de células de cartilagem e um retardamento de crescimento, muitas vezes, resultando em osteoartrite em idade jovem.

Os sintomas incluem dor nas articulações, rigidez, falta de flexibilidade e baixa amplitude de movimento, basicamente, minando aqueles com casos graves.A deficiência de selênio não é a única causa de Kashin-Beck, mas é certamente uma das principais causas.

7. Ajuda na saúde do coração:

O selênio funciona como um anticoagulante, o que reduz as possibilidades de formação de coágulos sanguíneos e que também é indicada para reduzir a quantidade de colesterol LDL que se acumula em placas nas artérias e vasos sanguíneos.

Essa placa pode levar a aterosclerose, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais. Por isso, o selênio é um impulsionador poderoso para a sua saúde global do coração por um número de razões.

8. Saúde do cabelo:

Embora a investigação ainda esteja em curso sobre esta condição, acredita-se que um bom teor de selênio pode reduzir a perda de cabelo e do couro cabeludo seco excessivo que resulta em caspa.

9.  Combate a cataratas:

A catarata contém apenas uma sexta parte do selênio que existe em um cristalino normal. O cristalino saudável precisa de números adequados de três enzimas antioxidantes: superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase.

A glutationa peroxidase do olho humano depende do selênio, o que sugere que uma deficiência de selênio acelera a progressão da catarata.

10. Tratamento da periodontite:

O selênio parece acelerar a cura do frágil tecido gengival com uma ação oposta aos radicais livres, que são extremamente prejudiciais.

11. Trata artrite reumatoide:

O selênio pode ser útil no tratamento de várias doenças autoimunes, especialmente o lúpus e a artrite reumatoide. Verificou-se que os pacientes que apresentavam artrite reumatoide tinham baixos níveis de selênio.

12. Saúde do fígado:

O selênio melhora o trabalho do fígado na eliminação de toxinas. Ajuda inclusive a eliminar metais pesados como mercúrio e cádmio que estão relacionados a doenças neurodegenerativas como Alzheimer.

13. Ajuda no ganho de massa muscular:

Como já dito, ele tem muito antioxidante, e isso ajuda nos radicais livres, o que são liberados após os treinos musculares e a resistência.Os músculos são beneficiados pelo selênio e quando ingerido, após o treino, a recuperação torna-se mais rápida.

Para Saber Mais Benefícios do Selênio Para Saúde confira este vídeo abaixo:

14. Perda de peso:

O emagrecimento vária do hormônio, isso acontece devido a glândula da tireoide, se a glândula tiver um bom funcionamento, o metabolismo funciona com mais rapidez. Até sem fazer exercícios e de repouso, o corpo queima calorias.

15. Trata declínio cognitivo:

A atividade antioxidante pode ajudar a reduzir o risco de declínio cognitivo ou mental, à medida que as pessoas envelhecem.

A evidência dos estudos é mista, no entanto, e os suplementos de selênio ainda não são prescritos para pessoas em risco de doenças como a doença de Alzheimer, embora possa ter um papel na prevenção que ainda está sob investigação 

Deficiência do selênio:

As causas mais comuns para a falta de selênio são as funções intestinais comprometidas,recente realização de cirurgias gastrointestinais,desordens intestinais e idade avançada.

Além disso, uma causa considerada principal é a dependência de alimentos cultivados em solo sem selênio suficiente. Isso acontece porque alimentos vegetais são as principais fontes de selênio na maioria dos países de todo o mundo.

Em solos como China e Rússia, que possuem quantidades baixas de selênio, há relatos frequentes de pessoas com carência do mineral, pois a maioria dos alimentos nessas áreas é cultivada e consumida localmente.

As áreas com mais índice de pessoas com carência de selênio são China, Coreia do Norte e leste da Sibéria.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

58 comentários

  • […] de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D, vitamina E e vitamina K, bem como fósforo, selênio, cálcio e zinco. Além disso, os ovos também possuem vários compostos orgânicos chave, como […]

  • […] de fibras, bem como contém uma boa variedade de vitaminas e minerais, incluindo ferro, cálcio, selênio e são uma boa fonte da maioria das nossas vitaminas B e vitamina […]

  • […] sardinhas contêm selênio, o que é útil para neutralizar os radicais livres e proteger os órgãos contra […]

  • […] combinados, o Selênio e a vitamina E contidos no pistache podem ajudar no tratamento e prevenção de espinhas. Os […]

  • […] vários outros tipos de peixe, a tilápia contém Selênio em […]

  • […] tem uma série de nutrientes saudáveis, como as Vitaminas do Complexo B, Ômega 3, além do selênio, iodo, cálcio, potássio, zinco e tantos outros. Então, confira Os 20 Benefícios do Camarão […]

  • […] semelhantes a gripe.  Também são uma boa fonte de ferro, magnésio, cálcio, zinco, potássio, selênio, Manganês, folatos, proteínas e fibras alimentares. Com alto teor de Vitamina K. Então, confira […]

  • […] em condições saudáveis. Além disso, estudos recentes demonstram que a boa concentração de Selênio na carne ajuda a reduzir o risco de […]

  • […] nutrientes necessários para manter a pele jovem. Isso se deve ao seu conteúdo de ácidos graxos, selênio e Vitamina A e E. A combinação desses nutrientes previne a formação de rugas e manchas na […]

  • […] contém cerca de 35,17 gramas de vitamina E. Eles contêm boas quantidades de cobre, manganês, selênio, magnésio e […]

  • […] quantidades de minerais como o cálcio , Cobre, ferro, magnésio , manganês, Fósforo, Potássio, Selênio e zinco. Então, confira Os 15 Benefícios das Folhas de Taro Para […]

  • […] estes incluem quantidades significativas de vitamina C, vitamina K, fibras, folatos, potássio, selênio, vitamina A, manganês, triptofano, vitamina B, e […]

  • […] O Espinafre é uma excelente fonte de vitamina K, vitamina A (na forma de carotenoides), manganês, folato, magnésio, ferro, cobre, vitamina B2, vitamina B6, vitamina E, cálcio, potássio e vitamina C. É uma boa fonte de fibra dietética, fósforo, vitamina B1, zinco, proteína e colina. Além disso, o Espinafre é uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, niacina, ácido pantotênico e selênio. […]

  • […] da Granola Para Aumentar a Energia Corporal: A Granola contém vitaminas além de minerais zinco, selênio, cromo, manganês, que fornecem ao organismo mais energia e vitalidade para as atividades do dia a […]

  • […] castanha-do-Pará e cogumelos (como o champinhom) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando […]

  • […] pelo menos 70% de cacau contém uma boa quantidade de fibras, manganês, fósforo, zinco e selênio. Todos eles essenciais para a sua dieta diária. Então, confira agora detalhadamente Os 30 […]

  • […] O suco de abacaxi aumenta o sistema imunológico devido à presença de Vitamina C, Vitamina A e Selênio. […]

  • […] E, Vitamina B1, Vitamina B3 e Vitamina PP. e os minerais como Cálcio, Magnésio, Ferro, Potássio, Selênio e pequenas quantidades de Selênio e Estrôncio. Confira agora Os 30 […]

  • […] altamente comprovado que o selênio é um grande aliado para combater Inflamações. A Sálvia possui um teor elevado de […]

  • […] integral contém nutrientes tais como a vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como o selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Também são ricos em carboidratos complexos e […]

  • […] vitaminas, minerais e proteínas essenciais. É uma rica fonte de Vitamina C e minerais como Selênio, Manganês, Potássio, Ferro e […]

  • […] acetato de geranilo, limoneno e eugenol. E enriquecida com magnésio, vitamina C, zinco, cobre, selênio, potássio, ferro, manganês e […]

  • […] niacina), C, E e betacaroteno, além de minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, selênio, magnésio e zinco. Agora confira Os 20 Benefícios da Moringa Para […]

  • […] quantidades abundantes de minerais como Cálcio, Ferro, Potássio, Magnésio, Selênio, Cobre e Manganês, que são fundamentais para cabelos saudáveis e ajuda no tratamento da […]

  • […] que em somente um ano existe uma quantia gigantesca de aminoácidos vitaminas a é b12 e d além de selênio ácido fólico e colina esse último essencial para regular as atividades do cérebro do coração […]

  • […] que ajudam seu corpo a eliminar toxinas. O alho também tem grandes quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do […]

  • […] alho também tem grandes quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do […]

  • […] que ajudam seu corpo a eliminar toxinas. O alho também tem grandes quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do […]

  • […] que ajudam seu corpo a eliminar toxinas. O alho também tem grandes quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do […]

  • […] complexo B e ácido graxo ômega 3. A aveia, por exemplo, tem altas doses de triptofano e ainda de selênio, que dá mais energia. Produtos à base de soja também são […]

  • […] de Bico contém Vitamina K, folato, Fósforo, Zinco, Cobre, Manganês, colina e Selênio. Além de ser uma excelente fonte de proteína e fibra vegana e sem glúten, o Grão de […]

  • […] biomassa de alga tem a presença de minerais como o Cromo, Potássio, Ferro, Fósforo, Zinco, Selênio e Magnésio, além de seu alto teor de ácidos graxos e ácido […]

  • […] saúde humana. Fonte de importantes nutrientes, como as vitaminas E e D, minerais Ferro, Potássio, Selênio, Iodo, Cálcio e Fósforo, gorduras saudáveis e proteínas magras, a anchova é assim uma […]

  • […] de Macadâmia contém antioxidantes, como polifenóis, aminoácidos, flavonas e selênio. É também uma boa fonte de carboidratos como sacarose, frutose, glicose, maltose e alguns […]

  • […] A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K e Potássio, Cálcio, Magnésio, Ferro, Zinco, Selênio, Manganês e Fósforo. Frutas azuis, em geral, são ricas em antioxidantes – antocianinas, […]

  • […] selênio é um micronutriente que atua como antioxidante, ele é muito útil para combater muitas […]

  • […] como vários outros tipos de peixe, a Tilápia contém uma abundância em selênio. Além disso, a Tilápia contém uma grande quantidade de antioxidantes que combatem câncer e […]

  • […] Cevada é rica em vitaminas A, B, C e K e possui minerais como cálcio, selênio, cobre, zinco, fósforo além de mais 20 aminoácidos que são essenciais para manter o bom […]

  • […] grandes quantidades de Selênio que possuem propriedades anti-inflamatórias. Ele fornece alívio à dor causada por condições […]

  • […] C, vitamina E, vitamina K, cálcio, cobre, ferro, magnésio, mangânes, fósforo, potássio, selênio e zinco.Confira mais detalhadamente os Benefícios da Bardana Para […]

  • […] vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina e alfa-tocoferol), minerais (manganês, magnésio, cobre, selênio, fósforo e […]

  • […] Elas são ricas em vitaminas A, C, B6, fósforo, folato de magnésio, potássio, cálcio, ferro e selênio. As uvas têm alto teor de nutrientes que garante uma vida saudável e ativa. Além de suas muitas […]

  • […] através dos alimentos para garantir o bom funcionamento do organismo. Assim como o zinco e o selênio, ele é conseguido por meio da alimentação, e quando consumido nas doses diárias recomendadas […]

  • […] Ter uma alimentação rica em tomates, espinafres, beterraba, laranja e castanha do pará, além de outras frutas, legumes e verduras, pois são riscos em componentes que auxiliam na regeneração da pele, como luteína, leucopenos, ácido carboxipirrolidônico, vitamina C, vitamina E e selênio. […]

  • […] oferece altos níveis de fibra dietética, cálcio, ferro, betacaroteno, niacina, manganês, zinco, selênio, vitamina B6 e […]

  • […] essenciais (A, B1, B2, B3, B6, B12, C e E), minerais (magnésio, ferro, cálcio, zinco, colina, selênio e potássio) e aminoácidos. Sim, você leu […]

  • […] para a saúde. Ele é a fonte mais rica de potássio, ferro, magnésio, cálcio, manganês e selênio. Esta erva também é uma fonte rica de vitaminas vitais, como vitaminas do complexo B, […]

  • […] A, B, Vitamina E e Vitamina K. Minerais como Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Ferro, Selênio, Sódio. Um copo de suco de manga contém cerca de 60% de sua necessidade diária de Vitamina C e […]

  • […] uma excelente fonte de vários nutrientes que combate a acne como vitaminas (C e B6), minerais, selênio, cobre, alicina, zinco (usado para controle de sebo) e outros fito-nutrientes. Ele luta contra […]

  • […] selênio protege a pele contra os radicais livres e danos causados pelo […]

  • […] contrário do arroz branco, é uma ótima fonte de muitos minerais, incluindo o Selênio. O Selênio é conhecido por reduzir o risco de numerosos problemas de […]

  • […] ácido pantotênico, folato e tiamina. ele também é rico em minerais como cobre, magnésio, selênio, proteína, zinco, cálcio, ferro, potássio e fósforo. Cerca de 450 calorias provêm de gorduras […]

  • […] C, vitamina E, vitamina K, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, selênio, sódio, […]

  • […] para saúde, tais como: vitamina b6, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cobre, manganés, selênio, magnésio, fósforo, cálcio, potássio, zinco, sódio, tiamina, niacina e […]

  • […] é composto de vitaminas (A, B1, B2, B6, C, E), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo), enzimas e compostos biologicamente ativos como a […]

  • […] nutrientes, tais como vitamina A, vitamina B12, vitamina D, Cálcio, hidratos de carbono, fósforo, selênio, magnésio, proteína, zinco e riboflavina. Estes são essenciais para o funcionamento geral e a […]

  • […] Selênio – 17,6% […]

  • […] Riboflavina, Folato, minerais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, mangânes, selênio e […]

Deixe um comentário