Gargarejo com Água Salgada – O que é, Como Fazer e Benefícios

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Gargarejo com Água Salgada – O que é, Como Fazer e Benefícios
4.7 (94.17%) 24 vote[s]

Gargarejo com Água Salgada – O que é, Como Fazer e Benefícios que você deve saber. Além disso, quem nunca experimentou uma dor absoluta na região do pescoço? Ao engolir comida, parece uma tortura, e parece que um pequeno roedor se arrastou até sua garganta e morreu lá, você sabe que tem dor de garganta. A única solução para este problema? Gargarejo com Água Salgada. Então, confira sobre Gargarejo com Água Salgada – O que é, Como Fazer e Benefícios:

Gargarejo de Água Salgada

O que é Gargarejo com Água Salgada?

O Gargarejo com Água Salgada é um remédio natural fácil e testado à tempo para tratar uma dor de garganta. Funciona devido o processo químico simples de osmose, em que o líquido se movimenta da forma concentrada para a forma diluída da solução. Este princípio permite que a água quente elimine os fluidos dos tecidos infectados na área da garganta. E isso alivia a dor de garganta. Tudo isso é bom, mas provavelmente você deve está confuso sobre como usar esse remédio milagroso. Veja como.

Como fazer Gargarejo com Água Salgada:

Adicione meia colher de chá de sal de mesa ou sal marinho em uma xícara de água morna e mexa até dissolver completamente. Verifique que não esteja quente o suficiente para queimar a boca.
Dê um grande gole de água salgada e segure-o em sua boca. Incline a cabeça para trás e olhe para cima.

Gargareje a água salgada em sua garganta por cerca de 30 segundos e cuspa. Repita este processo até terminar o copo inteiro. Gargareje com água salgada a cada 4 horas para aliviar a dor em sua garganta dolorida de forma eficaz.

Como funciona o Gargarejo com Água Salgada?

Para entender como funciona o Gargarejo com Água Salgada, você precisa entender o princípio da osmose. A osmose ocorre quando um solvente se move de uma área de maior concentração para uma área de menor concentração com objetivo de atingir o equilíbrio. Sua garganta fica dolorida quando as bactérias (ou vírus) decidem residir nela.

Como a água salgada é de maior concentração, o sódio passa através das membranas dos tecidos na garganta onde o líquido está em menor concentração. Este sódio cria um ambiente que não é hospitaleiro para as bactérias. Esta osmose também ajuda na liberação do líquido que se acumula devido a uma infecção e desidrata o ambiente das bactérias. Isso ajuda no alivio de algumas das dores.

Quais são os Benefícios de Gargarejar com Água Salgada?

Enxaguar a boca com água salgada fornece uma série de benefícios para a saúde. É um anti-inflamatório, antibacteriano e uma excelente medida preventiva para uma série de doenças bucais.

Gargarejo com Água Salgada Mantém o Nível de PH Natural:

A água salgada ajuda na neutralização dos ácidos na garganta produzidos pelas bactérias invasoras e ajuda no mantimento de um equilíbrio saudável de pH. Um equilíbrio de pH normal também ajuda na prosperidade das bactérias naturais em sua garganta e boca e evita que as bactérias indesejadas se acumulem e causem infecções.

Gargarejo com Água Salgada Limpa o Muco e Alivia a Congestão Nasal:

A coisa mais chata de estar gripado é o fleuma. O Gargarejo com Água Salgada quente ajuda na diluição deste acúmulo de muco no trato respiratório e na cavidade nasal, além da expulsão. Isso não só reduz a inflamação e alivia a dor em sua garganta, como também elimina as bactérias ou vírus que estão causando seus sintomas.

Gargarejo com Água Salgada Trata a Tosse Seca:

O Gargarejo com Água Salgada funciona tão bem no tratamento de uma tosse seca quanto de uma molhada, cheia de fleuma. Funciona como antitussivo, o que significa que ajuda na interrupção da tosse.

Gargarejo com Água Salgada Previne Infecções do Trato Respiratório Superior:

De acordo com um estudo realizado no Japão, fazer Gargarejo com Água Salgada quente três vezes por dia é uma maneira fácil e econômica de diminuir seu risco de desenvolver uma infecção do trato respiratório superior em 40%.

Gargarejo com Água Salgada Alivia a Amigdalite:

As amígdalas são dois pedaços de tecidos localizados na parte de trás da garganta. Estes pedaços podem inflamar-se devido a uma infecção bacteriana ou viral e provocar sintomas como dor de garganta, problemas na deglutição e um revestimento amarelo-branco nas amígdalas. O Gargarejo com Água Salgada quente pode aliviar a dor na garganta e aliviar alguns desses sintomas.

Gargarejo com Água Salgada Elimina o Mau Hálito:

Seja um mau hálito ocasional após consumir pão de alho ou um caso de mau hálito crônico (halitose), o Gargarejo com Água Salgada pode eliminar esse problema efetivamente. O Gargarejo com Água Salgada salgada pode neutralizar os ácidos em sua boca para restaurar seu nível de pH natural e liberar as bactérias orais – os dois maiores culpados de mau hálito.

Gargarejo com Água Salgada Trata a Dor de Garganta:

A dor de garganta pode ser causada por uma infecção bacteriana ou viral. O remédio natural mais eficiente para aliviar seus sintomas é o Gargarejo com Água Salgada. Conforme discutido acima, o Gargarejo com Água Salgada trabalha no princípio da osmose para tornar o ambiente da garganta inóspito para a bactéria / vírus e eliminá-las completamente.

Gargarejo com Água Salgada Hemorragias e Gengivas Inchadas:

O sangramento e gengivas inchadas são o primeiro sinal de doença de goma causada por uma infecção bacteriana. Enxaguar a boca com água salgada pode reduzir a inflamação e combater esta bactéria. Além disso, pode ajudar na liberação das bactérias de qualquer abscesso na boca que está causando a infecção.

Gargarejo com Água Salgada Trata a Placa dental e Impede a Gengivite:

A placa é um filme pegajoso de bactérias que se forma nos dentes e ao longo da linha da gengiva. Caso não seja tratada durante muito tempo, ele pode endurecer e formar o tártaro e eventualmente se transformar em gengivite.

A gengivite é caracterizada pelas gengivas inchadas e dolorosas e pode provocar doenças orais ainda mais graves e à perda de dentes. A melhor maneira de evitar que isso aconteça é gargarejar com água salgada quente algumas vezes por semana para remover regularmente a acumulação de placa nos dentes.

Gargarejo com Água Salgada Cura Úlceras:

As aftas são aquelas pequenas úlceras incômodas que aparecem na região da boca. Elas são sensíveis e dolorosas. As aftas podem ser causadas por uma infinidade de razões, como morder acidentalmente o interior de sua bochecha, sensibilidade a certos alimentos ou flutuações hormonais durante a menstruação. Enxaguar a boca com água salgada pode aliviar um pouco de dor e acelerar o processo de cura da ferida.

Gargarejo com Água Salgada Alivia dor de Dente:

Uma dor de dente geralmente é causada quando há uma acumulação de pus no centro do dente devido a uma infecção bacteriana. Se este for o caso, você precisará tomar antibióticos para tratamento da infecção. Mas para alivio da dor, você pode enxaguar a boca com água salgada a cada poucas horas.

Gargarejo com Água Salgada Protege o Esmalte dos Dentes:

A água salgada tem um mineral que não só pode interromper, como também reverter a degradação dentário! O flúor presente na água salgada evita a perda de minerais do esmalte dentário e ajuda no seu fortalecimento. Também neutraliza os ácidos em sua boca que atacam e enfraquecem o esmalte nos dentes. Portanto, um enxague com água salgada precisa ser incorporado em sua rotina dentária.

Gargarejo com Água Salgada Ajuda a Cicatrização de Feridas Gengivais:

Doenças orais como a gengivite causam o enfraquecimento das gengivas e também as torna mais suscetíveis às lesões. Um estudo realizado na Tailândia descobriu que enxaguar sua boca com água salgada ajuda na cicatrização rápida de qualquer ferida nos tecidos conjuntivos em suas gengivas e ajuda na sua restauração.

Gargarejo com Água Salgada Combate a Candidíase:

A candidíase é uma infecção fúngica que é causada quando o fungo Cândida inicia seu crescimento em sua boca, garganta ou esôfago. Isso pode levar a sintomas como manchas brancas em sua boca e garganta, uma sensação de algodão na boca e dor ao engolir. Você pode usar a propriedade antimicrobiana do sal enxaguando e gargarejando a água salgada para lutar não apenas com uma infestação de Cândida, como também qualquer infecção oral.

Gargarejo com Água Salgada Limpa a Boca:

Enxaguar a boca com água salgada neutraliza a acidez na boca e cria um ambiente alcalino que não é propício para o crescimento de bactérias e outros micróbios invasores. Assim, evita o desenvolvimento de qualquer infecção oral. Também ajuda na eliminação das pequenas partículas de alimentos presas entre os dentes que podem significar um desastre para sua saúde bucal. Além disso, o enxague em água salgada remove a acumulação branca em sua língua de forma eficaz.

Consumo de Muita Água Salgada Pode ser Prejudicial:

O Gargarejo com Água Salgada pode desidratar o revestimento da garganta e fazer com que machuque ainda mais.

Fazer Gargarejo com Água Salgada diariamente por um longo período pode suavizar o esmalte de seus dentes e gengivas devido ao seu conteúdo ácido. Então, limite apenas 2 ou 3 vezes por semana caso não tenha dor de garganta.

Cuspa a água salgada após gargarejar. O consumo de muita água salgada pode ser prejudicial, pois o consumo de excesso de sódio pode aumentar seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *