Gabiroba – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Gabiroba – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (94.29%) 14 vote[s]

Gabiroba – O que é, Benefícios e Como Usar de forma certa e sem prejudicar a sua saúde. Além disso, a Gabiroba é uma fruta onde possui muitos benefícios que auxiliam  na saúde do corpo em geral. Por isso, veja aqui quais os benefícios da gabiroba, e como usar a gabiroba no seu dia a dia.

O que é Gabiroba:

A Gabiroba e uma fruta produzida por uma árvore da família Myrtacae. O fruto também é conhecida por gabirobeira, araçá-congonha, gabiroba, guabirá, gabirova, goiaba-da-serra, gavirova, gabiroba-da-mata, guabirova, guabirobeira, guarirova, guariroba, guavira, guavirova, guaviroba e guariroba.

A árvore vive em clima tropical quente, com baixo índice pluviométrico e precisa estar sempre exposta ao sol. Ela não é exigente quanto ao solo e chega a crescer, inclusive, em terrenos pobres.

A Gabiroba é uma fruta arredondada, de pigmentação verde-amarelada. Ao se extrair as sementes do fruto, elas devem ser semeadas de imediato, caso contrário irão perder a capacidade de germinar.

Benefícios da Gabiroba:

A gabiroba é extremamente rica em carboidratos, proteínas, sais minerais, niacina e vitaminas C e do complexo B. A Gabiroba pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e sobremesas.

O consumo da fruta pode servir para tratamentos gastrointestinais, como diarreia e disenteria. A Gabiroba tem propriedades adstringente. Ela também pode ser usada para combater problemas como a gripe e no tratamento de cãibras e males do trato urinário.

A infusão das folhas de gabiroba, através de banhos de imersão, pode ser usada como um excelente relaxante muscular, ajudando a aliviar dores. A casca da árvore também pode servir para fazer um benéfico chá que auxiliará no tratamento de problemas como cistite e uretrite.Confira Outros Benefícios da Gabiroba Para Saúde:

  • Diminui o Colesterol;
  • Reduz de Peso;
  • Alivia Dor de Dente;
  • Combate Distúrbios Gastrointestinais;
  • Cura Hemorroidas;
  • Combate Disenteria;
  • Fortalece Sistema Imunológico;
  • Previne Infecções;
  • Ajuda na Saúde da Pele;
  • Rico em Vitamina C.

Usos da Gabiroba:

Enquanto as cascas e as folhas da gabiroba são fontes de propriedades medicinais, as frutas desta planta são repletas de princípios ativos que colaboram com a saúde do organismo, por isso é uma ótima opção consumi-las ainda “in natura”.

É tanto que esta opção é excelente para tratar diarreias e outras alterações do sistema digestivo. Além disso, a fruta também pode ser usada no preparo de sucos, geleias, doces etc.

Como Preparar o Chá de Gabiroba:

Esta receita leva 30 g de cascas e/ou folhas de gabiroba e meio litro de água filtrada. Antes de mais nada, é necessário ferver o líquido e só depois misturar com o ingrediente principal. É importante deixar o chá coberto e em infusão durante 10 minutos, para só depois consumi-lo. A dica é beber sem adição de açúcar ou qualquer outro adoçante e, no máximo, três vezes ao longo do dia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *