Doenças e Tratamentos

Esquizofrenia – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

esquizofrenia

A esquizofrenia é uma desordem cerebral crônica, grave e incapacitante, que afeta em torno de 1% da população as pessoas com disturbo podem escutar vozes e acreditar que outros estão lendo e controlando seus pensamentos ou conspirando para prejudicá-las.

Além disso, essas experiências são aterrorizantes e podem causar medo, recolhimento ou agitação extrema. Uma das doenças que atinge de forma muito intensa não só a pessoa, mas quem convive em volta dela, é a esquizofrenia, que muitas vezes é incompreendida e alvo de comentários maldosos.

esquizofrenia
esquizofrenia

No entanto, para entender melhor como lidar com uma pessoa que sofre da doença, quais são suas causas e como são feitos os tratamentos, primeiramente precisamos entender o que é este distúrbio.

O que é esquizofrenia?

A esquizofrenia é um distúrbio cerebral crônico que afeta menos de um por cento da população dos EUA. Quando a esquizofrenia está ativa, os sintomas podem incluir delírios, alucinações, problemas de pensamento e concentração e falta de motivação.

Quais são as causas?

A causa exata do distúrbio ainda é desconhecida, no entanto, sabe-se que o seu desenvolvimento é influenciado tanto pela genética, já que há maior risco dentro de uma mesma família, como por fatores ambientais, que podem incluir uso de drogas como a maconha, infecções virais, pais com idade avançada no momento da gravidez, desnutrição durante a gravidez, complicações no parto, experiências psicológicas negativas ou sofrer abuso físico ou sexual.

Quais são os sintomas?

As principais características da doença são: psicose, diminuição ou perda de características normais (reações normais), comprometimento cognitivo e distúrbio afetivo.

A principal manifestação da psicose nos esquizofrênicos é o delírio, seguido da alucinação (auditiva, gustatória, visual, etc). Comportamento caótico e pensamentos desorganizados / incoerentes também estão presentes (sintomas positivos).

O comprometimento cognitivo afeta a atenção, memória, linguagem e execução de tarefas, podendo afetar o desempenho escolar e profissional.Na ocasião de seus distúrbios negativos, o doente se fecha no seu próprio mundo e corta relações com o mundo exterior.

Qual é o diagnóstico da esquizofrenia?

Nos dias de hoje não há exames capazes de diagnosticar o distúrbio, porém há exames como tomografias, ressonância magnética, e exames de sangue que auxiliam no descarte de doenças cujo sintomas são parecidos.

Para poder identificar a doença é necessário que o paciente passe por consulta com um psiquiatra onde este responderá diversas perguntas, além disso é importante que os familiares estejam presentes para melhor diagnóstico.

Qual é o tratamentos da esquizofrenia?

Uma vez que a causa da Esquizofrenia ainda é desconhecida, os tratamentos atuais focalizam na eliminação dos sintomas da doença. Os tratamentos incluem medicamentos antipsicóticos e tratamento psicossocial.

Apesar disso, hoje em dia muitas pessoas com este distúrbio conseguem levar vidas construtivas em suas comunidades. Pesquisas estão desenvolvendo medicamentos mais eficientes e procurando entender as causas da Esquizofrenia para achar formas de prevenção e tratamento.

causas da esquizofrenia
causas da esquizofrenia

Como prevenir?

Após o diagnóstico, os sintomas podem ser prevenidos por meio do uso correto da medicação. O paciente deve tomar os medicamentos prescritos exatamente como o médico recomendou. Os sintomas retornarão caso a medicação seja interrompido.

É importante que o paciente sempre converse com o médico, principalmente se estiver pensando em mudar ou interromper o uso dos medicamentos. Fazer visitas regulares ao médico e ao terapeuta são medidas essenciais para se prevenir a recorrência dos sintomas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] A despersonalização ou desrealização ou “SP” é uma doença reconhecida pela psiquiatria e psicologia. A pessoa pode adquiri-la através de outros problemas como, depressão, transtorno bipolar e de personalidade, além de esquizofrenia. […]

Deixe um comentário