Dieta e Nutrição

10 benefícios do suco de calamansi para saúde!

beneficios do suco de calamansi

Os benefícios do suco de calamansi são surpreendentes, pois, é uma prática muito popular em certas partes da Ásia, devido à sua capacidade de desintoxicação no corpo, à disponibilidade da fruta de Calamansi e também seu sabor único. É derivado da fruta de calamansi, uma variedade extremamente ácida dos citrinos.

beneficios do suco de calamansi
benefícios do suco de calamansi

Cientificamente conhecida como Citrofortunella Microcarpa, a Calamansi é amplamente cultivada no Sudeste Asiático, particularmente nas Filipinas. Esta fruta azeda é rica em vitamina C e certos antioxidantes, como limoneno, bem como potássio, vitamina A e cálcio.

Embora o suco de calamansi seja incrivelmente azedo, muitas pessoas continuam consumindo regularmente devido aos seus muitos benefícios para saúde.

Benefícios do suco de calamansi para saúde:

1. Reduzir o colesterol:

Alguns estudos descobriram que o suco de calamansi pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol, o que é um passo importante para a perda de peso e para evitar a síndrome metabólica.

Também pode diminuir o risco de aterosclerose, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

2. Fortalecer o sistema imunológico:

Embalado com vitamina C e outros nutrientes benéficos, tem sido utilizado como impulsionador imunológico por diversas gerações.

Pois o suco de calamansi pode estimular a produção de glóbulos brancos e age contra os efeitos negativos dos radicais livres, graças às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas.

3. Contra o refluxo:

Apesar dos altos níveis de ácido cítrico e acidez, muitas pessoas bebem como uma substância calmante para o estômago.

Pode diminuir os níveis de inflamação, quando consumido com moderação, e pode também diminuir o risco de desenvolver úlceras e protegê-lo contra a refluxo ácido.

4. Produção de colágeno:

A vitamina C esta presente no suco de calamansi e é um elemento crucial na produção de colágeno, que é o composto necessário para criação de todos os tecidos, fibras musculares e células do corpo.

Pode gerar uma explosão de ácido ascórbico que aumentará a capacidade de crescimento do corpo, bem como reparar os danos causados por lesões, doenças ou cirurgias.

5. Contra diabetes:

Uma pesquisa foi feita sobre os efeitos moderadores do suco de calamansi sobre o açúcar no sangue.

Pode sim regular a liberação de glicose e insulina na corrente sanguínea, o que é uma excelente notícia para aqueles que sofrem de diabetes ou que correm o risco de desenvolver a doença.

6. Saúde respiratória:

Os níveis fortes de ácido cítrico ajuda a eliminar o fleuma e o muco, onde as infecções geralmente vivem e se propagam, além de facilitar a inflamação na garganta e nas vias respiratórias.

7. Para a pele:

Em toda a Ásia, as pessoas usam na pele, pois funciona como um agente de branqueamento natural.

Além de limpar a pele de manchas ou descoloração, também fornece antioxidantes que evitarão rugas e outros sinais de envelhecimento.

suco de calamansi
suco de calamansi

8. Para desintoxicação:

Conhecido por estimular a micção e liberar os rins, o suco de calamansi pode ser um poderoso agente desintoxicante, fortalecendo o funcionamento do fígado, rins e vesícula biliar auxiliando na eliminação do excesso de toxinas no organismo.

9. Para perda de peso:

O suco de calamansi é conhecido por seu impacto na perda de peso, pois tem a capacidade de não só impulsionar o metabolismo, mas também eliminar muitas toxinas do corpo que podem contribuir para o armazenamento de gordura.

Ao aumentar a velocidade metabólica, pode melhorar a queima de gordura passiva ao longo do dia, enquanto a desintoxicação do corpo ajudará todos os seus sistemas de órgãos a funcionar mais suavemente e adequadamente, auxiliando na queima de calorias.

Ao reduzir o armazenamento de gordura, você terá mais energia e menor formação de gordura adiposa. Muitas pessoas bebem um copo todas as manhãs para estimular o corpo a atingir seus objetivos de perda de peso.

Efeitos colaterais:

suco de calamansi tem muitos benefícios impressionantes para saúde, mas também pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo sofrimento gastrointestinal e um risco aumentado de problemas renais.

  1. Problemas de estômago: Enquanto muitas pessoas louvam por suas propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias, ainda é uma substância muito adstringente e potencialmente irritante para o estômago. Caso tenha um intestino sensível, modere o consumo para evitar refluxo ácido, diarreia, dor de estômago e cólicas.
  2. Saúde do Rim: Com um alto nível de vitamina C e a capacidade de estimular a micção, pode desintoxicar o corpo, mas para pessoas com problemas renais, os diuréticos podem levar a numerosas complicações e até mesmo a piorar o problema.

Então fale com seu médico primeiro.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário