Os 20 Benefícios do Óleo de Cártamo Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Os 20 Benefícios do Óleo de Cártamo Para Saúde
4.6 (91.43%) 7 votes

Os Benefícios do Óleo de Cártamo Para Saúde são diversos, pois possuem diversos nutrientes que são essenciais para a boa manutenção e funcionamento do corpo. Além disso, o Óleo de Cártamo é um óleo extraído das sementes da Carthamus tinctorius, uma planta repleta de boas propriedades, de origem asiática, muito semelhante ao açafrão.

Como é uma planta de cor marcante, variando entre um forte amarelo, vermelho e/ou laranja, antigamente, era muito utilizada para tingir tecidos e também corantes e aromatizantes de alimentos, e de alguns anos para cá vem sendo muito bem utilizada na culinária e na área de cuidados com a saúde e estética.

beneficios do oleo de cartamoO Óleo de Cártamo é um óleo extraído da semente do cártamo, uma planta mais encontrada em países do hemisfério norte. Esse óleo é rico em ômega 6 e ômega 9, importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares pois entram na composição do Colesterol bom, o HDL.

Esses compostos são também encontrados em grandes quantidades em outros óleos como o de soja, azeite, em peixes e frutos do mar. Então, confira Os 20 Benefícios do Óleo de Cártamo Para Saúde:

Óleo de Cártamo Contém um Antioxidante Natural:

Óleo de Cártamo é fonte de vitamina E, que é extremamente benéfica por ser um potente antioxidante, protegendo as células do corpo contra os radicais livres, tanto formados internamente pelo metabolismo celular, quanto externamente pela exposição aos raios UV, a poluentes, etc. Isso ajuda na saúde como um todo, combatendo o envelhecimento precoce e até mesmo protegendo contra diversas doenças.

Benefícios do Óleo de Cártamo Para Perda de Peso:

Talvez esse seja o benefício mais chamativo do Óleo de Cártamo, é curioso notar que ele não é comprovadamente um redutor de peso. Porém, sua alta incidência de ácidos graxos, essenciais para potencializar o metabolismo, são as melhores provas de que sua inclusão na dieta regular pode fazer enorme diferença. Para quem está interessado, ele pode fazer as vezes do azeite na salada, por exemplo.

Óleo de Cártamo Combate e Previne Câncer de Mama:

Alguns estudos Mostraram que o Óleo de Cártamo inibe a atividade do tumor do câncer de mama. Porém, há outras pesquisas que sugerem que uma dieta rica em ômega 6, substância que está presente em grandes quantidades no óleo, pode promover o desenvolvimento de câncer de mama.

Benefícios do Óleo de Cártamo Para o Sistema Imunológico:

O ácido linoleico é responsável pela produção de prostaglandina, um sinal químico responsável pelo reforço nos anticorpos. Como a prostaglandina não é produzida diretamente no corpo, ela necessita deste ácido para que seja sintetizado. E o Óleo de Cártamo é uma fonte rica de ácido linoleico, deixando o seu corpo muito mais resistente a doenças e infecções.

Benefícios do Óleo de Cártamo Para Diminuir a Gordura Abdominal:

Apesar de não ser comprovada como diminuidor de peso, o Óleo de Cártamo sem dúvida é um grande aliado para diminuir aquela suntuosa “barriguinha”. O uso constante do óleo ajuda no ganho de massa magra e na diminuição da chamada gordura abdominal, deixando o corpo não apenas mais esbelto, como também prevê diversas doenças, como veremos mais adiante.

Benefícios do Óleo de Cártamo Para Saúde do Cabelo:

O Óleo de Cártamo também é rico em ácido oleico, o que é muito benéfico para o couro cabeludo e cabelo. Esta vitamina aumenta a circulação no couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo e força nos folículos. Ele também pode ajudar a manter seu cabelo brilhante e vibrante, por isso é muitas vezes usado em aplicações cosméticas. No entanto, também faz a mesma coisa se consumidos como alimento.

Veja Também: 10 Maneiras de Usar o Mel Para Tratar Cabelos Secos

Benefícios do Óleo de Cártamo Para Potencializar a Atividade Física:

O ganho de massa magra é muito importante para quem realiza atividades físicas com frequência, pois isso significa músculos mais definidos, o que por consequência oferece maior resistência e potencializa seus exercícios, atingindo novos níveis de exercícios.

Benefícios do Óleo de Cártamo Para Saúde do Coração:

O Óleo de Cártamo tem sido demonstrado que têm um alto teor de ômega 6, que é um tipo benéfico do ácido graxo que nosso corpo precisa. É também conhecido como ácido linoleico. Este ácido pode ajudar o corpo a manter um equilíbrio saudável de Colesterol no corpo, o que diminui as possibilidades de desenvolvimento de aterosclerose, bem como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, que são muitas vezes o resultado dessa condição.

Benefício do Óleo de Cártamo Para Regular os Níveis de Açúcar:

O Óleo de Cártamo também é um excelente aliado para quem procura diminuir os níveis de glicemia no organismo. Seu uso constante torna o organismo mais sensível a insulina, o que não apenas previne a diabetes – ou ajuda no tratamento daqueles que já possuem –, como também é outro potencializador de atividades físicas.

Benefícios do Óleo de Cártamo Para TPM:

Para as mulheres que atravessam a menstruação, pode ser um momento doloroso e desconfortável. O ácido linoleico do Óleo de Cártamo regula as prostaglandinas no corpo, o que pode causar tais flutuações drásticas e sintomas hormonais durante a menstruação. Por conseguinte, o óleo de açafrão pode diminuir a gravidade dos sintomas de TPM e também pode regular os ciclos menstruais, assim como suplementos hormonais, sem os efeitos secundários perigosos.

Benefícios do Óleo de Cártamo Para Nivelar a Gordura Ruim:

A redução da gordura abdominal através do Óleo de Cártamo é mais do que estética. Sua diminuição se deve a queda do Colesterol LDL, que é o aspecto ruim da gordura, responsável por doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e até mesmo o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O uso constante do Óleo de Cártamo permite o aumento do Colesterol HDL, a “gordura boa”, responsável por proteger o coração e realizar a limpeza da gordura ruim.

Outros Benefícios do Óleo de Cártamo:

  • Auxilia no tratamento da doença de Crohn;
  • Promove o suor e baixa a febre;
  • Combate o Colesterol ruim;
  • É coadjuvante no tratamento de icterícia, reumatismo e artrite;
  • Possui ação analgésica;
  • Atua como anticoagulante;
  • Tem poder anti-inflamatório, diaforético, diurético e laxante;
  • Contribui para a redução dos triglicérides;
  • Auxilia na cicatrização;
  • Favorece a imunidade;
  • Repara queda de cabelo.

Efeitos Colaterais Óleo de Cártamo:

Quando não em conjunto com atividades físicas, o Óleo de Cártamo pode prejudicar a saúde da pessoa acumulando gordura nos órgãos, como no fígado, por exemplo.

oleo de cartamo beneficios

É essencial saber também como estão os níveis de ômega 3, 6 e 9 no seu organismo, pois essas substâncias em excesso podem causar efeitos opostos aos níveis aceitáveis, como reações inflamatórias. No produto, constam o ômega 6 e 9, portanto é bom balancear também o uso de ômega 3 em conjunto ao Óleo de Cártamo.

Dentre outras possíveis reações no organismo por conta do mau controle da quantidade de Óleo de Cártamo estão: aumento da glicose e insulina; aumento de resistência à insulina; aumento da peroxidação lipídica; diminuição de Colesterol bom em pessoas com hipertensão; entre outros correlacionados.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *