Os 20 Benefícios do Chá de Canela Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 20 Benefícios do Chá de Canela Para Saúde
4.8 (95.63%) 64 vote[s]

Os Benefícios do Chá de Canela são bem variados. Pois, o Chá de Canela possui propriedades terapêuticas que são de suma importância para o nosso corpo. Além disso, o inconfundível sabor do Chá de Canela benefícios traz a sensação de conforto e bem-estar. Fácil de fazer, é recomendado para qualquer momento e situação, pois, além de saboroso, resulta em diversos benefícios para a nossa saúde.Benefícios do chá de canela

Este poderoso chá é rico em vários nutrientes que são benéficos para o organismo, como o manganês, as fibras e o cálcio. Além de tudo, conta com eficientes antioxidantes que lutam contra os radicais livres, proporcionando incríveis benefícios para a saúde de todos os órgãos do corpo. Então, confira Os 20 Benefícios do Chá de Canela Para Saúde:

1. Benefício do Chá de Canela Para Reduzir Riscos de Diabetes:

O chá desta especiaria tem alta concentração de polifenóis, compostos naturais que controlam o açúcar no sangue, além de prover a sensação de saciedade. Ainda graças ao polifenóis, o Chá de Canela melhora as funções da insulina, reduzindo riscos de diabetes.

2- Benefício do Chá de Canela Para Melhorar a Circulação Sanguínea:

O Chá de Canela é capaz de melhorar a circulação do sangue. Sua ingestão auxiliará no funcionamento do fluxo sanguíneo, além de funcionar como um diluidor natural de sangue. Além disso, o Chá de Canela ajuda a proteger a saúde do coração lutando contra colesterol ruim.

3. Benefício do Chá de Canela no Combate ao Mal de Alzheimer:

Por possuir propriedades anti-inflamatórias, o Chá de Canela pode auxiliar na prevenção de Alzheimer, Crohn, osteoporose de diversas outras doenças relacionadas a quadros de inflamação.

4. Benefício do Chá de Canela Para Prevenir e Trata a Candidíase: 

As propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais do Chá de Canela são extremamente eficazes para combater inúmeros casos de infecção, como a candidíase. Veja Também: Remédio Natural Para Eliminar a Candidíase em 1 Hora

5. Benefício do Chá de Canela no Combate do Envelhecimento Precoce:

O Chá de Canela conta com poderosas propriedades antioxidantes essenciais para o pleno funcionamento do organismo. Sua ingestão cotidiana auxiliará na prevenção de envelhecimento precoce.

6. Benefício do Chá de Canela no Alivio de Dores Musculares:

A Canela contém sustâncias com atividade anti-inflamatória. Uma delas, o álcool de cinamilo, reduz a liberação de ácido araquidônico, molécula precursora das prostaglandinas, protagonistas dos processos inflamatórios do nosso organismo.

Já o eugenol, inibe a ação das prostaglandinas propriamente ditas. Uma vez que a dor muscular ocorre pela inflamação decorrente do esforço, a Canela pode ser um auxiliar no combate à ela e muito útil para praticantes de atividades físicas.Beneficios do cha de canela para saude

7. Benefício do Chá de Canela por Conter Antioxidantes:

A Canela possui uma das maiores concentrações de antioxidantes entre todos os temperos e ervas naturais que existem. Eles são importantes para a saúde pois lutam contra os radicais livres, reduzem o risco de doenças crônicas e combatem o envelhecimento precoce. Basicamente, os antioxidantes são fundamentais, pois são capazes de reparar danos celulares em todo o corpo, desde a pele até os órgãos internos.

8. Benefício do Chá de Canela no Combate do Colesterol e o Risco de Doenças Cardíacas:

Evidências mostram que esta especiaria poderosa ajuda a reduzir o colesterol ruim e o nível de triglicérides no organismo.

Além disso, a sua concentração significativa de manganês, ferro e cálcio ajuda a desenvolver os tecidos conjuntivos. Melhorando o funcionamento da tireoide, controla os níveis de açúcar no sangue e regula a síntese metabólica das gorduras e carboidratos.

9. Benefícios do Chá de Canela Para a Perder Peso:

O aumento dos níveis de açúcar no sangue pode levar ao armazenamento do excesso de glucose na forma de gordura. O Chá tem a capacidade de diminuir os níveis de glicose no sangue através da regulação dos níveis de insulina no corpo. O consumo deste Chá ajuda a acelerar o metabolismo, o que faz com que seu corpo queime mais calorias, ajudando assim na perda de peso. Veja Também: Receita Light de Couve-flor com Uva Para Perder Peso!

10. Beneficio do Chá de Canela no Combate as Cáries:

Ela se utilizou tradicionalmente para tratar dor de molares e para agir contra a má respiração. Os pequenos pedaços desta especiaria se pode mastigar, ou gargarejar com água da Canela que serve como bom inibidor de mau hálito.Os beneficios do Cha de canela

11. Benefícios da Canela no Combate Gripe:

Este Chá é um remédio caseiro muito útil para tempos frios comuns ou severos. Quando em mau estado respiratório a pessoa deve tomar uma colher de sopa de mel com 1/4 pó da especiaria por 3 dias. Este processo curará a tosse mais crônica e os sintomas. Veja Também: 

12. Benefícios da Canela Como Tônico do Cérebro:

Este chá impulsiona a atividade do cérebro e, portanto atua como bom tônico do cérebro. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão.

Também, os estudos mostraram que cheirar esta especiaria pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração.

13. Benefícios do Chá de Canela Para Tratar Infecções:

Devido a suas propriedades antibacterianas, antivírus, anti parasitas e anticépticas, é eficaz em infecções externas e internas. Este chá pode ser eficaz contra a candidíase, úlceras estomacais e principalmente piolhos.

14. Benefícios do Chá de Canela Por Facilitar Ciclos da Menstruais:

Este Chá também é útil para a saúde das mulheres enquanto que ajuda no abastecimento de alívio de remover o obstáculo menstrual e de outros mal-estares femininos. Confira Também nosso vídeo Para Saber Mais Sobre esta especiaria que tem vários benefícios para saúde do corpo humano.

15. Benefícios do Chá de Canela no Combate a Artrites:

A especiaria contém os compostos anti-inflamatórios que podem ser úteis na redução da dor e da inflamação associados a artrites.

16. Benefícios do Chá de Canela Como Tônico digestivo:

Esta especiaria deve ser acrescentada na maioria das receitas. À parte da adição de sabor à comida, ela também ajuda na digestão. Ela é muito eficaz para a indigestão, a náusea, vômitos, o mal-estar estomacal, a diarreia e a flatulência. É muito útil na eliminação do gás do estômago e dos intestinos. Também tira acidez, diarreia e náuseas matinais. Refere-se como tônico digestivo.

Este Chá também tem ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antioxidante, ela ainda estimula as defesas do corpo, tendo ação antiespasmódica, anestesia e probiótica. Por isso, o Chá desta especiaria é eficaz para melhorar a circulação, reduzir o colesterol, aumentar a resistência ao stress.Também é boa para secar o catarro, é rica em magnésio e controla a dor e a rigidez muscular. Então confira outros Benefícios da Canela Para Saúde:

  • Esta especiaria tem propriedades antibacterianas e anti-fungos, assim combate bactérias e fungos dos tipos nocivos. Também se mostra bastante eficaz contra candidíases e úlceras.
  • Tem propriedades anti-inflamatórias e age no processo de desinflamação de tecidos, entre outros.
  • É uma rica fonte de substâncias como manganês, ferro e cálcio.
  • Possui determinadas substâncias que combatem os radicais livres e isso contribui por exemplo, para prevenção do envelhecimento precoce e enfraquecimento dos fios de cabelo.
  • Ajuda em casos de diarreia, dores molares, resfriados simples e estimula a memória.
  • Possui benefícios para quem deseja emagrecer: Seu efeito termogênico promove o aumento da temperatura do corpo, assim, facilitando a queima das gorduras; Faz o estômago esvaziar de forma mais lenta, desse modo, a pessoa demora mais a sentir fome; Elimina a vontade de comer doces, devido ao seu sabor adocicado. Podendo ser usada inclusive para adoçar leite, café, sucos e vitaminas.

Contraindicações do Chá de Canela:

Apesar de trazer vários benefícios para a saúde, há algumas precauções e contraindicações que devem ser levadas em conta no que diz respeito ao consumo do chá.

Se o consumo for exagerado, esta especiaria pode ser tóxica para o organismo, por isso devemos ingeri-la de forma moderada. A recomendação é consumir no máximo 6g desta especiaria em pó por dia (aproximadamente uma colher de chá cheia).

Por precaução, o chá também deve ser evitado por mulheres grávidas, já que, em grandes quantidades, pode estimular contrações uterinas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *