Os 15 Benefícios da Taiúva Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 15 Benefícios da Taiúva Para Saúde
5 (100%) 2 vote[s]

Os Benefícios da Taiúva Para Saúde são diversos. Além disso, a Taiúva mesmo sendo originária do México, pode também ser encontrada no sudeste do Brasil, Bolívia Argentina e Paraguai. O nome Taiúva, vem do tupi guarani e significa “Fruta ou árvore do leite amarelo” visto que tanto os frutos ou o tronco e galhos feridos exsudam um látex amarelado. Também recebe o nome de Amora branca, Amora de espinho, Amora do mato, Amora amarela, Amora brava, Apé, Jataúba, Licorana, Tapiúba, Tajuba de espinho, Tajuva, Tatané, Tatajuba, Tatarema.

Valor Nutricional da Taiúva:

A Taiúva é uma excelente fonte de Vitamina C, Vitamina A, Vitamina E, vitaminas do complexo B, e como a Vitamina B6, Riboflavina, Niacina e Ácido Fólico. Além disso, a Taiúva é rica em muitos minerais, incluindo Ferro, Potássio, Manganês e Magnésio.

Taiúva tem sido um ingrediente importante na medicina chinesa antiga. Quase todas as partes da planta são consideradas como possuidoras de propriedades medicinais. Então, confira agora, Os 15 Benefícios da Taiúva Para Saúde:

1. Propriedades Cicatrizantes:

Existem importantes alimentos que desempenham função essencial no auxílio para cicatrizar os cortes e ferimentos, e os resultados são satisfatórios. E a Taiúva funciona como um cicatrizante natural.

2. Previne o Reumatismo:

O reumatismo não é uma doença única, mas sim um termo que engloba sintomas musculoesqueléticos de várias doenças diferentes.

Uma alimentação saudável, rica em frutas é fundamental não só para prevenir o reumatismo, como para desintoxicar o corpo de tudo aquilo que tem nos prejudicado e a Taiúva por seu efeito adstringente ajuda a tratar e prevenir o reumatismo.

3. Cura a Sífilis:

O látex exsudado do caule da Taiúva, ajuda no tratamento da Sífilis, que para tal, é necessário um fortalecimento do Sistema Imunológico, e a Taiúva ajuda a potencializar a saúde de um modo geral em virtude de seu efeito antioxidante.

4. Alivia Cólicas Menstruais:

As cólicas menstruais são complicações ocorrentes em todas as mulheres. Elas são intensas e os incômodos são bem notáveis. A Taiúva é indicada para aliviar este sintoma, portanto, faça uso do mesmo, caso este tipo de problema se desencadeie.

Além disso, devemos ressaltar que se as cólicas forem intensas, pode ser necessário procurar um médico para averiguação de outras possíveis complicações.

5. Previne a Anemia:

O tipo mais comum de Anemia que ocorre quando o corpo não recebe Ferro suficiente do alimento que você come.

A medicina tradicional chinesa recomenda beber suco de Taiúva para melhorar a circulação sanguínea e também para aliviar os sintomas associados com Anemia, tais como fadiga, cansaço, fraqueza e tonturas.

6. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

Saborear a Taiúva ajuda na conservação do equilíbrio, da memória e da coordenação motora de pessoas mais idosas. A Taiúva faz bem para o sistema nervoso e potencializa o funcionamento do Cérebro.

7. Regula a Pressão Sanguínea:

A Taiúva é fonte de resveratrol, um antioxidante flavonoide importante para a regulação da vasoconstrição das veias sanguíneas.

Taiúva reduz a ação do hormônio angiotensin, responsável pela elevação da pressão nos vasos, e potencializa a produção óxido nítrico, um hormônio que induz a vasodilatação.

8. Fortalece a Saúde dos Ossos:

Juntamente com o Ferro, a Taiúva possui elementos essenciais para a regeneração de tecido ósseo.

A Vitamina K e o Cálcio presentes na Taiúva devem ser consumidas regularmente, em especial por adultos e idosos para a prevenção de osteoporoses e do desgaste natural dos ossos que é provocado pelo envelhecimento.

9. Previne o Diabetes:

Os flavonoides presentes na Taiúva, provou ser benéfico e controla os nível de açúcar. Por isso, a Taiúva é benéfica para evitar a complicação de diabetes devido ao nível de açúcar no pico.

10. Auxilia no Tratamento da Diarreia:

A Taiúva  é conhecida por ajudar a fortalecer seu sistema digestivo. Tradicionalmente, a Taiúva tem sido usada para oferecer alívio para aqueles que sofrem de diarreia.

Outros Benefícios da Taiúva Para Saúde:

  • Propriedade antibacteriana;
  • Combate ao câncer
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Fonte de ferro;
  • Favorece a saúde da pele.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *