Benefícios dos Grãos e Cereais Alan Costa

30 benefícios da erva doce para saúde!

A erva doce é geralmente valorizada pelo seu sabor, conhecida muito por fazer chás e para diversos remédios naturais usadas desde os tempos antigos. É fácil de se tê-la pois ela pode ser cultivada em qualquer lugar e contribui com um ótimo sabor para os alimentos.

erva doce e seus beneficios

erva doce e seus beneficios

Valor nutricional:

É rica em Ferro, fósforo, cálcio, magnésio, Manganês, zinco e vitamina K presentes em seus valores nutricionais, a erva doce pode ajudar a construir e manter a estrutura e a saúde em geral.

Benefícios da erva doce para saúde:

1. Elimina os radicais livres indesejáveis:

Além, de ser usado para adicionar sabor, as sementes também são usadas por seus diversos benefícios a saúde, que são derivados dos seus antioxidantes. Estes antioxidantes são essenciais para reduzir as reações dos radicais livres indesejáveis no corpo.

2. Rica em fibra dietética:

As sementes de erva doce contêm uma boa quantidade de fibra dietética que é essencial para o corpo. O teor de fibra ajuda a melhorar a digestão no organismo, facilitando a quebra de moléculas alimentares que tornam as reações de energia possível.

3.  Previne contra o câncer:

As doenças cancerígenas devem ser tratados na fase certa para que o seu efeito possa ser controlado ou eliminado no futuro. Isto é possível pela capacidade antioxidante das sementes de erva doce.

4.  Trata doenças neurológicas:

Outro efeito da prevenção das reações de radicais livres pelas sementes de erva doce: doenças neurológicas são prestativamente mantidas à distância.

5. Absorve do colesterol:

A absorção do colesterol nas artérias é impedida pela ação da ligação das fibras com os sais biliares. A fibra presente nas sementes de erva doce diminuem a reabsorção do colesterol, evitando assim quaisquer doenças relacionadas com o coração.

6. Trata doenças digestivas:

Um número de compostos voláteis de óleo, como mirceno, fenchone, chavicol e cineol, estão presentes nestas sementes que auxiliam na reações digestivas, carminativas e antioxidantes no corpo.

7. Glóbulos vermelhos:

A produção de glóbulos vermelhos é reforçada pelo consumo de sementes de erva doce. O cobre, que é exigido pelo organismo para a produção de células vermelhas do sangue, está presente nessas sementes.

8. Ajuda no crescimento e desenvolvimento do corpo:

O zinco, encontrado nas sementes de erva doce, promovem o crescimento e desenvolvimento regular.

9. Frequência cardíaca e pressão arterial:

Hoje em dia, quando as pessoas enfrentam tensões no seu dia-a-dia, é muito importante manter a pressão arterial e manter a frequência cardíaca equilibrada. As sementes de erva doce ajudam muito nesse processo. O teor de Potássio ajuda na manutenção da pressão sanguínea e, consequentemente, a frequência cardíaca é também mantida.

erva doce beneficios

erva doce beneficios

10. Rico em nutrientes:

O suco de erva doce é uma bebida extremamente nutritiva. Ela contém Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, E e betacaroteno. É uma rica fonte de minerais, como o magnésio,  Ferro, cobalto, Potássio, fósforo, sódio, silício e zinco. Ele também fornece níveis elevados antioxidantes, carotenoides e flavonoides. Ele contém anetol, um fitonutriente que fornece um forte aroma. Os níveis elevados de antioxidantes neutralizam os radicais livres no organismo, prevenindo danos celulares.

11. Auxilia na digestão:

O suco de erva doce tem um efeito calmante sobre o intestino. As propriedades antiespasmódicas do suco pode reduzir as cólicas intestinais, inchaço e flatulência. Os óleos essenciais presentes no sumo da vestimulam a secreção de suco digestivo, reduzindo a inflamação do estômago.

12. Combate a anemia:

A alta concentração de Ferro e histamina no suco de erva doce faz com que seja um bom remédio natural para a anemia. O consumo regular aumenta a produção de hemoglobina no organismo, revertendo anemia. Isso também evita a formação de coágulos sanguíneos no corpo.

13. Bom para saúde dos olhos:

Contém vários nutrientes essenciais, o que ajuda a melhorar a visão. Os antioxidantes e aminoácidos do sumo de erva doce rejuvenesce os olhos, evitando a degeneração macular. Quando aplicado no olho, pode reduzir a irritação e fadiga. Os flavonoides presentes no suco de erva doce são muito úteis na prevenção do estresse oxidativo, o que ajuda a prevenir a degeneração macular.

14. Diurético natural:

As propriedades diuréticas do chá de erva doce ajuda a remover a substância tóxica do corpo através da micção frequente. Isto ajuda a reduzir a inflamação que causa reumatismo e inchaço. Isso também evita a formação de pedras nos rins.

15. Pós-Menopausa:

Contém fito-estrogênio, um produto químico que possui estrutura semelhante ao hormônio estrogênio. Assim, o suco de erva doce é muito útil para mulheres que sofrem de menopausa e problemas pré-menstruais.

16. Saúde mental:

Acredita-se que ele libera endorfinas na corrente sanguínea, que aliviam a depressão associada a certas doenças e cria um clima de euforia. O Potássio no suco de erva doce aumenta a função cerebral e as habilidades cognitivas do cérebro. Em adição a isto, o sumo também é um vasodilatador, o que aumenta o fornecimento de oxigênio para o cérebro e atrasa o aparecimento de demência.

erva doce

erva doce

17. Como um aperitivo:

O óleo essencial de erva doce é um aperitivo. Ele ajuda a aumentar a apetite. Então, se você acha que não está sentindo fome quando necessário, você deve consumir-lo.

18. Antisséptico:

O óleo essencial de erva doce contém muitos produtos químicos, que apresentam características antissépticas e bactericidas. O óleo ajuda evitar que as feridas se transformem em séptico. O óleo previne o tétano e outras infecções pós-cirúrgicas também.

19. Antiespasmódico:

Os espasmos são contrações violentas e involuntárias dos órgãos, do trato respiratório, intestinos, músculos e nervos. Ela pode levar a tosse crônica, dor aguda e inflamação. Os casos graves de espasmos pode levar a desmaios e até mesmo a morte. O óleo essencial de erva doce é um agente antiespasmódico ativo, que relaxa os intestinos, músculos e nervos. Ele oferece alívio imediato aos espasmos.

20. É um agente carminativo:

O óleo essencial de erva doce é um agente carminativo ativo. Ela ajuda na liberação de gás a partir dos intestinos e proporciona alívio de problemas de estômago como dor, agitação, azia e indigestão. Também inibe a formação de gás e ajuda a tratar a flatulência excessiva.

21. Trata inflamação:

O bulbo da erva doce apresenta propriedades anti-inflamatórias fortes. Se você tiver alguma inflamação interna ou externa, o bulbo de erva doce cura ambas condições. Este alimento mágico contém anetol. O anetol serve como um flavonoide anti-inflamatório muito forte. Ele cura facilmente a inflamação causada em humanos sem causar quaisquer efeitos colaterais.

22. Combate acidez:

Ele é usado para tratar problema da acidez no duodeno. Isto faz com que os intestinos fiquem ativos e facilita o processo de absorção. Assim, as toxinas se separam de minerais úteis. As toxinas separadas são facilmente levadas para fora do corpo. Assim, o nível de pH normal é restaurado, o que resulta no alívio da acidez.

23. Aumenta a imunidade:

É altamente rica em Vitamina C. Por isso, a sua ingestão regular fortalece o sistema imunológico. Ele mantém o corpo livre de pequenas infecções naturalmente. Também aumenta a capacidade de lutar contra infecções graves. Assim quando alguma infecção entra no corpo, os glóbulos brancos envolvem todas as bactérias e vírus causadores de doenças e destrói-as.

24. Tratar distúrbios respiratórios:

É uma fonte rica de cineol. O cineol é um agente ativo que potencialmente limpa os bloqueios nasais. Assim, é uma benção para pessoas que sofrem de congestionamento, asma e bronquite. O cineol limpa e controla a formação e acumulação de muco na passagem nasal e do peito. Assim, facilita a respiração.

25. Melhora a concentração:

O potássio é um componente ativo de nervos cranianos. É também um composto ativo que mantém o equilíbrio eletrolítico do cérebro. Além disso, o Potássio é também um carregador de memória. Em suma, a semente de erva doce assegura um bom funcionamento do cérebro humano através da regulação dos níveis de Potássio. Ele aguça a memória e melhora o foco e concentração.

26. Auxilia na resistência:

A erva doce é um símbolo da resistência e longevidade. Os gregos antigos acreditavas que elas aumentavam a sua força.

27. Regula a alterações hormonais:

Pode regular a alterações hormonais no corpo humano. Seus benefícios analgésicos funcionam como uma benção para controlar e curar a dor menstrual em mulheres.

28. Diminui as dores musculares:

Por ter um efeito de relaxante muscular, o chá de erva doce pode ser usado como forma de combater dores musculares, como dores nas cosas ou causadas por esforço físico elevado, por exemplo.

Então, confira neste vídeo abaixo os outro benefícios da erva doce:

29. Previne a anemia:

A deficiência do  Ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns e a principal causa da anemia. A erva doce e rica em Vitamina C, e ajudam a maximizar a capacidade do organismo na absorção de  Ferro.

30. Diminuir a ansiedade:

Por ter um efeito calmante, ela diminui a sensação de ansiedade, inclusive durante crises mais severas. Administrar o chá nesses momentos pode provocar uma sensação de calma, relaxamento e atenuação dos sintomas.

ATENÇÃO: Como vimos, o consumo da erva doce é considerado seguro para todos. No entanto, cabe o bom senso de consultar um médico ou profissional de saúde para obter informações mais precisas.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.