Os 30 Benefícios da Semente de Girassol Para Saúde

Tudo Sobre os Principais Benefícios da Semente de Girassol Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Benefícios da semente de girassol para saúde que todos precisam conhecer. Além disso, as sementes de girassol herbácea pertencente à família Asteraceae. O nome botânico da planta é Helianthus annuus e o beneficio da semente de girassol mais comum é prevenir células cancerígenas.

benefícios da semente de girassol para saúdeA planta é nativa da região da América do Norte e seus principais produtores são a Rússia, a China, os EUA e a Argentina. O bonito girassol produz sementes cônicas de cinza a branco com uma superfície lisa. Cada cabeça de girassol contém centenas de sementes comestíveis.

Conteúdo do Artigo:

Valor Nutricional da Semente de Girassol:

Essas sementes crocantes são uma excelente fonte de nutrientes que beneficiam a saúde, como vitamina A, vitamina E e vitamina B6, Ácido Fólico e Niacina. Uma dose de 100 gramas contém cerca de 35,17 gramas de vitamina E. Eles contêm boas quantidades de cobre, manganês, selênio, magnésio e fósforo.

Ele vem embalado com ácidos graxos essenciais, como ácido gordo poliinsaturado, ácido linoleico e ácido oleico. A semente de girassol também é uma boa fonte de proteína e aminoácidos que são essenciais para o crescimento.

Calorias: 100 gramas deste alimento de alta energia fornecem 584 calorias. Assim, as sementes devem ser apreciadas com moderação devido ao seu elevado teor calórico. Confira agora detalhadamente os benefícios da semente de girassol para saúde:

1. Semente de Girassol é Rica em Gorduras Saudáveis:

As sementes de girassol têm um teor de óleo extremamente alto, tornando-as uma das principais fontes de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas. Ambas as gorduras são excelentes para a saúde geral.

2. Semente de Girassol é um Excelente Anti-inflamatório:

As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, um antioxidante solúvel em gorduras. A vitamina E neutraliza os efeitos dos radicais livres, evitando danos nas estruturas e moléculas contendo gordura. As propriedades anti-inflamatórias reduzem os sintomas de asma, osteoartrite e artrite reumatoide.

Veja também: Receita Caseira de Anti-inflamatório Natural.

3. Beneficio da Semente de Girassol Para Reduzir o Risco de Câncer:

As sementes de girassol melhoram a resposta imune, diminuindo assim o risco de certos tipos de câncer. A vitamina E e o alto teor de fibras em sementes de girassol reduzem a possibilidade de câncer de cólon.

O selênio das sementes induz o reparo e síntese do DNA de células danificadas, inibindo a proliferação de células cancerígenas. Também induz a sequência de autodestruição para eliminar as células anormais.

4. Benefícios da Semente de Girassol Para Prevenir Doenças Cardiovasculares:

os benefícios das sementes de girassol para saúde

As sementes de girassol também podem prevenir a ocorrência de doenças cardiovasculares. Estudos têm demonstrado que as pessoas que consomem uma boa quantidade de vitamina E estão em um risco muito menor de morrer devido a ataque cardíaco.

As sementes de girassol reduzem os níveis de colesterol no sangue. A vitamina E também evita que os radicais livres oxidem o colesterol. O colesterol oxidado adere aos vasos sanguíneos e inicia o processo de aterosclerose, que pode bloquear as artérias, levando a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

5. Beneficio da Semente de Girassol Para a Saúde Nervosa:

As sementes de girassol são conhecidas por aliviar os nervos e aliviar o estresse e a enxaqueca. O magnésio em sementes de girassol contrabalança o cálcio, regulando o tônus ​​nervoso e muscular.

Previne que o cálcio se apresente na célula nervosa e ative-o. Isso ajuda a manter o nervo relaxado. Uma deficiência de magnésio faz com que as células nervosas se tornem hiperativas, enviando muitas mensagens e causando contração excessiva.

6. Semente de Girassol Ajuda a Manter Ossos Fortes:

As sementes de girassol contêm minerais ósseos saudáveis ​​como cálcio, cobre e magnésio, que impedem a perda de densidade mineral óssea. Eles também contêm vitamina E, o que facilita a dor artrítica. O cobre encontrado nas sementes ajuda na ligação cruzada de colágeno e elastina, o que proporciona força e flexibilidade nas articulações e nos ossos.

7. Benefícios da Semente de Girassol Para Saúde da Pele:

O consumo regular de sementes de girassol irá adicionar um brilho à pele. Combate os raios UV e mantém a pele jovem e bonita. O cobre nas sementes é necessário para produzir melanina, o pigmento que dá à pele a sua cor.

Os nutrientes presentes nas sementes de girassol previnem cicatrizes e aparência de rugas e linhas finas. Os ácidos graxos essenciais como o ácido palmítico, oleico e linoleico incentivam a formação de colágeno e elástico, tornando a pele macia e suave.

8. Semente de Girassol é Uma Excelente Fonte de Antioxidantes:

As sementes de girassol são ricas em antioxidantes, como o selênio e a vitamina E. Estes antioxidantes previnem ou limitam o dano oxidativo às células, protegendo-o de doenças crônicas como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

9. Semente de Girassol Possui o Delicioso Sabor a Nozes:

As sementes de girassol têm um sabor crocante e noz que os torna deliciosos. Inclua-os em sua dieta diária de granola, saladas e batatas fritas. Você também pode adicioná-los ao iogurte, arroz, macarrão, sanduíches ou misturá-lo na massa de pão.

Veja também: Receita Caseira Para Reduzir o Estresse Rapidamente

10. Benefícios da Semente de Girassol Para Combater o Estresse: 

As sementes de girassol contêm quantidades abundantes de magnésio que acalmam os nervos e aliviam o estresse e as enxaquecas, relaxando a mente. As sementes também contêm triptofano e colina que ajudam no combate à ansiedade e à depressão. A colina melhora a função do cérebro e aumenta a memória.

11. Semente de Girassol Combate os Radicais Livres:

As sementes de girassol são embaladas com vitamina E (tocoferol). É um antioxidante solúvel em gordura que neutraliza os radicais livres causadores de câncer e impede que eles prejudiquem células cerebrais, membranas celulares e colesterol. Também ajuda a manter a circulação sanguínea e a produção de glóbulos vermelhos (RBCs).

12. Benefícios da Semente de Girassol Para Promover Formação Celular: 

O girassol é uma boa fonte de Ácido Fólico (folatos). A vitamina é essencial para a produção de novo DNA, que é necessário para a formação de novas células.

Os folatos constituem uma parte importante da dieta das mulheres grávidas, pois promove a formação saudável de tubo neural, peso adequado ao nascimento e desenvolvimento adequado do rosto, coração, coluna e cérebro dos bebês. Assim, as sementes de girassol, os brotos e o óleo são considerados altamente benéficos para as mulheres grávidas.

13. Semente de Girassol Ajuda a Controlar a Pressão Arterial Elevada:

beneficio da semente de girassol

As sementes de girassol e os brotos podem dar um impulso à sua capacidade antioxidante, uma vez que eles têm quantidades ricas de vitamina E. Esta vitamina funciona em conjunto com vitamina C e selênio para reduzir a pressão arterial elevada.

14. Beneficio da Semente de Girassol Para Congestionamento do Tórax:

As sementes de girassol são um remédio natural para aliviar o congestionamento do peito. Essas sementes têm a capacidade de estimular a depuração dos pulmões. Este expectorante natural atua como uma medida preventiva contra infecções respiratórias inferiores para impedir a invasão de agentes patogênicos.

15. Benefícios da Semente de Girassol Para Prevenir a Osteoporose:

As sementes de girassol são a melhor fonte vegetariana de proteínas. A proteína ajuda na reparação do tecido muscular e ajuda em várias funções enzimáticas do corpo. A proteína também é essencial para o desenvolvimento ósseo e, portanto, previne a osteoporose.

Isso ajuda no desenvolvimento adequado da matriz óssea e também suporta a força óssea, toda a sua vida. Elas podem ser uma boa alternativa às proteínas de carne, carne bovina ou de porco para vegetarianos rigorosos.

16. Semente de Girassol Reduz o Risco de Infecção em Bebês:

As sementes de girassol reduzem o risco de infecção em bebês e previne distúrbios como partos prematuros e baixo peso ao nascer. Os bebês prematuros correm maior risco de infecção devido aos órgãos e à pele subdesenvolvidos que atuam como barreira protetora.

17. Semente de Girassol Possui Propriedades Anti-Câncer:

As sementes de girassol contêm uma boa quantidade de selênio comprovado para combater o câncer. O selênio aumenta o reparo do DNA e previne a multiplicação das células cancerígenas. Este mineral proporciona proteção contra câncer de pele, bexiga, cólon e próstata.

O óleo de girassol também é rico em carotenoides que ajudam no controle de danos celulares e, assim, evitam o risco de desenvolver câncer de pulmão, útero e pele.

Veja também: Os 10 Sintomas de Câncer de Mama que Você Deve Observar

18. Beneficio da Semente de Girassol Para Prevenir Artrite:

Preocupado com a artrite? Mude para o óleo de girassol para reduzir os sintomas da artrite. O óleo de girassol mostrou resultados conclusivos para curar e prevenir artrite reumatoide.

19. Benefícios da Semente de Girassol Para Prevenir Asma:

O óleo desta semente ajuda a prevenir a asma e sintomas relacionados como nariz entupido, resfriado e tosse.

20. Semente de Girassol Promove um Sistema Digestivo Saudável:

O óleo da semente é uma rica fonte de vitaminas B. Essas vitaminas são essenciais para um sistema digestivo saudável e produção de energia.

21. Beneficio da Semente de Girassol Para Tratar Catarata:

O óleo da semente é rico em carotenoides e ajuda na prevenção de catarata. O óleo também é uma boa fonte de vitamina A que promove a saúde ocular. Tente incluir outros alimentos ricos em vitamina A também.

semente de girassol para saúde

22. Sementes de Girassol Mantém o Sistema Imunológico Saudável:

O zinco é outro nutriente essencial exigido pelo corpo. O óleo desta semente contém boas quantidades de zinco e ajuda a manter um sistema imunológico saudável. O zinco também é útil na cicatrização de feridas e para manter o sentido do cheiro e o sabor.

23. Semente de Girassol é Uma Excelente Fonte de Tiamina:

As sementes de girassol contêm tiamina (vitamina B1). Estimula catalisadores celulares ou enzimas para reações químicas, e é requerido pelo corpo para obter energia de alimentos.
Os girassóis também são uma boa fonte de cobre que ajuda na produção de energia no nível celular.

24. Beneficio da Semente de Girassol Para Pele:

As sementes de girassol também contêm cobre, o que é vital para manter a pele saudável. O cobre é utilizado pelo nosso corpo para produzir melanina, o pigmento que é responsável por dar a sua pele a sua cor. As partículas minuciosas deste pigmento de proteína protegem sua pele contra danos por radiação ultravioleta.

25. Benefícios da Semente de Girassol Para Combater o Envelhecimento Precoce:

As sementes de girassol contêm certos nutrientes que contribuem para a saúde e vitalidade da pele. A vitamina E é uma daquelas que ajudam na prevenção da pele de danos nos radicais livres, bem como danos causados ​​pelo sol.

Também evita cicatrizes e aparência de rugas. As sementes também contêm beta-caroteno, o que torna sua pele menos sensível ao sol. Os vários outros antioxidantes em sementes de girassol protegem sua pele de danos ambientais, evitando sinais de envelhecimento.

26. Semente de Girassol Estimula o Crescimento do Cabelo:

O zinco contido na semente promove o crescimento do cabelo. No entanto, o excesso de consumo de zinco pode levar à perda de cabelo. A vitamina E também estimula o crescimento do cabelo aumentando a circulação sanguínea para o couro cabeludo. Também deve ser consumido com moderação, já que muito pode causar perda de cabelo.

27. Beneficio da Semente de Girassol Para Prevenir Perda de Cabelo: 

As sementes de girassol também contêm vitamina B6 (piridoxina) que não é apenas crucial para a absorção de zinco, mas também possui propriedades de prevenção de perda de cabelo. Essas propriedades podem ser atribuídas à capacidade da vitamina B6 para aumentar o fornecimento de oxigênio ao couro cabeludo.

Veja também: Os 7 Tratamentos Naturais Para Perda de Cabelo

28. Benefícios da Semente de Girassol Para Hidratar o   Cabelo:

O óleo destas sementes é um hidratante natural barato para o cabelo. Contém ácidos graxos ômega 6 que ajudam a prevenir o ressecamento.

29. Semente de Girassol Ajuda a Prevenir Cabelos Brancos: 

Os girassóis são uma boa fonte de cobre. Este mineral é responsável por transmitir cor ao seu cabelo, e sua deficiência é uma das principais causas de cabelo cinza . A presença rica de cobre em girassóis ajuda a manter a cor e o brilho dos cabelos.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios da Semente de Girassol Para Saúde:

Óleo de Girassol:

As sementes de girassol são geralmente empregadas para extrair o óleo comestível. Este óleo é um dos óleos mais populares do mundo. Os principais produtores comerciais de sementes de girassol são a Federação Russa, França, China, Espanha e Argentina. O óleo é usado principalmente para fins de culinária.

Armazenamento:

As sementes estão disponíveis ao longo do ano no mercado local e na mercearia. Eles são vendidos descascados ou desossados. Eles estão disponíveis em recipientes pré-embalados e caixas em massa. Ao comprar sementes desossadas, certifique-se de que elas não estão quebradas ou sujas.

As sementes devem ser firmes e não têm uma textura macia. As sementes de girassol são melhor armazenadas em um recipiente hermético ou geladeira, pois são bastante propensas a ranço. A temperatura fria não afetará sua textura ou sabor.

Como Usar:

sementes de girassol para saúde

Aqui estão algumas idéias rápidas de como as sementes de girassol podem ser saboreadas:

  • As sementes torradas e salgadas geralmente são apreciadas como um lanche saudável. Eles também são usados ​​como uma guarnição para as saladas e massas.
  • Adicione sementes de girassol aos seus pratos salgados ou salada de frango, atum e peru. Polvilhe alguns na tigela de cereais quentes e frios. Isso aumentará seu valor nutritivo.
  • As sementes são adicionadas em bolos, muffins e doces. A farinha feita a partir das sementes é usada na Alemanha para fazer pão escuro chamado sonnenblumenbrot.
  • Adicione sementes de girassol aos seus ovos mexidos para dar uma textura crocante e gosto disso. Você também pode usar sementes de girassol moídas para remover a carne.
  • A manteiga de girassol, mais conhecida como Sunbutter, é a melhor alternativa para as manteigas de amendoim e leite.

Efeitos Colaterais:

A alergia às sementes de girassol é bastante rara, mas algumas pessoas podem sofrer reações como espirros, gastrite, vômitos e comichão nos olhos.

As sementes de girassol contêm uma quantidade escassa de oxalatos ou purinas. Assim, as pessoas que sofrem de transtornos renais devem evitar comer sementes de girassol.
Não coma as conchas das sementes de girassol, pois pode perfurar o trato digestivo, levando a distúrbios do estômago.

Essas sementes de girassol nozes e crocantes podem se tornar uma parte popular da sua dieta. Existem infinitas possibilidades para usá-los e, assim, desfrutar dos benefícios surpreendentes que eles oferecem. No entanto, se você notar problemas de saúde ao consumi-los, é bom discutir com seu médico. Sinta-se à vontade para compartilhar seus comentários conosco, se houver.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *