Início » Benefícios dos Grãos e Cereais » Castanha do pará Combate inflamações: veja 25 benefícios

Castanha do pará Combate inflamações: veja 25 benefícios

beneficios da castanha do para

Os benefícios da castanha do pará que são incríveis, pois, é muito nutritiva e proporciona diversos benefícios para a saúde, atuando na prevenção e no tratamento de algumas doenças. Dessas sementes ainda pode ser extraído um óleo, utilizado na produção de tintas e cosméticos.

Também conhecidas em outros países como castanhas do Brasil, a castanha do pará são as sementes da castanheira do Pará. Além disso, uma árvore típica da floresta Amazônica, que pode alcançar até 60 metros de atura. Além de saborosa, essa castanha é um alimento que proporciona muitos benefícios para a saúde.

Castanha do pará Combate inflamações: veja 25 benefícios
benefícios da castanha do pará

Propriedades nutricionais:

A castanha do pará é a principal fonte alimentar de Selênio, 100 g das mesmas possuem 13,2 g desse mineral, o que representa uma quantidade maior do que nossa necessidade diária.

As sementes ainda contêm quantidades significativas de Magnésio, fósforo, manganês, vitaminas do complexo B (especialmente a tiamina), zinco, vitamina E, fibras e uma boa quantidade de minerais como, cálcio, potássio e ferro.

Benefícios da castanha do pará para saúde:

1. Auxilia nos processos digestivos:

O consumo regular dessas sementes promove a digestão eficiente através da liberação imediata de sucos digestivos no estômago e no intestino delgado, promovendo a estimulação do fluxo da bile e da vesícula biliar e a regulação da evacuação.

2. Combate a insônia:

A Xeronina presente na castanha do pará age sobre a regeneração celular da glândula pineal e promove a adequada liberação de Serotonina, precursora do hormônio Melatonina, que tem ação reguladora do sono.

3. Promove a saúde do sistema nervoso:

O consumo regular dessas sementes ajuda a aliviar dores após cirurgias e parto. Além disso, estudos têm demonstrado que a castanha do pará ativa os receptores de serotonina no cérebro auxiliando na saúde do sistema nervoso. A Serotonina ajuda na regulação do sono, no tratamento da enxaqueca e da depressão, além de ajuda a aliviar os sintomas da doença de Alzheimer.

4. Fornece disposição para o corpo:

Se você tem o hábito de se exercitar/treinar para perder peso, deve tomar o cuidado de não treinar em jejum. Além disso, por outro, fazer uma refeição completa antes dos exercícios não é recomendado. O ideal é buscar por alimentos como essas sementes que possui uma digestão leve e fornece energia e disposição ao corpo.

5. Promove a saúde da pele:

Por ser rica em Vitamina A e Vitamina E que aumentam a produção de Colágeno, essas sementes proporcionam uma pele lisa e firme. Além disso, aplique o óleo dessa castanha do pará antes de ir para a cama para adicionar brilho e maciez para sua pele.

6. Auxilia no crescimento muscular:

Para o crescimento e reparação do tecido muscular é fundamental a ingestão de alimentos que sejam fontes de Proteínas. Além disso, levando-se em conta a quantidade diária de Proteínas recomendada para um homem adulto que é 59g, essas sementes já ajudam a cumprir uma boa parte dessa meta (um copo dessas castanhas fornece cerca de 19 g de proteínas).

7. Promove a saúde do coração:

Outro beneficio incrível dessas sementes é a sua capacidade comprovada de que apenas uma Castanha dessa é capaz de eliminar todos os riscos de infarto e AVC. Além disso, ainda ajuda a reduzir os níveis de Colesterol, triglicérides e baixar a pressão arterial, o que auxilia na saúde do coração.

8. Combate inflamações:

As propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas da castanha do parápode ser útil para o tratamento da Acne e inflamação da pele. Além disso, o zinco nesta oleaginosas reduz a vermelhidão da pele e promove a produção de Colágeno. Ele libera as toxinas do corpo, impedindo até o desenvolvimento da Acne.

9. Previne diabetes:

Por ser rica em Magnésio, essas castanhas ajuda a diminuir o risco de desenvolver Diabetes Tipo 2. Além disso, baixando os níveis dos picos de açúcar no sangue. O Magnésio atua no Metabolismo da glicose, baixando os níveis de açúcar no sangue.

10. Promove a saúde do cabelo:

Essas sementes são o tratamento mais fácil e menos caro para tornar o cabelo saudável e brilhante. Além disso, elas contém grandes quantidades de ácidos graxos Ômega-3, que estimulam a produção de sebo no couro cabeludo, condicionando o cabelo naturalmente.

11. Auxilia na prevenção do mal de alzheimer:

Muitos pesquisadores já atribuíram uma relação entre a quantidade de Selênio no organismo e o estresse oxidativo, para os casos de CCL. Além disso, uma condição que antecipa, por exemplo, a ocorrência do mal de Alzheimer. Por ser rica em Selênio, essas sementes auxiliam na prevenção dessa doença.

12. Combate as células cancerígenas:

Existe uma enzima do sistema de defesa antioxidante do nosso organismo chamada glutationa peroxidase, que precisa do Selênio para desempenhar suas funções. Como já falamos, essas sementes são ricas nesse mineral que por suas ações antioxidantes, auxiliam no combate das células cancerígenas.

13. Auxilia no processo de emagrecimento:

A incorporação dessas castanhas na dieta ajuda no processo de emagrecimento. Além disso, pode parecer contraditório, mas não é só o seu conteúdo de fibras e proteínas que promovem uma sensação de saciedade, mas também as suas gorduras boas.

Castanha do pará Combate inflamações: veja 25 benefícios
castanha do pará

14. Promove a saúde dos ossos:

Os benefícios dessas castanhas também refletem na saúde dos ossos. Além disso, os minerais Magnésio e fósforo, encontrados em quantidades significativas nessas sementes, são importantes para o processo de construção óssea.

15. Previne o desenvolvimento de doenças degenerativas:

Uma pesquisa realizada demonstrou que a ingestão diária dessas castanhas ajuda a preservar o cérebro de danos oxidativos relacionados com a idade, como o desenvolvimento de doenças degenerativas.

16. Promove a saúde da pele:

A castanha do pará é muito útil para hidratar e aliviar a secura da pele. Além disso, ela contém nutrientes como zinco. Além disso, vitamina E e ácidos graxos Ômega-3 que tratam a secura da pele e flancos, evitando Eczema e Psoríase.

17. Fortalece o sistema imunológico:

Por ser rica em zinco, mineral responsável pela manutenção do Sistema Imunológico e que também contribui para o bom funcionamento dos glóbulos brancos. Além disso, essas castanhas auxiliam no fortalecimento do Sistema Imunológico.

18. Combate a depressão:

Essas sementes também são ricas em triptofano, o aminoácido precursor da Serotonina que regula os hormônios. Além disso, contém Vitamina B6 e Magnésio, que auxilia no processo do prazer e do bem-estar, auxiliando no combate da depressão.

Outros benefícios da castanha do pará para saúde:

  • Evita cãibras, dores e espasmos musculares devido a presença do Magnésio;
  • Adia o aparecimento de Rugas pelas ações antioxidantes do Selênio e Vitamina E presentes;
  • Além disso, combate a fadiga e cansaço extremo pela ação das vitaminas do complexo B;
  • A castanha do pará eleva a absorção da Vitamina A, D e K no organismo essas vitaminas
  • Além disso, contém boas quantidades de ácidos graxos, poli e monoinsaturados.
  • As gorduras e o Selênio das castanhas também são importantes para a síntese da testosterona, hormônio que promove o aumento da massa muscular.
  • Além disso, ajuda a reduzir os níveis de Colesterol, triglicérides e baixar a pressão arterial.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

12 comentários

  • […] Veja Também: Os 25 Benefícios da Castanha do Pará Para Saúde […]

  • […] Veja Também: Os 25 Benefícios da Castanha do Pará Para Saúde […]

  • […] Castanha do pará; […]

  • […] alguns ingredientes da granola possam ser mais calóricos, como as castanhas, a energia que elas trazem ao organismo e os Benefícios da Granola  no trato intestinal, […]

  • […] metros de altura, tronco com ramos grossos, normalmente tortuosos, de casca áspera e rugosa de cor castanha […]

  • […] de saciedade, é laxante, diurética e melhora o metabolismo, mas até aí não há nada que outras castanhas não possam fazer por você. A castanha do pará, por exemplo, tem as mesmas propriedades. O […]

  • […] Feijão; Lentilha; Salmão; Carne; Ovo; Cebola Roxa; Batata Doce; Abacate; Castanha do Pará; Cogumelos; Levedura de Cerveja; Algas; Soja; Água de Coco; Ostras; Atum; Couve; Tomate; […]

  • […] copo de (200ml) de Água de Coco batida com ½ banana, gotas de Limão, 2 castanha-do-pará, 1 folha de […]

  • […] que possui a consistência dura e é classificada como uma fruta oleaginosa da mesma família da castanha do Pará, nozes e […]

  • […] que possui a consistência dura e é classificada como uma fruta oleaginosa da mesma família da castanha do Pará, nozes e […]

  • […] uma alimentação rica em tomates, espinafres, beterraba, laranja e castanha do pará, além de outras frutas, legumes e verduras, pois são riscos em componentes que auxiliam na […]

  • […] 1 Castanha do Pará; […]

Deixe um comentário