Os 30 Benefícios do Centeio Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Os 30 Benefícios do Centeio Para Saúde
4.6 (92.5%) 16 vote[s]

Benefícios do Centeio para saúde geral do corpo! Além disso, os benefícios do Centeio são inúmeros para a saúde. Tanto que esse produto alternativo de padaria recentemente ganhou muita atenção positiva de médicos e nutricionistas.

Devido à natureza dos grãos inteiros, ele é naturalmente rico em fibras e uma ótima fonte de Magnésio, Ferro e Zinco. No Ryvita, usamos farinha dele integral para tornar a nossa estaladiço que significa que capturar lotes deste bondade natural em cada mordida.

Centeio

Ele é inferior ao trigo, mas contém umidade, proteína, substâncias extrativas nitrogenadas, extrato etéreo, matéria extrativa não nitrogenada, celulose, resíduo mineral e amido. Sua palha serve para empalhamento de cadeiras, chapéus, capas de garrafa, enchimento de colchões, amarrilhos para usos agrícolas, etc.

Ele tem um número surpreendente de benefícios para a saúde. Tanto que esse produto alternativo de padaria recentemente ganhou muita atenção positiva de médicos e nutricionistas.

Conteúdo do Artigo:

Valor Nutricional do Centeio:

Todos os benefícios para saúde são o resultado dos nutrientes, minerais, vitaminas e compostos orgânicos que podem ser encontrados dentro de Centeio.

Alguns destes componentes principais incluem o Manganês, Cobre, Magnésio, Fósforo, vitaminas do complexo B, fibra dietética e compostos antioxidantes fenólicos.

1. Benefícios do Centeio Para Prevenir Ataque Cardíaco:

Um estudo descobriu que as mulheres que comiam duas a três porções de produtos de grãos inteiros diariamente eram 30 por cento menos propensas a ter um ataque cardíaco ou morrer de doença cardíaca em comparação com as mulheres que comiam menos de uma porção por semana.

2. Centeio Previne a Asma Infantil:

De acordo com vários estudos, a ingestão de grãos inteiros, como grão de Centeio, previne o risco de asma infantil. O estudo também indica o potencial deste grão inteiro em frustrar a hiper responsividade brônquica.

3. Benefício do Centeio Para Controlar o Peso:

As pessoas que comem muitos grãos integrais são mais propensas a manter seu peso sob controle e menos propensas a ganhar peso ao longo do tempo do que aquelas que comem grãos refinados.

4. Benefícios do Centeio Para Controlar os Níveis de Colesterol:

Este grão é uma boa fonte de fibras. A ingestão de alimentos ricos em fibras é essencial para manter os níveis de colesterol sob controle. Desta forma, este cereal ajuda a manter várias doenças cardiovasculares desencadeadas por níveis elevados de colesterol afastada.

5. Benefício do Centeio em Gorduras Saudáveis:

Os ácidos graxos insaturados encontrados no Centeio podem melhorar os níveis de colesterol no sangue e diminuir o risco de doença cardíaca. A gordura poliinsaturada também pode ajudar a diminuir o risco de diabetes tipo 2, evitar batimentos cardíacos irregulares e diminuir a pressão arterial, enquanto a gordura monoinsaturada pode ajudar a regular o seu açúcar no sangue

6. Centeio Melhora a Digestão:

A impressionante composição e densidade da fibra dietética no Centeio tornam perfeito para alguém que sofre de constipação ou outros bloqueios das entranhas. Pode reduzir o excesso de gás , aliviar a dor estomacal e cãibras, e prevenir condições mais graves, como úlceras, cálculos biliares ou mesmo câncer de cólon.

7. Benefícios do  Centeio Para Proteger o Cólon:

A fibra no Centeio liga-se com as toxinas no cólon e libera os ingredientes nocivos para fora do corpo humano. Desta forma, ele protege as células do cólon do ataque de câncer. Os antioxidantes – fenólicos – também ajudam na eliminação dos radicais livres que de outra forma causam estresse oxidativo e desencadeia câncer. Assim, o Centeio pode ser usado para manter o câncer afastado.

8. Centeio Beneficia Mulheres na Menopausa:

Ele é uma fonte rica de lignina, que é conhecida por possuir propriedades fitoestrogênicas. Isso permite que este cereal alivie a síndrome da menopausa. A lignina, um fitonutriente presente nele, protege as mulheres menopáusicas de câncer de mama, bem como vários distúrbios cardiovasculares, incluindo a aterosclerose.

Veja Também: Menopausa – O que é, Sintomas e Tratamentos!

9. Benefícios do Centeio Para Aumentar o Desempenho Metabólico:

Pesquisas realizadas mostraram que o Centeio pode resultar na redução dos genes, particularmente prejudiciais, como os que podem causar insulina ou outros genes crônicos. Em comparação com outros grãos na mesma família, parece ser o melhor para otimizar o desempenho metabólico de nossas células, mesmo nos estágios iniciais do desenvolvimento de genes.

10. Benefício do Centeio Produz Sensação de Saciedade:

Os grãos inteiros demoram mais para digerir e têm um efeito mais saciante. Isso também pode ajudar a manter sua saciedade sob controle. Experimente quinoa com ele ou proteína para obter a máxima plenitude.

12. Centeio é Bom Para Diabéticos:

A presença de fibras em grandes quantidades nele evita a flutuação dos níveis de açúcar no sangue nos diabéticos. Assim, ele ajuda na prevenção da hiperglicemia em tais pessoas.

13. Benefícios do Centeio Para Promover a Saúde Intestinal:

O conteúdo de fibra mantém os movimentos intestinais regulares (estudos demonstraram que as pessoas que comem mais fibras precisam de menos laxantes). E ajudam a afastar a diverticulose, a condição em que pequenas bolsas se formam na parede do cólon, causando inflamação, constipação, diarreia e dor.

14. Centeio Possui Fonte de Cálcio:

Tal como acontece com o Cálcio, ele não é a sua primeira fonte para a Vitamina C, mas você pode obter algumas das reservas diárias recomendadas de outros grão.

15. Benefício do Centeio Para Distribuir Gordura Corretamente:

Estudos mostram que isso pode ajudar você a diminuir a quantidade de gordura corporal que você tem e levar a uma distribuição mais saudável dessa gordura.

Tal como acontece com o Cálcio, os grãos integrais não são a sua primeira fonte para a Vitamina C, mas você pode obter algumas das reservas diárias recomendadas do grão inteiro conhecido como amaranto.

16. Benefício do Centeio Para Aumentar a Fertilidade:

Ele também pode reduzir os níveis de proteína C-reativa, um marcador de inflamação que foi associado não apenas à doença cardíaca e ao diabetes tipo 2, mas também a problemas na gravidez, como partos prematuros, pré-eclampsia e problemas de fertilidade.

17. Benefícios do Centeio Para Centeio Pode Proteger os Dentes:

Em um estudo de quase 35 mil profissionais de saúde masculinos de 40 a 75 anos, os participantes que consumiram as maiores quantidades dele eram 23 por cento menos propensos a contrair doenças de goma que aqueles que ficaram longe de grãos integrais. Isso foi verdade mesmo depois de ter em conta outros fatores como fumar, idade e tamanho corporal.

Uma vez que a doença das gengivas está ligada à inflamação e outras condições de saúde como doenças cardíacas, isso é mais do que apenas um sorriso bonito.

Veja Também: Os 7 Remédios Naturais Para Remover Cálculos Biliares!

18. Centeio Protege Contra Morte Prematura:

Não só os grãos integrais o ajudarão a viver melhor, eles também podem ajudá-lo a viver mais tempo. Um estudo de mais de 40.000 mulheres pós-menopáusicas descobriu que as mulheres que consumiram entre quatro e sete porções por semana de grãos integrais tinham um risco 31 por cento menor de morrer por causas diferentes de câncer ou doença cardíaca em comparação com mulheres que tinham poucos ou nenhum grão integral sua dieta.

E funcionou nos homens, também, com outro estudo descobrindo que homens que consumiam uma ou mais porções de cereais integrais tinham um risco de morrer reduzido de 17% do que aqueles que nunca ou quase nunca comeram.

Ele também podem reduzir os níveis de proteína C-reativa, um marcador de inflamação que foi associado não apenas à doença cardíaca e ao diabetes tipo 2, mas também a problemas na gravidez, como partos prematuros, pré-eclampsia e problemas de fertilidade.

19. Benefícios do Centeio Para Perda de Peso:

Aqueles que estão em um regime de perda de peso pode usar ele, pois é baixo em caloria e rico em fibra. Ele age como um agente desintoxicante natural liberando as toxinas de uma maneira melhor. Quanto menor for o apetite e os níveis de toxina, melhor será sua perda de peso.

20. Benefício do Centeio Para Prevenir Cálculos Biliares:

A fibra insolúvel presente nele ajuda a melhorar o poder digestivo e reduzir a produção de suco biliar. Assim, ele ajuda na prevenção da formação de cálculos biliares.

21. Centeio Reduz a Pressão Sanguínea

Tal como acontece com a maioria dos grãos, ele é conhecido por ser benéfica para o coração. Se você está sofrendo de pressão arterial alta ou aterosclerose, em seguida, adicioná-lo à sua dieta em uma base regular é tão bom, se não melhor para a saúde do coração como outros cereais/gramíneas. Esses efeitos são o resultado de uma série de variáveis, incluindo conteúdo de fibras, vitaminas e minerais.

22. Benefícios do Centeio Para Aumentar o Crescimento do Cabelo:

Proporcione ao seu cabelo uma boa dose de Magnésio com ele. Sim, este micronutriente impede a queda de cabelo e a calvície, ao mesmo tempo, oferece cabelos mais grossos e mais longos.

Benefícios do Centeio23. Centeio é Super Nutritivo:

O Centeio é rico nos seguintes nutrientes: Manganês, Fósforo, Magnésio, carboidratos complexos e proteínas.

Se você está tentando fazer algumas mudanças na sua dieta que irá beneficiar a sua saúde, uma ótima tentativa muito fácil de começar é pelo Centeio.

24. Benefício do Centeio Para Prevenir o Câncer

Pesquisas sobre a atividade antioxidante em grãos como ele tem sido muito encorajadora. Os fenólogos estão definitivamente presentes nisso e, embora não sejam os mesmos antioxidantes que são encontrados em muitos outros alimentos, eles certamente têm um efeito no corpo humano, inclusive no combate ao câncer e doenças crônicas. Na verdade, ele tem sido associado a menores incidências de câncer.

25. Benefícios do Centeio Para Shampoo Natural:

Dê adeus ao seu shampoo imediatamente. Este cereal de pode ser usado para limpar o cabelo. Basta preparar um shampoo como mistura de farinha dele e água morna. Aplique-o em seu couro cabeludo molhado e, em seguida, massageie e enxague.

26. Centeio é Rico em Cálcio:

Homens e mulheres adultos devem receber 1.000 miligramas de Cálcio por dia, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.

O Cálcio é importante para a saúde óssea.Homens e mulheres adultos devem receber 1.000 miligramas de Cálcio por dia, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde. O Cálcio é importante para a saúde óssea. O Cálcio é importante para a saúde óssea.

27. Benefícios do Centeio Para Limpar a Pele:

O Magnésio presente neste grão é capaz de desintoxicar a epiderme e manter a pele limpa e clara. Pessoas que sofrem de alergias podem contar com a ajuda dele.

28. Benefício do Centeio por ser Rico em Fibras:

A fibra dele é considerada uma probiótica, pois promove especificamente o crescimento da flora intestinal benéfica. Isso vai além dos benefícios habituais de “forragem”, uma vez que oferece uma forma mais abrangente de saúde digestiva.

29. Benefícios do Centeio no Processo de Envelhecimento:

Este grão é uma boa fonte de vários minerais, incluindo Cálcio, Ferro, Zinco e Magnésio. Todos estes minerais desempenham papéis vitais no alívio dos vários sinais de envelhecimento, como linhas finas, rugas e manchas.

Os antioxidantes nele combatem os radicais livres. Desta forma, a inclusão dele em sua dieta é certo para abrandar o envelhecimento e proporcionar uma pele impecável.

30. Centeio Possui Índice Glicêmico Baixo:

Quando você usa alimentos com amido, o seu corpo é padrão para converter os amidos diretamente na glicose.

Na maior parte, seu corpo está equipado para lidar com uma certa quantidade de glicose sem quaisquer efeitos negativos, mas se você tiver diabetes, a glicose se torna um grande problema.

Efeitos Colaterais do Centeio:

Mesmo que ele traga muitos benefícios para a saúde, nem todas as pessoas podem consumi-lo. Pessoas intolerantes ao glúten não devem consumir ele antes de consultar um médico, os níveis de glúten são baixos, mas não estão ausentes.

Também as pessoas que sofrem de flatulência e problemas de inchaço devem consumir ele com muita moderação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *