Os 20 Benefícios do Trigo Sarraceno Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 20 Benefícios do Trigo Sarraceno Para Saúde
4.8 (96%) 15 vote[s]

Os Benefícios do Trigo Sarraceno que você precisa conhecer. Além disso, o Trigo Sarraceno é considerado grão por causa do nome, mas na verdade é uma semente altamente nutritiva. Por isso, é preciso saber como preparar bem esta iguaria na culinária para aproveitar todos os Benefícios do Trigo Sarraceno.

Ele pode ser servido como um substituto aos grãos em refeições para pessoas que são sensíveis ao trigo ou outros grãos que contêm glúten.beneficios do trigo sarraceno

O Trigo Sarraceno é vendido cru ou torrado, quando é chamado de “kasha”. Quando cru, ele tem um sabor suave e bem sutil. Quando torrado, tem o sabor um pouco mais intenso, semelhante à noz.

Sua cor varia do rosado ao marrom e ele é frequentemente servido como uma alternativa ao arroz ou aos cereais que usamos para fazer mingau.

Propriedades do Trigo Sarraceno:

Trigo Sarraceno é uma boa fonte de minerais, tais como ferro, zinco e selênio. As suas sementes contêm 18% de proteína com valor de bioabsorção superior a 90%.

Possuem aminoácidos essenciais, entre os quais encontramos especialmente a lisina, a treonina e o triptofano. É também uma fonte de antioxidantes tais quais a rutina e os taninos.

A rutina, ou vitamina P, é um bioflavonoide que fortalece as paredes dos capilares, reduz o risco de hemorragias e é considerada benéfica para as pessoas com pressão arterial alta ou insuficiência venosa crônica, pois ajuda a melhorar a microcirculação sanguínea.

O seu teor de D-chiro-inositol, ligado à produção da insulina, a torna interessante para o tratamento de diabetes.

Então, confira Os 20 Benefícios do Trigo Sarraceno Para Saúde:

Não Conter Glúten

A farinha produzida com o Trigo Sarraceno é uma excelente opção para fazer bolos, biscoitos e pães para pessoas com sensibilidade ao glúten ou celíacas.

Proteger o Sistema Cardiovascular

seus minerais, flavonoides e aminoácidos proporcionam diversos benefícios como a redução do colesterol ruim (LDL), a manutenção de um bom fluxo sanguíneo e a redução da pressão arterial; fatores que contribuem para um sistema cardiovascular saudável.

Possui Baixo Índice Glicêmico

Seus alto teor de fibras desacelera o processo digestivo, causando uma sensação de saciedade e reduzindo a taxa de glicose no sangue, consequentemente diminuindo o risco de desenvolver o diabetes.

Rico em Minerais

Rico em manganês, magnésio, cobre e fósforo, minerais importantes para as funções essenciais de nosso organismo.

Contém 8 aminoácidos essenciais, incluindo a lisina, que auxilia na formação de colágeno. Rico em flavonoides, especialmente em rutina, com propriedades anti-inflamatórias e antiplaquetárias.

Rico em Fibras

Contém boa quantidade de fibras insolúveis, que atuam no bom funcionamento do intestino e reduzem a secreção de ácidos biliares, diminuindo, com isso, a possibilidade de formação de cálculos biliares.

Boa fonte de Ômega 3 e Ômega 6

Gorduras essenciais para o funcionamento de vários orgãos. Essas gorduras atuam na redução de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL), favorecendo o aumento do colesterol bom (HDL).

Reduz a Pressão Arterial

O Trigo Sarraceno é uma boa fonte de magnésio, que é fundamental para melhorar a pressão arterial pelo relaxamento dos vasos sanguíneos. Isto reduz a pressão arterial naturalmente sem o uso de produtos químicos nocivos.

Proteção Contra a Asma na Infância

De acordo com a investigação, o consumo de cereais integrais, tais como trigo mourisco pode reduzir o risco de asma na infância em cerca de 50 por cento. Devido ao seu alto teor de magnésio e vitamina E, trigo mourisco pode ajudar na redução da incidência de asma na infância.

beneficio do trigo sarraceno

Previne Cálculos Biliares

Sendo rica em fibras insolúveis, trigo mourisco pode ajudar na prevenção de cálculos biliares. A fibra insolúvel acelera o movimento do alimento através do intestino, aumenta a sensibilidade à insulina, mas reduz a secreção de ácidos biliares e de açúcar no sangue.

Dá Brilho a Pele

O magnésio contido no trigo mourisco tem um efeito relaxante sobre os vasos sanguíneos, melhorando assim a circulação sanguínea. Isso resulta em uma pele brilhante e jovem.

Ajuda no Crescimento do Cabelo

O Trigo Sarraceno contém 75% de hidratos de carbono complexos. Grãos inteiros-hidratos de carbono são bons para o bom crescimento do cabelo. O Trigo Sarraceno é rico em vitamina A, vitaminas e zinco do complexo B, tornando-se altamente propício para o crescimento do cabelo.

Melhora a Saúde do Cabelo

A vitamina B6 ou piridoxina é vital para o crescimento do cabelo e da saúde. É solúvel em água, esta vitamina não pode ser armazenada no corpo. Ele tem de ser reabastecido a partir de alguma fonte de alimento ou suplemento. O Trigo Sarraceno é uma grande fonte de vitamina B6.

Ajuda a Saúde Óssea:

Trigo Sarraceno é rico em selênio e zinco , sendo que ambos são minerais essenciais que o corpo necessita para formar ossos fortes e para continuar a regredir ossos danificados ou degradados à medida que envelhecemos. Além disso, o selênio beneficia a força de dentes e unhas bem!

Combate Anemia:

Trigo Sarraceno é muito elevado em ferro conteúdo, e este elemento vital é um dos componentes principais na formação de células vermelhas do sangue. A deficiência de ferro pode levar à anemia , que é uma condição complicada caracterizada por fadiga, lentidão cognitiva, dores de cabeça , e até mesmo outros, os efeitos secundários mais graves.

Adicionando Trigo Sarraceno para a sua dieta pode eliminar suas chances de anemia e manter o seu sangue flui!

Então, confira outros Benefícios do Trigo Sarraceno Para Saúde: 

  • Melhorar a circulação sanguínea, por ser rico em rutina, nutriente que fortalece os vasos sanguíneos;
    Reduzir o risco de hemorragias, por fortalecer os vasos sanguíneos;
  • Fortalecer os músculos e o sistema imunológico, devido ao seu alto teor de proteínas;
  • Prevenir doenças e o envelhecimento precoce, devido à presença de antioxidantes como os flavonoides;
  • Melhorar o trânsito intestinal, devido ao seu teor de fibras;
  • Prevenir doenças cardiovasculares, por possuir gorduras boas;
  • Reduzir a produção de gases e a má digestão especialmente em pessoas intolerantes, por não conter glúten.

Esses benefícios são obtidos principalmente através do consumo do Trigo Sarraceno integral, que é mais rico em fibras, vitaminas e minerais. Ele pode ser encontrado na forma mais inteiro, como um farelo, ou na forma de farinha fina. Veja também como usar a farinha de arroz, outra farinha sem glúten.

Contraindicações do Trigo Sarraceno:

Nenhum efeito colateral foi relatado, se consumido em doses normais, no entanto, para obter mais informações e, dependendo do estado de saúde que você possui, é aconselhável consultar seu médico antes de adicionar este alimento à dieta diária. Há muito a mencionar sobre este alimento completo e nutritivo, e sem dúvida pensar em adicioná-lo à sua dieta diária é uma ótima alternativa.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *