Os 20 Benefícios do Arroz Para Saúde

Tudo Sobre os Benefícios do Arroz Para Saúde e Beleza!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Benefícios do Arroz que são incríveis para saúde. Além disso, o Arroz é um cereal de origem asiática bastante popular em todo o mundo. Ele é um dos constituintes básicos da dieta da grande maioria dos brasileiros. O benefício do Arroz para saúde do coração, é um dos seus efeitos benéficos mais conhecidos.

Mesmo carregando o fardo de ser um carboidrato, o Arroz teve sua redenção diante da febre das dietas sem glúten afinal, o cereal não carrega essa substância vista como uma das vilãs do emagrecimento.

Os 20 Benefícios do Arroz Para Saúde

Propriedades Nutricionais do Arroz

A porção central do Arroz é composta majoritariamente por amido. Já sua camada mais externa, além de lipídeos e proteínas, é rica em vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina e alfa-tocoferol), minerais (manganês, magnésio, cobre, selênio, fósforo e potássio).

É rico em fibras solúveis e insolúveis (amido resistente, celulose, hemicelulose e pectina). Ele ainda é fonte de compostos fenólicos. Então, confira agora os 20 Benefícios do Arroz Para Saúde:

1. Benefícios do Arroz Como Fonte de Energia:

Esses grãos é uma excelente fonte em hidratos de carbono, ele age como uma excelente fonte de energia para o corpo e auxilia no funcionamento normal do cérebro.

2. Benefício do Arroz no Controle do Colesterol:

O consumo desses grãos é extremamente benéfico para a sua saúde, simplesmente porque ele não contém gorduras nocivas, colesterol ou sódio. Ele forma uma parte integrante da dieta equilibrada. Portanto, regula os níveis de colesterol do corpo.

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3. Benefícios do Arroz Para Regular a Pressão Arterial:

Esses grãos são pobres em sódio, por isso é considerado um dos melhores alimentos para aqueles que sofrem de alta pressão arterial e hipertensão. O sódio pode causar a contração das veias e artérias, aumentando o estresse e tensão sobre o sistema cardiovascular, com isso a pressão arterial aumenta.

4. Benefício do Arroz na Prevenção do Câncer:

O Arroz é rico em fibras insolúveis que pode proteger contra muitos tipos de câncer. Muitos cientistas e pesquisadores acreditam que tais fibras insolúveis são vitais para proteger o organismo contra o desenvolvimento e metástase de células cancerosas.

5. Benefícios do Arroz Para Saúde da Pele:

Médicos especialistas dizem que esses grãos pode ser aplicado topicamente para curar determinadas doenças de pele. No subcontinente indiano, a água desses grãos é prontamente prescritos por médicos como uma pomada eficaz para se refrescar superfícies de pele inflamadas.

6. Benefício do Arroz na Prevenção da Doença de Alzheimer:

Os grãos desse cereal contêm altos níveis de nutrientes que estimulam o crescimento e a atividade de neurotransmissores, subsequentemente, ajudando a prevenir a doença de Alzheimer de uma extensão considerável.

Os 20 Benefícios do Arroz Para Saúde

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7. Benefícios do Arroz Para Saúde do Intestino:

A fração de fibra insolúvel nesses grãos retém água no intestino, aumentando o volume das fezes, o que consequentemente estica o cólon e estimula a evacuação. As fibras insolúveis previvem quadros de constipação e a ocorrência de colite.

8. Benefício do Arroz no Fortalecimento do Cérebro:

O magnésio presente nesses grãos também são importantes para o cérebro. Ele é necessário para a síntese do neurotransmissor serotonina que fortalece esse órgão. O mineral ainda compensa a ação do cálcio em todo nosso corpo, que participa, por exemplo, do processo de transmissão de impulsos nervosos.

9. Benefícios do Arroz na Prevenção da Asma:

Uma dieta rica nesses grãos reduzem as chances de ocorrência de asma durante a infância. Estes alimentos contêm agentes anti-inflamatórios, como a vitamina E e o magnésio encontrados nos grãos integrais, e o ômega 3 presentes nos peixes de água fria.

10. Benefício do Arroz no Desenvolvimento da Massa Muscular:

O Arroz ajuda no desenvolvimento da massa muscular, pois seu consumo mantém um nível de energia ao longo dia. Esses grãos são considerados carboidratos de digestão lenta, ou seja, após a digestão, a glicose vai sendo liberada de forma mais gradual para a corrente sanguínea.

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11. Benefício do Arroz Como Fonte de Vitaminas:

Esses grãos são uma excelente fonte de vitaminas e minerais como Niacina, Vitamina D, Cálcio, fibras, Ferro, Riboflavina e Tiamina. Estas vitaminas fornecem a base para o metabolismo do corpo, a saúde do sistema imunológico e do funcionamento geral dos sistemas de órgãos.

12. Benefício do Arroz Para Saúde do Coração:

Esses grãos são conhecidos por ter propriedades antioxidantes que promovem a força cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol no organismo. Tantos as fibras quanto o baixo nível de gordura e sódio desses grãos promovem a saúde do coração.

13. Benefício do Arroz Como Fonte de Amido Resistente:

Esses grãos são ricos em amido resistente, que atinge o intestino de uma forma não digerida. Este tipo de amido estimula o crescimento de bactérias boas que ajudam com os movimentos intestinais normais. Portanto, é muito útil na redução dos efeitos de condições como a síndrome do intestino irritável e diarreia.

Os 20 Benefícios do Arroz Para Saúde

Outros Benefícios do Arroz Para Saúde:

  • Esses grãos também podem prevenir a constipação crônica;
  • A fibra insolúvel presente nesses grãos, atuam como uma esponja que pode ser empurrado através do intestino com mais facilidade;
  • Os grãos desse cereal são conhecidos por serem ricos em fibras insolúveis;
  • Previne o aparecimento de rugas e outros sinais prematuros de envelhecimento que pode afetar a pele;
  • Têm propriedades anti-inflamatórias, e é bom para tratar a irritação e vermelhidão;
  • Aumenta o funcionamento e atividade metabólica de todos os seus sistemas e órgãos.
  • O baixo nível de gordura e sódio desses grãos promovem a saúde do coração.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

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