Benefícios das Frutas

Os 30 benefícios da chicória para saúde e beleza!

quais os benefícios da chicória?

A chicória é uma planta que possui muitos benefícios à saúde, também um sedativo natural que pode combater pedras nos rins e promover a perda de peso. Além disso, a chicória é uma erva oriunda da Europa e da Ásia que é utilizada como planta medicinal e apresenta somente 23 calorias a cada porção equivalente a 100 g.

Ela também é nutritiva e serve como fonte das vitaminas A, B6 e C, além de oferecer fibras, proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, ferro e magnésio ao organismo de quem consome o vegetal em suas refeições.

quais os benefícios da chicória?
quais os benefícios da chicória?

A chicória cresce em muitas condições diferentes e é encontrada nas estradas da Europa onde se originou, mas agora se naturalizou nas Américas e pode ser encontrada amplamente lá. As folhas, os brotos e as raízes da chicória têm certas qualidades benéficas, e as folhas da chicória são usadas de forma semelhante às do espinafre em muitas culturas.

Valores nutricionais:

A chicória produz efeito diurético e laxativo, sendo uma boa solução para os casos de problemas digestivos, biliares e hepatismo. Contribuir contra a anemia e astenia, além de ser capaz de estimular o metabolismo.

Constitui uma importante fonte de vitamina A, complexo B, C e D e de sais minerais. É de baixo valor calórico, sendo excelente para utilizar nas dietas de emagrecimentos.

Quais os benefícios da chicória?

1. Digestão:

O Benefícios da chicória mais comum da chicória é a digestão. Existem bactérias amigáveis ou bactérias simbióticas, como lactobacilos e fitobactérias em nosso intestino, que ajudam na digestão saudável.

Estas bactérias inibem os patógenos como cândida e suportam a nossa função imunológica. O Benefícios da chicória também contém inulina, um poderoso probiótico e fibra solúvel. A inulina está presente em todas as plantas, mas a chicória contém a maior quantidade de inulina.

2. Atua como antioxidante:

Todas as plantas e ervas contêm compostos chamados fenóis, e a maioria dos fenóis encontrados em plantas têm propriedades antioxidantes. O Benefícios da chicória é rica em polifenóis que torná-la um bom antioxidante. Sendo um antioxidante, ajuda a remover as toxinas do corpo, mantendo o corpo limpo e livre de substâncias nocivas.

Veja também: As 5 Principais Doenças Causadas por Fungos

3. Saúde do fígado:

Os rins e fígado agem como os principais canais de desintoxicação em nosso corpo. Benefícios da chicória para a saúde incluem aumento da desintoxicação estimulando a diurese e a secreção biliar. Antigos egípcios foram usavam a chicória para purificar o fígado e sangue.

A chicória tem sido usada como um remédio por séculos, especialmente para desintoxicar o fígado. Os estudos realizados pelo departamento de zoologia no Egito concluíram que a chicória tem um papel promissor em parar o estresse oxidativo e lesão hepática em determinadas situações.

4. Coração:

Contém inulina, que, juntamente com seus benefícios digestivos, também ajudam a reduzir a quantidade de colesterol ruim no corpo. O colesterol LDL é o mau colesterol que causa o bloqueio da aterosclerose.

O aumento nos níveis de LDL aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames. A inulina presente na chicória também ajuda a baixar a pressão arterial que ocorre devido a um aumento do colesterol LDL.

5. Reduzir a dor na artrite:

Os Benefícios da chicória pode ser um remédio eficaz para problemas comuns como artrite e reumatismo. Vários estudos demonstraram que ele contém propriedades anti-inflamatórias, portanto, pode reduzir a dor causada pela osteoartrite. Ele também pode ser usado como um agente anti-inflamatório para dores, dor muscular e dor nas articulações.

6. Ajuda na perda de peso:

A chicória contém inulina e oligo-frutose, que pode ser adicionado à dieta para perder peso. A chicória contém a maior concentração de inulina em todo o reino vegetal. A inulina, uma fibra solúvel, atua como um supressor do apetite. Ela pode dar-lhe uma sensação de plenitude, sem aumentar os níveis de açúcar no sangue ou aumentar as calorias.

7. Constipação:

Os Benefícios da chicória é rica fonte de vitamina C, vitamina K, colina e betacaroteno. Ele contém uma fibra dietética solúvel, chamado inulina, que é útil para a prevenção de distúrbios intestinais e é considerada um grande remédio para constipação e outros distúrbios digestivos.

A inulina promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino, promovendo assim a digestão e prevenindo a constipação.

8. Sistema imunológico:

A chicória tem propriedades antibacterianas e uma série de outros benefícios que pode torná-la um potente reforço imunológico. Atua contra várias bactérias nocivas, e os compostos de polifenóis presentes na chicória atuam como antioxidantes. Acredita-se também que estes compostos fenólicos têm o poder de prevenir o câncer, especialmente câncer da mama e colorretal.

Veja também: Água Detox Antioxidante de Laranja

9. Controlar a ansiedade e estresse:

A chicória é usada como um sedativo natural para o sistema nervoso, e pode reduzir a ansiedade e aliviar a mente. Isso alivia o estresse e os efeitos perigosos que pode ter sobre o corpo.

Estudos têm demonstrado que o extrato de chicória age como um sedativo e um agente anti-inflamatório para o sistema nervoso. Para as pessoas que sofrem de distúrbios do sistema nervoso, isso pode reduzir a inflamação, aliviando a dor.

10. Combater bactérias:

Os benefícios são considerados ter propriedades antimicrobiana e antifúngicas, devido o poder de lutar contra as bactérias nocivas.

benefícios da chicória
benefícios da chicória

11. Contra a má digestão:

A chicória contém inulina, uma poderosa fibra probiótica e solúvel. A inulina está presente em todas as plantas, mas a chicória contém a maior quantidade de inulina. Ela tem o poder de reduzir a acidez do corpo e pode ser útil para evitar problemas digestivos como refluxo ácido e indigestão.

12. Eliminar toxinas do corpo:

É rica em polifenóis que o tornam um bom antioxidante. Sendo rica nesse antioxidante, a chicória ajuda a remover toxinas do corpo, mantendo o corpo limpo e isento de substâncias nocivas.

13. Combater os fungos:

Possui propriedades antimicrobianas e anti-fúngicas, a chicória tem o poder de lutar contra bactérias e fungos nocivos.

14. Eliminar as células cancerígenas:

O extrato de chicória tem sido associado a uma redução no crescimento tumoral em vários estudos sobre câncer. Os primeiros relatórios indicam que é devido aos frutamos dentro da chicória, que possuem qualidades antitumorais e propriedades antioxidante.

Os polifenóis e fitoquímicos dentro da chicória também têm um efeito positivo na prevenção de câncer de vários tipos, incluindo câncer de mama e câncer colorretal.

Veja também: Como Tratar Dor das Articulações Naturalmente

15. Músculos e articulações

Para quem sofre com dores nos músculos e articulações ou possui o costume de praticar exercícios físicos com frequência e deseja evitar esse tipo de problema para não atrapalhar o seu treino, também há benefícios. Isso porque ela pode ser utilizada como um anti-inflamatório para tratar dores musculares e nas articulações.

16. Promove a saúde da pele:

Esse vegetal melhora a saúde da pele, além dos cabelos e das unhas, por causa das propriedades antioxidantes, especialmente os betacarotenos. Estes antioxidantes agem não só melhorando a saúde dessas estruturas, mas também previne doenças e o envelhecimento precoce da pele.

17. Controla o diabete e o colesterol:

Essa planta também ajuda a controlar a diabetes. Ela possui propriedades que ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue. Além disso, a chicória também contribui para o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos prevenindo doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

18. Melhorar a frequência urinaria:

A chicória também causa uma reação diurética, aumentando a frequência da urina. Isso pode ser considerado um dos benefícios porque uma consistência saudável na urina pode auxiliar o corpo no processo de eliminação de toxinas que ficam armazenadas nos rins e no fígado, evitando assim o surgimento de doenças relacionadas à retenção dessas más substâncias no organismo.

Outros benefícios:

  1. Inflamações do sistema respiratório;
  2. Asma;
  3. Reumatismo;
  4. Problemas nos rins, nos fígados e no baço;
  5. Diarreia;
  6. Úlcera;
  7. Faringite;
  8. Melhoria da circulação sanguínea.

Confira agora neste vídeo outros benefícios da chicória geral do nosso corpo:

Efeitos colaterais e contraindicações:

A chicória, por ser um alimento amargo, está contraindicado no caso de pessoas que sofrem de úlcera péptica. Tampouco é recomendada se você sofre de azia, uma vez que o seu sabor amargo estimula a produção de ácidos gástricos.

Por outro lado, como a chicória é rica em oxalatos, não é recomendada para pessoas que sofrem de pedras nos rins, uma vez que estes podem ser tóxicos para os rins.

Tampouco é recomendado o consumo no caso de sofrer de cálculos biliares devido à sua estimulação da produção de bile. Esta característica poderia piorar os sintomas desta patologia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário