Dicas de Saúde Ana Karolynne Goncalve

5 Formas de Combater o Cansaço e Ter Mais Energia

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

5 Formas de Combater o Cansaço e ter Mais Energia durante o dia. Além disso, Depois de um dia corrido e cheio de compromissos é normal querer descansar o corpo e a mente. Tanto o esforço físico quanto o mental causam fadiga e até mesmo exaustão. Em outras palavras, o Cansaço não é um sintoma que atinge apenas o corpo.combater o cansaço

O Cansaço também pode afetar a mente, causando problemas como estresse e dores de cabeça. Portanto, é preciso ter momentos relaxantes para se recuperar das tarefas cotidianas. “Nosso corpo é um sistema inteligente, interdependente e funciona por ordem e necessidade. Se resolvermos realizar varias tarefas cansativas ao mesmo tempo, corremos o risco do corpo entrar em colapso. Confira Alguns dos tipos mais comuns de Cansaço:

Cansaço Mental:

Ele pode ser o responsável pelos sintomas manifestados no corpo. “O Cansaço mental exige do cérebro uma concentração e sobrecarga de energia maior do que o normal, o que causa perda de desempenho em outras atividades do corpo. Assim, o organismo passa a ter disfunções como fibromialgias, dores no corpo e de cabeça constantes, distensões musculares, pressão na coluna e falta de vitalidade.

As causas mais comuns para o Cansaço mental envolvem atividades que exigem concentração e foco por horas, distúrbios do sono e desgaste emocional por problemas afetivos ou profissionais. Para trata-lo, alivie a mente com atividades prazerosas. “Pratique exercícios físicos, alimente-se de forma balanceada, busque uma rotina mais equilibrada, mantenha atividades sociais que relaxem e evite guardar sentimentos ruins, buscando dialogar franca e respeitosamente com as pessoas’’, orienta Erica.

Cansaço Físico:

A fadiga pode acontecer em decorrência do excesso de exercícios físicos, da rotina estressante ou até mesmo de algumas doenças. Por isso é preciso ficar atento aos sinais. “O Cansaço é considerado normal quando aparece em situações que geralmente causam Cansaço naquela pessoa.


Ou seja, se ao final de um longo dia de trabalho ou ao término de uma maratona de exercícios o Cansaço se manifestava diariamente, quer dizer que está em suas proporções normais. Porém, sempre que há uma mudança considerável no padrão da rotina que a pessoa levava, a investigação deve ser apurada.

Hipotireoidismo, diabetes, anemia, síndrome do pânico, fibromialgia, depressão, doenças cardíacas e ansiedade são alguns problemas de saúde que tem como sintoma o Cansaço. Por isso, fique atenta e busque ajuda quando a fadiga estiver além do normal!

“As pessoas que melhor lidam com a rotina são as que passam a prestar mais atenção em seus próprios limites, balanceando trabalho com ócio e descanso e evitando, na medida do possível, excessos. Quanto mais estável em todos os aspectos da vida o individuo for, menor a probabilidade do Cansaço ser um problema.

Cansaço Comum x Crônico:

“Cansaço crônico é algo que vem se manifestando há um certo tempo, semanas ou meses. Em geral ele é relacionado a alguma doença. Já o comum é aquele que se manifesta em situações que antes já causaria Cansaço. Para notar se o Cansaço é normal ou não, avalie: se as atividades do dia a dia não são feitas com a mesma facilidade de antes ou quando uma simples caminhada causa um Cansaço extremo, é hora de investigar.

“Será preciso fazer um exame clínico detalhado. A partir daí, deve-se direcionar a investigação com exames complementares”, destaca. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso no tratamento. Esta é uma lista das coisas mais simples que você pode fazer Para Combater o Cansaço:

Refresque-se Para Combater o Cansaço:

Deixe de lado a clássica xícara de café quente no meio da tarde e beba um bom copo de água gelada em seu lugar. A água fria ajuda você a acordar e a reidratar seu corpo, dando-lhe uma dose extra de energia. Você até pode salpicar um pouco de água fria em seu rosto ou esfregar um cubo de gelo nos pulsos para que seu corpo se ative com maior rapidez.

combater o cansaço e ter mais energia

Coma uma Pastilha de Hortelã Para Combater o Cansaço:

Assim como o limão, a hortelã tem um aroma que revitaliza e ajuda a Combater o Cansaço. Ter em seu escritório algumas balas de hortelã pode ser útil no caso de uma emergência. Também conta se você mascar chicletes sabor hortelã. Se acrescentar um pouco de folhas de hortelã à água gelada, ou se lavar as mãos com um sabonete de menta, obterá o mesmo efeito.

Ria Para Combater o Cansaço:

O riso é considerado terapêutico graças à liberação de endorfinas, hormônios que influenciam positivamente seu bem-estar integral e seus níveis de energia. Portanto, reservar alguns minutos para rir com um vídeo viral ou compartilhar um momento hilário com alguém fará com que você possa Combater o Cansaço e ter um melhor desempenho no trabalho.

Reduza o Consumo de Álcool:

Quando bebe álcool à noite, costuma sentir-se mais cansada na manhã seguinte? Nos últimos anos descobriu-se que apesar de ter um efeito sedativo inicial, o álcool parece interromper a segunda metade do período de sono o que significa que vai acordar sentindo-se cansada e sonolenta. Portanto, se tem de acordar a uma hora certa na manhã seguinte, tente ficar-se por um ou dois copos de vinho à noite.

Acorde Cedo Para Combater o Cansaço:

Se você está preso no escritório e não tem muito espaço, então pelo menos deveria ficar em pé, sacudir um pouco as extremidades, correr sem sair do lugar ou tentar tocar na ponta dos pés. Tudo isso permite que a energia flua melhor pelo seu corpo.

Se você contar com um pouco mais de espaço para se mover, pode dar um passeio ou até uma corrida rápida para conseguir que o sangue circule melhor pelo seu corpo. E se, além disso, puder sair para tomar ar fresco e receber um pouco de sol, poderá Combater o Cansaço muitíssimo melhor.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Sobre o autor | Website

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.