Hiperidrose – O Que é, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Hiperidrose – O Que é, Sintomas e Tratamentos
5 (100%) 2 vote[s]

Hiperidrose – O Que é, Sintomas e Tratamentos que não devem ser ignorados. Além disso, a Hiperidrose ou hiper-hidrose, o que é isso? É o nome dado para sudorese excessiva (suor excessivo) no corpo. A transpiração é um processo natural para regular a temperatura do nosso corpo, porém quando a transpiração é excessiva a ponto de incomodar o indivíduo, ela pode desencadear problemas emocionais e físicos.

Não é raro pessoas diagnosticadas com Hiperidrose. Ela atinge cerca de 1% a 3% da população, podendo afetar uma parcela muito maior que não procura por ajuda médica. O melhor médico para procurar em caso de suspeita é clínico geral ou dermatologista. Então, confira sobre a Hiperidrose – O Que é, Sintomas e Tratamentos:

Sintomas da Hiperidrose:

Quando o suor excessivo aparece em um local especifico do corpo, como palma das mãos, pés, axilas, rosto, sob os seios, no couro cabeludo ou outras partes do corpo com muitas glândulas sudoríparas, trata-se da Hiperidrose localizada. Mas existe também a Hiperidrose generalizada, que é quando se transpira muito por todo o corpo.

Causas da Hiperidrose:

Suar é normal e indispensável para nosso organismo, principalmente em dias quentes, nos exercícios físicos ou situações de estresse, ansiedade, vergonha e etc. Por outro lado, a Hiperidrose pode causar problemas de relacionamento e psicológicos. Além disso, doenças podem estar relacionadas com a causa da Hiperidrose:

  • Ansiedade;
  • Lesão na medula;
  • Derrame;
  • Diabete;
  • Doença cardíaca ou pulmonar;
  • Parkinson;
  • Tuberculose;
  • Menopausa;
  • Determinados remédios;
  • Hipertireoidismo;
  • Câncer.

Quando o suor excessivo vem sem explicação, acompanhado de dor no peito, pressão alta, perda de peso, falta de ar ou taquicardia, não perca tempo em procurar um médico. São causas graves da Hiperidrose que podem levar até a morte, então cuidado.

Tipos de Hiperidrose:

Hiperidrose primária: não é causada por nenhum fator interno ou externo conhecido, pode ser emocional, e nesse caso os sintomas desaparecem durante o sono ou sedação. Hiperidrose secundária: resultado de algumas doenças internas e uso de medicamentos.

Tratamento da Hiperidrose:

Nos casos mais leves a Hiperidrose pode ser tratada pelo uso de antitranspirantes que contém uma concentração maior de ingrediente ativo tornando-os mais eficazes, como Rexona Clinical.

Se não existir a melhora podem ser utilizados medicamentos tópicos ou orais prescritos pelo dermatologista. Uma das alternativas terapêuticas é a aplicação de Botox que também ajuda a controlar o suor. Em quadros mais graves, porém, a disfunção pode exigir intervenção cirúrgica para a retirada das glândulas sudoríparas ou uma cirurgia chamada simpatéctomia.

A causa exata da Hiperidrose é desconhecida. Segundo dados ela afeta aproximadamente 3% da população e pode causar um grande impacto na vida das pessoas, afetando a vida no trabalho, relacionamentos, vida social e autoimagem.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *