Os 15 Benefícios do Caroço da Ingá Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 15 Benefícios do Caroço da Ingá Para Saúde
4.6 (92.73%) 11 vote[s]

Benefícios do Caroço da Ingá que todos devemos saber. Além disso, a Ingá é o fruto da ingazeira, planta da família das leguminosas e muito comum em regiões próximas a lagos e rios. Suas sementes, envolvidas por uma sarco testa branca, fibrosa e adocicada, são revestidas por uma vagem verde e grande, que pode chegar a medir 1 m de comprimento.

A palavra “ingá” é de origem indígena e significa “embebido, ensopado”, uma referência à sua polpa aquosa. As ingazeiras podem atingir 15 metros de altura e são muito usadas no sombreamento dos cafezais. Com flores de coloração branco-esverdeada, a ingazeira frutifica praticamente em todo o ano.

Os 10 Benefícios do Caroço da Ingá Para Saúde

Alivia as Dores de Cabeça:

Devido às suas propriedades adstringentes, o Benefícios do Caroço da Ingá pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas.

Alivia as Dores Musculares:

Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir o Caroço da Ingá Ferradura pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral.

Previne o Câncer:

Os antioxidantes que se encontram nos Benefícios do Caroço da Ingá ajudam na prevenção do câncer. Os compostos que incluem ácido gálico, quercetina com flavonol e epicatequina são anti-câncer e anti-inflamatórios.

Previne a Artrite:

Se você é predisposta a desenvolver inflamações, como é o caso da artrite, saiba que consumir o Caroço da Ingá Ferradura também pode ajudar neste sentido.

Auxilia no Tratamento de Feridas e Infecções:

Diz-se que o Caroço da Ingá Ferradura possui nutrientes com altos níveis de ácidos graxos ômega, polifenóis e vitamina E, que são bastante saudáveis.

Tradicionalmente, esses princípios ativos no Caroço da Ingá Ferradura são utilizados para curar feridas e prevenção de infecções.

Combate a Prisão de Ventre:

O Caroço da Ingá Ferradura possui enzimas que digestivas que são eficazes no combate a prisão de ventre. Além disso, se você quer se prevenir da prisão de ventre, consuma o Caroço da Ingá Ferradura regularmente para não sofrer desta condição.

Baixa a Pressão Arterial:

As propriedades cardiotônicas presentes no Caroço da Ingá Ferradura, fazem dele, um dos melhores alimentos para baixar a pressão. Além disso, você pode se prevenir de doenças cardíacas, consumindo regularmente o Ingá.

Favorece a Saúde da Pele:

Pode-se extrair o óleo da semente do Caroço da Ingá Ferradura para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que o Ingá Ferradura é rico em polifenóis, vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso o Caroço da Ingá Ferradura é altamente nutritiva e hidratante para pele.

Fortalece o Sistema Imunológico:

O consumo do Ingá Ferradura ajuda a prevenir doenças corriqueiras, como gripes e resfriados. O  Benefícios do Caroço da Ingá Ferradura contém vitamina C, um nutriente que intensifica tanto a produção como a atividade dos leucócitos (células de defesa do nosso organismo).

Os 10 Benefícios do Caroço da Ingá Para Saúde

Melhora a Saúde Ocular:

O Caroço possui uma quantidade significativa de vitamina A. A vitamina A é de suma importância para combater e prevenir doenças oculares, como catarata, glaucoma e miopia.

Outros Benefícios da Caroço Ingá Para Saúde:

  • Previne câncer;
  • Combate a degeneração macular;
  • Previne o desgaste ósseo;
  • Previne a caspa;
  • Combate a queratose pilar.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *