Benefícios das Frutas Brenda Lima

Os 20 Benefícios do Biribá Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Os Benefícios do Biribá Para Saúde são muitos, pois existem diversos nutrientes e propriedades que são fundamentais para boa saúde e manutenção do corpo. Além disso, o Biribá é mais um importante representante da família das Anonáceas.

Assim como a ata, pinha ou fruta-do-conde, como o araticum-do-cerrado ou marolo, como a graviola e como a pindaíba, o Biribá é conhecido Brasil afora por vários nomes diferentes. Dependendo da região em que ocorre, pode ser ata, condessa-verdadeira, fruta-da-condessa, etc.

biriba beneficiosTípica da região norte e nordeste, ela é muito versátil, podendo ser consumida in natura ou até mesmo em sucos, doces e pratos diversos.

Sua polpa é branca, suculenta e de sabor doce e, além de pouco calórica, ainda é rica em fibras, que ajuda na digestão e protege o intestino de doenças e prisão de ventre. Mas os benefícios do Biribá não param por ai: fonte de vitaminas e minerais, ele traz mais saúde do que imaginamos.

Valor Nutricional do Biribá:

A fruta Biribá é rica em Vitamina C e Potássio, proteínas, lipídeos, fibras e sais minerais tais como Cálcio e Ferro, além das vitamina B1, vitamina B2 e aminoácidos. Seu consumo regular ajuda no bom funcionamento intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico. Então, confira Os 20 Benefícios do Biribá Para Saúde:

1. Ajuda na Perda de Peso:

O alto teor de fibras, esse é um dos Benefícios do Biribá que faz com que ele seja um aliado no controle do peso. Ele ajuda a inibir a fome e a controlar a quantidade de calorias ingerida, fazendo com que sua dieta seja de baixa caloria. Além disso, se ingerida com outros alimentos, as fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição, diminuindo o acúmulo da glicose sanguínea como gorduras.

2. Previne o Câncer:

O Biribá ganhou prestígio por apresentar expressiva atividade anticancerígena. O extrato, semente e folhas do Biribá foram capazes de matar células cancerosas até 10.000 vezes mais do que medicamentos utilizados na quimioterapia, por impedir que essas células produzam a energia que necessitam para crescerem e se multiplicarem. Entretanto, estudos em humanos ainda devem ser realizados para verificar sua segurança e comprovar a eficácia como medicamento.

3. Aumenta os Músculos:

O Biribá é rico em Potássio, um micronutriente muito importante nos mecanismos de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular. O Potássio permite uma melhor eficiência na contração dos músculos esqueléticos, o que é fundamental na prática de atividades físicas, como musculação, corrida, etc, melhorando o desempenho e evitando fadiga e cãibras.

O Potássio garante a saúde do sistema cardiovascular, uma vez que o coração, artérias e veias também são formados por tecido muscular. Assim, o Biribá é usado como auxiliar no tratamento da pressão arterial.

Quer saber mais Benefícios do Biribá para Saúde? Assista o vídeo a seguir:

4. Fortalece os Ossos:

O Biribá é uma excelente fonte de Cálcio e Fósforo, essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose. Além disso fornece também Zinco, que trabalha permitindo a ação dessa vitamina na fixação do Cálcio e outros minerais para formação de tecido ósseo.

5. Excelente Anti-inflamatório:

Extratos das folhas do Biribá reduz a dor e inflamação.

6. Benefícios do Biribá Para Pele:

No Biribá são encontrados Vitamina C e outros agentes antioxidantes, como polifenóis, saponinas e flavonoides que auxiliam na hidratação da pele e na prevenção do envelhecimento precoce. Eles eliminam os radicais livres estimulando a produção de colágeno e elastina que são essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.

beneficios do biriba

Outros Benefícios:

O Biribá também pode ser utilizado no tratamento de:

  • Cólicas;
  • Reumatismo;
  • Vermes;
  • Diabetes;
  • Diarreias;
  • Artrite;
  • Catarro;
  • Depressão;
  • Pressão arterial;
  • Abscessos;
  • Inflamações;
  • Asma;
  • É um poderoso diurético e energético.
  • O chá da casca da é benéfico no fortalecimento do estômago e do intestino.
  • As folhas ainda servem para o preparo de chás medicinais, que ajudam no alívio de cãibras, espasmos e colite.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Sobre o autor | Website

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.