Os 20 Benefícios do Biribá Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Os 20 Benefícios do Biribá Para Saúde
4.9 (97.78%) 27 vote[s]

Os Benefícios do Biribá Para Saúde são muitos, pois existem diversos nutrientes e propriedades que são fundamentais para boa saúde e manutenção do corpo. Além disso, o Biribá é mais um importante representante da família das Anonáceas.

Assim como a ata, pinha ou fruta-do-conde, como o araticum-do-cerrado ou marolo, como a graviola e como a pindaíba, o Biribá é conhecido Brasil afora por vários nomes diferentes. Dependendo da região em que ocorre, pode ser ata, condessa-verdadeira, fruta-da-condessa, etc.

biriba beneficiosTípica da região norte e nordeste, ela é muito versátil, podendo ser consumida in natura ou até mesmo em sucos, doces e pratos diversos.

Sua polpa é branca, suculenta e de sabor doce e, além de pouco calórica, ainda é rica em fibras, que ajuda na digestão e protege o intestino de doenças e prisão de ventre. Mas os benefícios do Biribá não param por ai: fonte de vitaminas e minerais, ele traz mais saúde do que imaginamos.

Valor Nutricional do Biribá:

A fruta Biribá é rica em Vitamina C e Potássio, proteínas, lipídeos, fibras e sais minerais tais como Cálcio e Ferro, além das vitamina B1, vitamina B2 e aminoácidos. Seu consumo regular ajuda no bom funcionamento intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico. Então, confira Os 20 Benefícios do Biribá Para Saúde:

1. Ajuda na Perda de Peso:

O alto teor de fibras, esse é um dos Benefícios do Biribá que faz com que ele seja um aliado no controle do peso. Ele ajuda a inibir a fome e a controlar a quantidade de calorias ingerida, fazendo com que sua dieta seja de baixa caloria. Além disso, se ingerida com outros alimentos, as fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição, diminuindo o acúmulo da glicose sanguínea como gorduras.

2. Previne o Câncer:

O Biribá ganhou prestígio por apresentar expressiva atividade anticancerígena. O extrato, semente e folhas do Biribá foram capazes de matar células cancerosas até 10.000 vezes mais do que medicamentos utilizados na quimioterapia, por impedir que essas células produzam a energia que necessitam para crescerem e se multiplicarem. Entretanto, estudos em humanos ainda devem ser realizados para verificar sua segurança e comprovar a eficácia como medicamento.

3. Aumenta os Músculos:

O Biribá é rico em Potássio, um micronutriente muito importante nos mecanismos de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular. O Potássio permite uma melhor eficiência na contração dos músculos esqueléticos, o que é fundamental na prática de atividades físicas, como musculação, corrida, etc, melhorando o desempenho e evitando fadiga e cãibras.

O Potássio garante a saúde do sistema cardiovascular, uma vez que o coração, artérias e veias também são formados por tecido muscular. Assim, o Biribá é usado como auxiliar no tratamento da pressão arterial.

Quer saber mais Benefícios do Biribá para Saúde? Assista o vídeo a seguir:

4. Fortalece os Ossos:

O Biribá é uma excelente fonte de Cálcio e Fósforo, essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose. Além disso fornece também Zinco, que trabalha permitindo a ação dessa vitamina na fixação do Cálcio e outros minerais para formação de tecido ósseo.

5. Excelente Anti-inflamatório:

Extratos das folhas do Biribá reduz a dor e inflamação.

6. Benefícios do Biribá Para Pele:

No Biribá são encontrados Vitamina C e outros agentes antioxidantes, como polifenóis, saponinas e flavonoides que auxiliam na hidratação da pele e na prevenção do envelhecimento precoce. Eles eliminam os radicais livres estimulando a produção de colágeno e elastina que são essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.

beneficios do biriba

Outros Benefícios:

O Biribá também pode ser utilizado no tratamento de:

  • Cólicas;
  • Reumatismo;
  • Vermes;
  • Diabetes;
  • Diarreias;
  • Artrite;
  • Catarro;
  • Depressão;
  • Pressão arterial;
  • Abscessos;
  • Inflamações;
  • Asma;
  • É um poderoso diurético e energético.
  • O chá da casca da é benéfico no fortalecimento do estômago e do intestino.
  • As folhas ainda servem para o preparo de chás medicinais, que ajudam no alívio de cãibras, espasmos e colite.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *