Frutas

Biribá Fruta: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
biriba

O biribá é mais um importante representante da família das Anonáceas.Assim como a ata, pinha ou fruta-do-conde, como o araticum-do-cerrado ou marolo, como a graviola e como a pindaíba, o biribá é conhecido Brasil afora por vários nomes diferentes. Dependendo da região em que ocorre, pode ser ata, condessa-verdadeira, fruta-da-condessa, etc.

Típica da região norte e nordeste, ela é muito versátil, podendo ser consumida in natura ou até mesmo em sucos, doces e pratos diversos.

Sua polpa é branca, suculenta e de sabor doce e, além de pouco calórica, ainda é rica em fibras, que ajuda na digestão e protege o intestino de doenças e prisão de ventre. Mas os benefícios do biribá não param por ai: fonte de vitaminas e minerais, ele traz mais saúde do que imaginamos.

biriba

Qual é o valor nutricional do biribá?

A fruta biribá é rica em Vitamina C e Potássio, proteínas, lipídeos, fibras e sais minerais tais como Cálcio e Ferro, além das vitamina B1, vitamina B2 e aminoácidos. No entanto, o seu consumo regular ajuda no bom funcionamento intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico. Então, confira

Benefícios do biribá para saúde:

1. Ajuda na perda de peso:

O alto teor de fibras, esse é um dos benefícios do biribá que faz com que ele seja um aliado no controle do peso. Ele ajuda a inibir a fome e a controlar a quantidade de calorias ingerida, fazendo com que sua dieta seja de baixa caloria.

Além disso, se ingerida com outros alimentos, as fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição, diminuindo o acúmulo da glicose sanguínea como gorduras.

2. Previne o câncer:

O biribá ganhou prestígio por apresentar expressiva atividade anticancerígena. O extrato, semente e folhas do Biribá foram capazes de matar células cancerosas até 10.000 vezes mais do que medicamentos utilizados na quimioterapia.

Por impedir que essas células produzam a energia que necessitam para crescerem e se multiplicarem. Entretanto, estudos em humanos ainda devem ser realizados para verificar sua segurança e comprovar a eficácia como medicamento.

3. Aumenta os músculos:

O biribá é rico em Potássio, um micronutriente muito importante nos mecanismos de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular. No entanto, o Potássio permite uma melhor eficiência na contração dos músculos esqueléticos, o que é fundamental na prática de atividades físicas, como musculação, corrida, etc, melhorando o desempenho e evitando fadiga e cãibras.

O Potássio garante a saúde do sistema cardiovascular, uma vez que o coração, artérias e veias também são formados por tecido muscular. Assim, ele é usado como auxiliar no tratamento da pressão arterial.

Quer saber mais Benefícios do Biribá para Saúde? Assista o vídeo a seguir:

4. Fortalece os ossos:

O biribá é uma excelente fonte de Cálcio e Fósforo, essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose. Além disso fornece também Zinco, que trabalha permitindo a ação dessa vitamina na fixação do Cálcio e outros minerais para formação de tecido ósseo.

5. Excelente anti-inflamatório:

Os extratos das folhas do biribá ajuda reduzir a dor e inflamação.

6. Benefícios do biribá para pele:

Além disso, no biribá são encontrados Vitamina C e outros agentes antioxidantes, como polifenóis, saponinas e flavonoides que auxiliam na hidratação da pele e na prevenção do envelhecimento precoce.

No entanto, eles  eliminam os radicais livres estimulando a produção de colágeno e elastina que são essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.

Outros benefícios:

O biribá também pode ser utilizado no tratamento de:

  • Cólicas;
  • Reumatismo;
  • Vermes;
  • Diabetes;
  • Diarreias;
  • Artrite;
  • Catarro;
  • Depressão;
  • Pressão arterial;
  • Abscessos;
  • Inflamações;
  • Asma;
  • É um poderoso diurético e energético.
  • O chá da casca da é benéfico no fortalecimento do estômago e do intestino.
  • As folhas ainda servem para o preparo de chás medicinais, que ajudam no alívio de cãibras, espasmos e colite.
Sair da versão mobile