Benefícios dos Grãos e Cereais Alan Costa

10 benefícios das sementes de manjericão para saúde!

Os benefícios das sementes de manjericão são excelentes, pois, é uma das mais recentes tendências de saúde, mas tem sido uma prática há milhares de anos em outras partes do mundo.

beneficios das sementes de manjericao

benefícios das sementes de manjericão

Embora os potenciais benefícios das sementes de manjericão para a saúde sejam impressionantes, é fundamental entender os benefícios, bem como os efeitos colaterais antes de adicionar ao seu cotidiano.

O que são as sementes de manjericão?

As sementes de manjericão são as sementes da planta de manjericão, que também é conhecida como erva de São José, dependendo da localidade onde encontra-se. Conhecida cientificamente como Ocimum basilicum, a planta de manjericão é conhecida como uma das ervas mais famosas do mundo, e é um complemento popular em inúmeros pratos mundiais.

No entanto,  são muitas vezes ignoradas, apesar de uma concentração rica de compostos poderosos e ingredientes ativos que podem afetar a saúde humana. Alguns dos principais ingredientes ativos são as fibras dietética, vitamina K, ferro, proteína, fitoquímicos, compostos polifenólicos, orientia, vicentina e outros poderosos antioxidantes.

Benefícios das sementes de manjericão para saúde:

1. Para pele:

Com uma concentração impressionante de antioxidantes e flavonoides, as sementes de manjericão são capazes de melhorar a saúde da pele e estimular o crescimento de novas células.

Os antioxidantes presente são capazes de contrariar os efeitos dos radicais livres, que podem causar estresse oxidativo e, eventualmente, levar à mutação celular. Na pele, isso resulta em rugas e manchas de idade, mas o uso constante pode reduzir a aparência dessas marcas, bem como cicatrizes.

2. Saúde do cabelo:

Com um nível significativo de ferro e vários antioxidantes, bem como vitamina K, as sementes de manjericão podem estimular a produção do cabelo e prevenir a perda de cabelo prematuro.

O ferro é essencial para circulação de sangue no couro cabeludo e também é necessário para a produção de cabelo forte. Os antioxidantes ajudarão a prevenir a inflamação e o estresse oxidativo no couro cabeludo, o que muitas vezes pode levar à perda de cabelo.

3. Perda de peso:

São extremamente altas em fibras, o que é capaz de aumentar as fezes e fazer com que se sinta cheio, o que pode evitar o excesso de consumo e o lanche entre as refeições.

Além disso, quando são digeridas, elas podem inchar 20 vezes mais do seu tamanho original, fazendo com que se sinta saciado.

4. Controlar o colesterol:

Os estudos mostraram que as sementes de manjericão estão diretamente associadas a uma diminuição dos níveis de colesterol “ruins”, o que significa um menor risco de aterosclerose e a deposição de placa nas artérias e vasos sanguíneos. Além disso, também irão reduzir a pressão sobre o coração e reduzir as chances de ataques cardíacos e derrames.

5. Para pressão sanguínea:

Da mesma forma, uma pesquisa descobriu que o nível de potássio é suficiente para impactar diretamente a pressão arterial. Além disso, este efeito hipotensivo é atribuído ao potássio, que é um vasodilatador, o que significa que pode relaxar a tensão nas artérias e vasos sanguíneos, reduzindo a tensão no sistema cardiovascular.

6. Para saúde óssea:

Com uma gama diversificada de minerais, incluindo ferro, potássio, cobre, cálcio, manganês e magnésio, as sementes de manjericão quando consumidas com regularidade pode auxiliar a densidade mineral óssea. Além disso, diminuirá o risco de desenvolver osteoporose, mantendo o jovem e forte à medida que envelhecemos.

7. Fortalecer o sistema imunológico:

Há uma quantidade notável de vitamina A e outros antioxidantes presentes nas sementes de manjericão, que podem reduzir o estresse oxidativo e a inflamação crônica em todo o corpo. Isso diminuirá a pressão sobre o sistema imunológico.

Além disso, também evitará várias infecções patogênicas e problemas médicos diferentes. A doença crônica também é causada por um excesso de radicais livres no corpo, o que pode ser aliviado.

8. Reduzir o açúcar no sangue:

Vários estudos mostraram que os ingredientes ativos, como a fibra dietética, encontrados nas sementes de manjericão são capazes de controlar os níveis de açúcar no sangue.

Para as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, este é um benefício muito importante. Pois a incapacidade de controlar os níveis de insulina e glicose é uma parte potencialmente mortal desse problema. Além disso, um copo de água pela manhã pode melhorar a sensibilidade à insulina durante todo o dia.

9. Contra o estresse:

Se sua mente estiver muito agitada e seus níveis de estresse continuam subindo, um copo de água cheio de sementes de manjericão pode ser uma solução rápida e simples para a ansiedade.

Uma pesquisa descobriu que o consumo pode reduzir os episódios de depressão, aumentar o humor e reduzir os níveis de hormônios do estresse no organismo.

10. Para saúde dos olhos:

Devido a quantidade notável de vitamina A presente nas, muitas vezes, elas são recomendadas para pessoas com problema na visão, ou com altos níveis de estresse oxidativo. Além disso, a vitamina A encontrada nas sementes de manjericão atua como um poderoso antioxidante na retina, impedindo o desenvolvimento de cataratas e aliviando a degeneração macular.

Efeitos colaterais:

As Sementes de Manjericão podem fornecer um número significativo de benefícios para a saúde. Mas isso vem junto com alguns efeitos colaterais, como o risco de sufocação, bem como flutuações hormonais.

  • Hormônios: Um dos efeitos colaterais é o seu impacto sobre os níveis hormonais no organismo, nomeadamente o estrogênio. Além disso, pode ser perigoso para as mulheres grávidas, pois pode estimular a menstruação e resultar em complicações para o bebê e pele. Aqueles que sofrem de desequilíbrios da tireoide ou outros problemas hormonais não devem usar antes de falar com seu médico.
  • Perigo de asfixia: Devido ao efeito incomum que a água e os líquidos têm sobre, uma proporção imprópria pode resultar em uma grande massa gelatinosa que, potencialmente, pode ser difícil de engolir. Por este motivo, não são recomendadas para qualquer pessoa com problemas de deglutição, crianças pequenas ou idosos.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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