Os 30 Benefícios do Tamarindo Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Os 30 Benefícios do Tamarindo Para Saúde
4.9 (97.3%) 37 vote[s]

Benefícios do Tamarindo para saúde são incríveis. Além disso, o Tamarindo possui vitaminas e minerais essências para quem quer se manter jovem e saudável.

Inicialmente, o Tamarindo costumava crescer nas regiões quentes da África. A fruta doce do Tamarindo cresce em cima de árvores extremamente altas da família ‘fabaceae’ (a família que inclui ervilhas e outras leguminosas).Benefícios do TamarindoO cultivo do fruto agora se espalhou para a maioria das regiões mais quentes e mais secas do México e da Ásia, incluindo Índia e Sri Lanka.

O Tamarindo ainda pode ajudar a combater diversas doenças devido a presença de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, ferro, cálcio e magnésio.

Confira melhor agora, os Benefícios do Tamarindo Para Saúde:

1- Funciona Como um Anti-Séptico:

o Tamarindo é uma fruta aguda e é conhecida por ter propriedades medicinais que cura feridas e ajuda a evitar que infecções se espalhem no corpo. Além disso, o fruto tem fortes propriedades antimicrobianas devido à presença de taninos, terpenoides e ácidos cítricos.

2- Ajuda na Perda de Peso:

O fruto contém um composto exclusivo, ácido hidroxicítrico (HCA), que está conectado à perda de peso. Este composto ajuda a inibir uma enzima em nosso sistema que auxilia no armazenamento de gordura.

3- É Bom Durante a Gravidez:

O Tamarindo tem sido usado para curar vários problemas relacionados à gravidez, como doenças matinais, barriga aborrecida, náuseas e constipação. Esta fruta é cheia de fibras, que, além de inibir o excesso, promove o desenvolvimento fetal.

4- Trata os Transtornos Biliosos:

Incluir Tamarindo na sua dieta é uma maneira eficaz de curar distúrbios biliosos. Esses distúrbios são basicamente o resultado de uma produção biliar irregular e descontrolada no fígado.

5- Controla os Níveis de Colesterol:

O nível elevado de colesterol tornou-se um dos distúrbios mais comuns em pessoas entre os 25 e os 50 anos. Porém, o fruto desempenha um papel indireto, porém muito importante, no controle dos níveis de colesterol no corpo.

As fibras dietéticas do Tamarindo se ligam aos sais biliares formados a partir do colesterol e diminuem sua reabsorção.

6- Cura Malária:

Esta fruta quente é conhecida como antiviral e antipirética. Então, consumir 2 pequenos pedaços de Tamarindo duas vezes por dia pode ajudar a manter a febre da malária sob controle.

7- Dispõe a icterícia:

No caso da icterícia, os glóbulos vermelhos presentes no fígado estão sobrecarregados com a presença de bilirrubina, um produto químico amarelo segregado pelo órgão. No entanto, o fruto é muito eficaz na manutenção da saúde do fígado e na regulação dos níveis de bilirrubina, diminuindo as chances de icterícia.

8- Acalma a inflamação:

A inflamação é uma questão séria e pode afetar alguns órgãos internos do corpo. Isso pode causar grande desconforto e até mesmo dor para alguns. Porém, o Tamarindo é um bom medicamento natural para tratar esta condição.

9- Previne o Câncer:

O câncer é uma doença assustadora. Tratar o câncer é um processo longo e doloroso, no entanto, podemos tentar e prevenir esta doença fatal. Então, consuma os tamarindos regularmente para prevenir esta condição.

10- Trata a Constipação:

A constipação é bastante comum e pode acontecer a qualquer um, jovem ou idoso, saudável ou doente. É irritante, e faz você se sentir irritado e inchado ao mesmo tempo. Entretanto, o consumo regular do fruto pode tratar esta condição.

11- Funciona Como um Agente de Lmpeza:

O Tamarindo é um incrível agente de limpeza. Isto é devido ao fato de sua polpa estar cheia de propriedades antibacterianas, antivirais, bem como anti-inflamatórias. Estes ajudam a se livrar de bactérias e vírus persistentes de nosso corpo.

12- Benefícios do Tamarindo Para Tratar Pilhas:

As pilhas são sinônimas de um caminhão de dor. A pessoa não pode se mover e sentar-se livremente é definitivamente uma maldição. Felizmente, temos uma solução natural para lidar com esse problema doloroso. Essa solução é o Tamarindo! Consumar regularmente a fruta para tratar as pilhas de modo eficaz.

13- Purificação do Sangue:

Esta fruta está cheia de minerais essenciais, fibras dietéticas e vitamina C, que ajudam na purificação do sangue. Como mencionado anteriormente, os antioxidantes presentes nos tamarindos recuperam ativamente os radicais livres, oxidando e purificando seu sangue.

14- Fornece Saúde Cardiovascular:

O Tamarindo é muito eficaz no controle dos níveis de colesterol. Ele mantém sua pressão arterial sob controle. Todos esses fatores, juntamente com a abundância de vitamina C, ajudam a diminuir o estresse no sistema cardiovascular.

15- O Tamarindo Cura Úlceras Bucais:

as úlceras da boca podem ser curadas com a ajuda do fruto. Esta fruta tem um efeito de resfriamento e pode facilmente acalmar a sensação de queimação causada por estas pequenas feridas.

16- Promove Saúde Digestiva:

Todas as especiarias que residem no suporte da sua cozinha ajudam a melhorar seu sistema digestivo, e o Tamarindo não é diferente. A abundante fibra nesta fruta regula as fezes, fazendo com que ele passe suavemente pelo estômago e pelos intestinos.Benefício do Tamarindo

17- Combate a Anemia:

O fruto, sendo uma boa fonte de ferro, ajuda a circulação sanguínea adequada em nosso corpo. Uma porção desta polpa saborosa fornece cerca de 10% da porção diária recomendada de ferro, que é responsável por aumentar a contagem de glóbulos vermelhos (RBC) em nosso sangue.

18- Melhora a função do nervo:

Nós usamos ingredientes naturais para uma melhor função cognitiva desde quando eramos crianças. Você também pode usar o Tamarindo em sua cozinha para ajudar a melhorar a função do nervo.

19- O Tamarindo Ajuda a Administrar o Diabetes:

O Tamarindo gordo e saboroso pode ajudar a monitorar e gerenciar as flutuações do açúcar no sangue. Isso ocorre porque esta fruta ajuda a inibir a enzima alfa-amilase, que ajuda a perda de peso.

Isso retarda a absorção de carboidratos, o que, de outra forma, pode levar à formação de açúcares ou gorduras simples e pode aumentar os níveis de insulina.

20- Aumenta o Sistema Imunológico:

Como mencionado anteriormente, o Tamarindo tem um alto teor de vitamina C, que juntamente com outros antioxidantes, ajuda a proteger suas células e órgãos de invasão de corpo estranho, protegendo-o de várias doenças. Além disso, o fruto tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antivirais, anti-sépticas e antipiréticas que ajudam a estimular sua imunidade.

21- Previne a Degeneração Macular:

A quantidade significativa de vitamina A encontrado no fruto, pode ajudar a prevenir a degeneração macular, entre outras doenças relacionadas aos olhos. Além disso, os Benefícios do Tamarindo são essenciais para saúde do corpo.

22- Ajuda na Circulação Sanguínea:

O Tamarindo possui uma quantidade significativa de ferro. Isso quer dizer que, o Tamarindo pode ajudar na circulação sanguínea e também ajuda a combater a anemia, como citado no tópico acima.

23- Benefícios do Potássio Encontrado no Tamarindo:

Os tamarindos possuem níveis adequados de potássio que beneficiam a saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória do corpo.

24- Benefício do Magnésio Encontrado no Tamarindo:

O magnésio tem diferentes funções, que incluem a melhora da boa saúde dos nossos tecidos (nervos, músculos e ossos), controlar a função cardíaca (incluindo o nosso ritmo cardíaco), melhorar o tónus muscular e a pressão arterial.

25- Benefício do Fósforo Encontrado no Tamarindo:

A quantidade significativa de fósforo na fruta, participa de muitas funções bioquímicas das células, faz parte das membranas celulares, age na contração dos músculos, na formação de ossos e dentes.Tamarindo26- Combate Resfriados:

Não podemos deixar de comentar sobre os incríveis benefícios da vitamina C presentes no fruto. Essa vitamina é essencial para pessoas que estão gripadas e resfriadas.

Outras Utilidades do Tamarindo Para Saúde:

  • Elimina o mau hálito;
  • Possui enzimas saciadoras;
  • Elimina vermes e parasitas;
  • Combate os radicais livres.

Confira abaixo este vídeo e conheça ainda mais os Benefícios do Tamarindo Para Saúde:

Efeitos Colaterais do Tamarindo:

Alergia ou hipersensibilidade é um dos efeitos colaterais do Tamarindo. Há muitas pessoas que são sensíveis aos ingredientes desta fruta e acabam desenvolvendo uma série de sintomas como erupções cutâneas, comichão, inflamação, sensação de ardor, tonturas, desmaios, vômitos, falta de ar, etc.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *