Início » Benefícios dos Sucos » 15 benefícios do suco de cajá para saúde!

15 benefícios do suco de cajá para saúde!

beneficios do suco de caja

suco do cajá contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além do mais, o suco é extraído da cajá que pertence a família das anacardiáceas. É originário do Arquipélago da Sociedade, na Oceania. Está presente em quase todo o território brasileiro, em especial na Região Nordeste do Brasil bem como noutros países como é o caso de São Tomé e Príncipe.

Vale ressaltar que a cajá é uma frutinha de casca lisa e fina, de cor alaranjada ou vermelha, muito aromático e de polpa suculenta, de sabor agridoce, que se presta ao preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.

beneficios do suco de caja
benefícios do suco de cajá

Valor nutricional do suco de cajá:

O suco do cajá retém muitos dos principais nutrientes do cajá, incluindo Cálcio, Fósforo e Ferro, sendo frequente nas várzeas e matas de terra firme e argilosa, podendo ser encontrado o ano todo.

Benefícios do suco de cajá para saúde:

1. Controlar o sistema nervoso:

No entanto, o suco do cajá ajuda no controle da ansiedade, depressão e compulsão alimentar se estende a todo o sistema nervoso. Representando benefícios para qualquer pessoa, independente da faixa etária ou sexo.

2. Para os músculos:

Além disso, a suco do cajá conta com os melhores nutrientes, os quais se responsabilizam por auxiliar na atuação das moléculas de ATP. Este suco rico de fósforo, mineral importantíssimo para a contração muscular. Portanto, pode  ser muito eficiente se incorporada a dieta voltada para hipertrofia e ganho de músculos. Já que contribui com a saúde da massa muscular.

3. Melhorar a saúde do coração: 

Rico em propriedades antioxidantes, o suco do cajá proteger o coração de diversos males, como hipertensão, arteriosclerose e ataques cardíacos. Além disso, um dos maiores benefícios do suco para o nosso sistema cardiovascular é a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). Responsável pelos maiores casos de problemas no coração.

4. Prevenir doenças cardíacas:

No entanto, este suco é responsável por dar um “up” na nossa saúde cardiovascular: Extremamente rico em Vitamina C, ele age como antioxidante natural, protegendo o organismo dos radicais livres e prevenindo as doenças cardiovasculares como o AVC, derrame, infarto.

5. Prevenir osteoporose: 

Cálcio, Magnésio e o Potássio presente no suco são minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos.

6. Para o corpo:

O suco do cajá contém um elevadíssimo teor de carotenoides: Essa substância contribui para saúde como um todo, deixando o organismo saudável e nutrido.

7. Acelerar o emagrecimento:

Além disso, para quem deseja perder uns quilinhos para o verão, o suco está ai para contribuir el possui baixo teor calórico, por isso pode ser ingerida sem culpa. Associe o consumo da fruta com a prática de atividades físicas para obter os resultados desejados.

8. Prevenir a TPM:

Para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, o este suco é uma ótima indicação para controlar esses incômodos. Por atuar nos hormônios femininos, ele também contém Vitamina A e Vitamina C, ajuda a prevenir as oscilações de humor que ocorrem no período da TPM.

9. Combater a anemia: 

Tomar 1 copo do suco do cajá contribuirá com 2,8 miligramas de Ferro para o seu corpo. Essa porção equivale de 15,5 a 35% da ingestão recomendada por dia.

Esse nutriente é essencial para a função geral de seu organismo. Pois assume função importante na produção de hemoglobina e mioglobina, ambos indispensáveis para o transporte de oxigênio pelo corpo.

10. Fonte de carotenoides:

Além disso, o suco é fonte rica de carotenoides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral. A beta-cripto xantina é uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a vitamina A.

11. Fortalecer os ossos:

Um dos principais contribuintes para os ossos e dentes se manterem fortes, é o Cálcio pode ser encontrado em abundância no suco do cajá.

12. Acelerar o emagrecimento:

O suco do cajá lhe aproximará da boa forma que você tanto deseja. Sim, ele pode ajudar você a emagrecer pois é rico em fibras, possibilitando o funcionamento do intestino, contribuindo para que você elimine toxinas indesejáveis do corpo.

beneficio do suco de caja
beneficio do suco de cajá

Outros benefícios do suco de cajá para saúde:

  • Melhora no sistema imunológico.
  • Melhora da saúde dos Pulmão e dos Olhos.
  • Ajuda a melhorar o sistema nervoso.

Como fazer o suco de cajá?

1 – Suco de cajá natural:

Ingredientes:

– 200 g de polpa 100% natural de cajá;
– 4 xícaras de água;
– Açúcar ou adoçante a gosto;
– 1 xícara de gelo picado.

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Em seguida, Bata bem e servir-se imediatamente.

2 – Suco de cajá com leite:

Ingredientes:

– 300 ml de leite gelado;
– 200 g de polpa 100% natural de cajá.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, junte os ingredientes e levar ao liquidificador;
  2. Em seguida, bata até obter uma bebida homogênea.
  3. Servir-se imediatamente.

OBS: É importante tomar o suco de cajá natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios.

Além disso, o chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Portanto, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário