Benefícios dos Sucos

30 benefícios do suco de acerola para saúde!

quais os benefícios do suco de acerola?

O suco de acerola é uma fonte natural e significativa de vitamina C, também é importante na síntese de colágeno, dos ossos, pele e vasos sanguíneos. Além disso, a acerola é uma fruta cujo nome científico é Malpighia emarginata e também pode ser conhecida por outros nomes como cereja, cerejeira das Antilhas ou cerejeira do Pará.

Nativa do sul do México, América do Sul e América Central, é popular por seus frutos comestíveis que tem incrível saúde e valores medicinais. A fruta madura é amarela laranja ou vermelho brilhante na cor e tem um aroma maravilhoso e um gosto doce e azedo.

quais os benefícios do suco de acerola?
quais os benefícios do suco de acerola?

Valor nutricional:

A acerola é rica em vitamina A, vitamina C, Vitaminas do complexo B, e minerais como o cálcio, fósforo, ferro, magnésio e potássio. O suco de acerola também possui propriedades antioxidantes como os flavonoides e carotenoides, além de carboidratos e fibras. Por ser rico em todos esses nutrientes o suco de acerola possui muitos benefícios.

Quais os benefícios do suco de acerola?

1. Para melhorar a visão:

A visão é extremamente beneficiada pela vitamina A presente na acerola. Como veremos adiante, esta fruta é capaz de fornecer quantidades incríveis de vitamina A que é tão essencial para a visão.

Veja Também: Os 4 Alimentos que Melhoram a Visão

2. Prevenção do estresse oxidativo:

O “estresse oxidativo” é basicamente o que traz o envelhecimento precoce. O consumo de acerola, graças aos seus antioxidantes, é capaz de prevenir o estresse oxidativo de forma rápida e eficaz. Aconselha-se ao menos duas acerolas por dia.

3. Para reduzir o açúcar no sangue:

Os antioxidantes presentes na acerola, quando tomados em forma de suco, são capazes de trazer benefícios no controle de níveis de açúcar no sangue. Portanto reduz riscos de diabetes, hiperglicemia e etc.

4. Rico em vitamina C:

A acerola é uma das frutas com maior quantidade de vitamina que existem. Cerca de 180ml de suco de acerola tem a mesma quantidade de vitamina C de 14 litros de suco de laranja. Seu consumo é incentivado devido aos benefícios desta vitamina.

5. Para prevenir o câncer de pulmão:

Pode prevenir o câncer do pulmão por ser capaz de impedir o crescimento e desenvolvimento anormal de células cancerígenas dos pulmões.

6. Para aumentar a imunidade:

Por ser extremamente rica em ácido ascórbico, ou vitamina C, a acerola é capaz de aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

7. Para melhorar o metabolismo:

A grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes na acerola ajudam nosso organismo no processo de absorção de proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que o metabolismo funcione de forma mais eficaz.

Veja Também: Como Acelerar o Metabolismo de Forma Natural

8. Rico em antioxidantes:

O estresse oxidativo é basicamente o que traz o envelhecimento precoce. O consumo de acerola, graças aos seus antioxidantes, é capaz de prevenir o estresse oxidativo de forma rápida e eficaz. Aconselha-se ao menos duas acerolas por dia.

9. Aumenta produção de colágeno:

A vitamina C presente na acerola faz com que os níveis de produção de colágeno de nosso corpo aumentem, favorecendo assim o combate ao envelhecimento precoce das células.

10. Fornece nutrientes essenciais:

Como vimos, a acerola é rica em vitamina A e C. Porém, também possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para nosso organismo. Podemos citar o cálcio, zinco, cobre, magnésio, potássio e também as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B9.

suco de acerola

11. Rico em vitamina A:

Uma única acerola é capaz de fornecer a mesma quantidade de vitamina A que uma cenoura inteira. Isso significa que a mera ingestão de duas acerolas é o suficiente para fornecer as quantidades necessárias de vitamina A ara nosso organismo.

12. Para prevenir o escorbuto:

Embora não seja uma doença muito comum hoje em dia, o escorbuto pode ser evitado e tratado com acerola, graças aos seus altos níveis de vitamina C.

13. Para reduzir o açúcar no sangue:

Os antioxidantes presentes na acerola, quando tomados em forma de suco, são capazes de trazer benefícios no controle de níveis de açúcar no sangue. Portanto reduz riscos de diabetes, hiperglicemia e etc.

14. Para prevenir problemas gastrointestinais:

As acerolas são ricas em fibras, fazendo com que o nosso sistema gastrointestinal seja favorecido, uma vez que seus processos serão facilitados. Isso significa que a acerola pode tratar diarreias, constipações, disenterias e etc.

15. Para saúde do coração:

Todos os nutrientes presentes na acerola auxiliam na manutenção de nosso sistema cardiovascular, em especial o potássio, cálcio e magnésio, presentes em altas quantidades.

16. Para perder peso:

A acerola tem a capacidade de auxiliar na perda de peso, pois além de ser uma facilitadora do funcionamento do metabolismo, possui baixíssimas quantidades de gorduras e calorias.

Veja Também: As 10 Dicas Simples Para Perder Peso em 1 Mês

17. Para prevenção do câncer:

O Suco de Acerola é rico em princípios ativos flavonoides e carotenoides, que são antioxidantes importantes para agirem contra a ação de radicais livres. Eles são importantes para proteger contra a ação de células cancerígenas.

E que podem resultar na formação de tumores. É importante saber para que serve a acerola, pois ela é muito conveniente para a prevenção de Câncer no pulmão.

18. Cicatrização de feridas:

Como muitos já sabem, o suco de acerola é bastante funcional para o tratamento e saúde da pele, e os benefícios não só são convenientes para a redução de evidências de acnes ou manchas, mas também para auxiliar na cicatrização de ferimentos.

Esse efeito é garantido pela vitamina C, que favorece a saúde dos tecidos. Impulsionando o surgimento de células novas, a acerola pode acelerar o processo de cicatrização, eliminando as marcas da pele.

19. Como energético natural:

De olho na melhor qualidade de seus treinos, os benefícios do suco de acerola podem impulsionar não só os resultados de saúde, mas também para melhor qualidade de exercícios físicos.

A fruta pode contribuir com carboidratos que são transformados em energia a ser gasta durante o levantamento de pesos, elevando o gasto calórico, apoiando a redução do percentual de gorduras.

20. Para saúde da pele:

O Suco de Acerola, é rico em colágeno que atua como um hidratante e protetor natural da pele. O suco de acerola é essencial para favorecer os vasos sanguíneos, a saúde dos ossos e, principalmente da pele, a vitamina C presente no suco de acerola pode auxiliar na síntese de Colágeno, excelente agente para reduzir os impactos como estrias, celulites e flacidez.

Garantindo a produção desse colágeno, pode-se notar os benefícios não só na pele, mas nos ossos, dentes, e muito mais. A acerola também é reconhecida como conveniente para a proteção da pele, quando esta está exposta ao sol, além de retardas os efeitos causados pelo envelhecimento.

21. Para Controle do diabetes:

Os benefícios do suco de acerola podem ajudar na prevenção de diabetes, contribuindo com a saúde geral do corpo. Sabemos que nenhuma fruta é prejudicial aos diabéticos, desde que elas sejam consumidas em porções saudáveis.

Os benefícios da acerola também se estendem a estes, pois ela pode auxiliar no equilíbrio dos níveis de açúcar na corrente sanguínea.

22. Contra o envelhecimento:

O suco de acerola é uma das melhores frutas antienvelhecimento disponíveis em todo o mundo. Esta propriedade de acerola pode ser atribuída à presença de quantidades elevadas de vitamina C e outros antioxidantes.

Estes nutrientes retardam o processo de envelhecimento, ajudando o seu corpo a lutar contra os danos dos radicais livres e estresse. A vitamina C estimula a produção de colágeno, que melhora a elasticidade e flexibilidade da pele, dando-lhe uma aparência jovem.

Veja agora através do vídeo, alguns benefícios da acerola para saúde:

Outros Benefícios:

  1. O suco de acerola é uma fonte de vitamina C, sob a forma natural de ácido ascórbico, A vitamina C é um nutriente essencial, desempenhando um papel importante na saúde do sistema imunológico;
  2. A vitamina A é um nutriente importante encontrada na acerola. A vitamina A desempenha um papel importante na saúde dos olhos;
  3. O suco possui micronutrientes, tais como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio e magnésio;
  4. Acerola pode estimular a produção de colágeno, a melhorar no desempenho esportivo e o retarda processo de envelhecimento;
  5. Acerola pode lutar contra o estresse oxidativo (um processo relacionado com o envelhecimento associado a uma série de doenças graves;
  6. A vitamina C presente nesse suco faz com que os níveis de produção de colágeno de nosso corpo aumentem, favorecendo assim o combate ao envelhecimento precoce das células;
  7. Porém, também possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para nosso organismo. Podemos citar o cálcio, zinco, cobre, magnésio;
  8. A acerola é rica em ácido ferúlico, tanino, quercetina, ácido clorogênico que oferecem propriedades antioxidantes.

Observações:

Embora o suco de acerola tenha propriedades fundamentais para o funcionamento do organismo, não é recomendado a adoção de acerola como forma de tratamento sem nenhuma orientação médica. Antes de adotar qualquer tipo de tratamento, deve-se impreterivelmente buscar pela opinião de um médico ou profissional de saúde.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

2 comentários

  • […] como a acerola, o suco de laranja é um bom aliado para o tratamento do resfriado. Neste caso, é importante que […]

  • […] 1,5 gramas de proteína. E, mais impressionante ainda, existem apenas 70 calorias em uma xícara de suco, oferecendo muitos antioxidantes e ingredientes ativos, como o licopeno, o betacaroteno, os […]

Deixe um comentário