Benefícios dos Sucos

Suco de cajá faz bem para o coração: veja 15 benefícios

beneficios do suco de caja

suco do cajá contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além do mais, o suco é extraído da cajá que pertence a família das anacardiáceas. É originário do Arquipélago da Sociedade, na Oceania. Está presente em quase todo o território brasileiro, em especial na Região Nordeste do Brasil bem como noutros países como é o caso de São Tomé e Príncipe.

Vale ressaltar que a cajá é uma frutinha de casca lisa e fina, de cor alaranjada ou vermelha, muito aromático e de polpa suculenta, de sabor agridoce, que se presta ao preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.

benefícios do suco de cajá

Valor nutricional do suco de cajá:

O suco do cajá retém muitos dos principais nutrientes do cajá, incluindo Cálcio, Fósforo e Ferro, sendo frequente nas várzeas e matas de terra firme e argilosa, podendo ser encontrado o ano todo.

Benefícios do suco de cajá para saúde:

1. Controlar o sistema nervoso:

No entanto, o suco do cajá ajuda no controle da ansiedade, depressão e compulsão alimentar se estende a todo o sistema nervoso. Representando benefícios para qualquer pessoa, independente da faixa etária ou sexo.

2. Para os músculos:

Além disso, a suco do cajá conta com os melhores nutrientes, os quais se responsabilizam por auxiliar na atuação das moléculas de ATP. Este suco rico de fósforo, mineral importantíssimo para a contração muscular. Portanto, pode  ser muito eficiente se incorporada a dieta voltada para hipertrofia e ganho de músculos. Já que contribui com a saúde da massa muscular.

3. Melhorar a saúde do coração: 

Rico em propriedades antioxidantes, o suco do cajá proteger o coração de diversos males, como hipertensão, arteriosclerose e ataques cardíacos. Além disso, um dos maiores benefícios do suco para o nosso sistema cardiovascular é a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). Responsável pelos maiores casos de problemas no coração.

4. Prevenir doenças cardíacas:

No entanto, este suco é responsável por dar um “up” na nossa saúde cardiovascular: Extremamente rico em Vitamina C, ele age como antioxidante natural, protegendo o organismo dos radicais livres e prevenindo as doenças cardiovasculares como o AVC, derrame, infarto.

5. Prevenir osteoporose: 

Cálcio, Magnésio e o Potássio presente no suco são minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos.

6. Para o corpo:

O suco do cajá contém um elevadíssimo teor de carotenoides: Essa substância contribui para saúde como um todo, deixando o organismo saudável e nutrido.

7. Acelerar o emagrecimento:

Além disso, para quem deseja perder uns quilinhos para o verão, o suco está ai para contribuir el possui baixo teor calórico, por isso pode ser ingerida sem culpa. Associe o consumo da fruta com a prática de atividades físicas para obter os resultados desejados.

8. Prevenir a TPM:

Para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, o este suco é uma ótima indicação para controlar esses incômodos. Por atuar nos hormônios femininos, ele também contém Vitamina A e Vitamina C, ajuda a prevenir as oscilações de humor que ocorrem no período da TPM.

9. Combater a anemia: 

Tomar 1 copo do suco do cajá contribuirá com 2,8 miligramas de Ferro para o seu corpo. Essa porção equivale de 15,5 a 35% da ingestão recomendada por dia.

Esse nutriente é essencial para a função geral de seu organismo. Pois assume função importante na produção de hemoglobina e mioglobina, ambos indispensáveis para o transporte de oxigênio pelo corpo.

10. Fonte de carotenoides:

Além disso, o suco é fonte rica de carotenoides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral. A beta-cripto xantina é uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a vitamina A.

11. Fortalecer os ossos:

Um dos principais contribuintes para os ossos e dentes se manterem fortes, é o Cálcio pode ser encontrado em abundância no suco do cajá.

12. Acelerar o emagrecimento:

O suco do cajá lhe aproximará da boa forma que você tanto deseja. Sim, ele pode ajudar você a emagrecer pois é rico em fibras, possibilitando o funcionamento do intestino, contribuindo para que você elimine toxinas indesejáveis do corpo.

beneficio do suco de cajá

Outros benefícios do suco de cajá para saúde:

  • Melhora no sistema imunológico.
  • Melhora da saúde dos Pulmão e dos Olhos.
  • Ajuda a melhorar o sistema nervoso.

Como fazer o suco de cajá?

1 – Suco de cajá natural:

Ingredientes:

– 200 g de polpa 100% natural de cajá;
– 4 xícaras de água;
– Açúcar ou adoçante a gosto;
– 1 xícara de gelo picado.

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Em seguida, Bata bem e servir-se imediatamente.

2 – Suco de cajá com leite:

Ingredientes:

– 300 ml de leite gelado;
– 200 g de polpa 100% natural de cajá.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, junte os ingredientes e levar ao liquidificador;
  2. Em seguida, bata até obter uma bebida homogênea.
  3. Servir-se imediatamente.

OBS: É importante tomar o suco de cajá natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios.

Além disso, o chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Portanto, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Sair da versão mobile