Benefícios dos Sucos

Suco de mirtilo: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
beneficios do suco do mirtilo

O suco de mirtilo é rico em flavonoides que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que provocam efeitos positivos na saúde geral. Além do mais, o suco de mirtilo é extraído da mirtilo que pertence a família Ericaceae. O Mirtilo, uma frutinha azul, pequena, redonda e saborosa.

Valor nutricional:

O suco dessa frutinhas, têm baixas calorias – 60 calorias por cada 100 gramas da fruta fresca. Também contêm carboidratos, açúcar e fibra alimentar. São uma excelente fonte de Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K e Potássio, Cálcio, Magnésio, Ferro, Zinco, Selênio, Manganês e Fósforo. Frutas azuis, em geral, são ricas em antioxidantes – antocianinas, flavonóides e compostos fenólicos – e os mirtilos são um exemplo desta riqueza nutricional e medicinal.

Quais os benefícios do suco de mirtilo?

1. Para melhorar a digestão:

Sendo uma fonte natural de fibra solúvel e insolúvel, o suco de mirtilo podem ajudar a regular sua trilha gastrointestinal ao comer apenas alguns punhados por dia.

A adição do suco de mirtilo à dieta pode alterar o equilíbrio do micróbio intestinal em favor dos membros do filo Actinobacteria. O suco de mirtilo têm potencial prebiótico, que promove o crescimento de bactérias boas (probióticos) no cólon e promove benefícios digestivos e para a saúde.

2. Para a saúde cardíaca:

Depois de realizar pesquisas com mais de 93.000 mulheres de 25 a 42 anos de idade, não observaram esse tipo de benefício em outros tipos de antioxidantes que foram estudados. Os benefícios do suco de mirtilo demonstraram baixar o colesterol LDL, aumentar o colesterol HDL e diminuir a pressão arterial.

3. Para o organismo:

O suco de mirtilo proporciona um equilíbrio total do nosso organismo, regula os sais minerais, antioxidantes, neuro-nutrientes, enzimas, vitaminas, aminoácidos, bioflavonóides e outros ingredientes fundamentais para a saúde. Aumenta o fluxo de urina e ajuda a melhorar o funcionamento do fígado.

4. Para a pele:

O suco de mirtilo contêm resveratrol, que é comprovado para reduzir os danos causados pela exposição excessiva ao sol e pode naturalmente escurecer sua pele.

5. Para melhorar a textura da pele:

O colágeno presente no suco de mirtilo fornece a estrutura para os vasos sanguíneos. Os minúsculos vasos sanguíneos sob a pele carregam oxigênio e nutrientes que mantêm a pele saudável. Sem nutrientes suficientes, a pele se tornará áspera e seca.

6. Para acelerar a perda de peso:

Sendo baixo em calorias, baixo índice de glicemia e alto em fibras, todos têm três razões para tomar o suco de mirtilo para perder peso!

Como os alimentos com baixo índice glicêmico são absorvidos mais devagar, eles permanecem mais tempo no seu aparelho digestivo. É por isso que esses alimentos às vezes são chamados de carboidratos lentos.

Esses alimentos podem ajudar a controlar o apetite e atrasar as pistas de fome, o que pode ajudar com o controle de peso. O açúcar no sangue equilibrado também pode ajudar a reduzir o risco de resistência à insulina.

7. Para os ossos:

O suco de mirtilo contêm ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco e vitamina K. Cada um destes é um componente do osso. A ingestão adequada destes minerais e vitaminas contribui para a construção e manutenção da estrutura óssea e da força.

O ferro e o zinco desempenham papéis cruciais na manutenção da força e elasticidade dos ossos e articulações. A baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea. No entanto, a ingestão adequada de vitamina K melhora a absorção de cálcio e pode reduzir a perda de cálcio.

8. Para tratar asma:

Pessoas com baixo nível de vitamina C, têm uma grande chance de desenvolver asma. A maior ingestão de vitamina C diminuirá a produção de histamina no corpo, o que contribui para a inflamação.

9. Para reduzir a pressão arterial:

A manutenção de baixos níveis de sódio é essencial para manter a pressão arterial a um nível saudável. O suco de mirtilo é isentos de sódio. Eles contêm potássio, cálcio e magnésio. Alguns estudos demonstraram que as dietas baixas nesses minerais estão associadas à maior pressão arterial.

Espera-se que a ingestão dietética adequada desses minerais ajude a reduzir a pressão arterial. No entanto, outros estudos contrariaram essas descobertas. Por exemplo, um estudo de 2015 sobre pessoas com síndrome metabólica descobriu que o consumo diário do suco de mirtilo durante 6 semanas não afetou os níveis de pressão arterial.

10. Para tratar a acne:

Para pessoas com pele que é propensa à acne, o suco de mirtilo pode auxiliar a conquistar a pele sem mancha. Essa fruta possuem uma concentração alta de salicilatos, este se caracteriza o sal do ácido salicílico.

O ácido salicílico é de modo amplo usado nos produtos de tratamento da acne tópicos. A capacidade de remoção da pele morta, abrir poros entupidos, e atuar contra bactérias, faz dele tratamento bastante eficiente para acne.

11. Alivia dores menstruais:

Por ser rico em vitamina K, o suco de mirtilo ajuda também a regularizar a menstruação e ajudam no bom funcionamento dos hormônios, tornando-se amigo das mulheres durante o período menstrual.

12. Para prevenir câncer:

A vitamina C, a vitamina A e os vários fitonutrientes no suco de mirtilo funcionam como poderosos antioxidantes que podem ajudar a proteger as células contra danos causados por radicais livres ligados à doença.

Os antioxidantes podem inibir o crescimento do tumor, diminui a inflamação no corpo e ajudar a reduzir os cânceres de esôfago, pulmão, boca, faringe, endométrio, pancreático, próstata e cólon.

O suco de mirtilo também contêm folato, que desempenha um papel na síntese e no reparo do DNA. Isso pode impedir a formação de células cancerígenas devido a mutações no DNA.

13. Melhora a saúde mental:

Estudos baseados na população mostraram que o consumo do suco de mirtilo está ligado ao declínio cognitivo mais lento em mulheres mais velhas. Além de reduzir o risco de danos cognitivos, o suco de mirtilo também pode melhorar a memória de curto prazo e a coordenação motora de uma pessoa.

14. Para o cabelo:

Para obter uma juba saudável, precisamos comer alimentos saudáveis. Uma dieta saudável reflete em nossa pele e cabelo. Ele desempenha um papel importante na melhoria da saúde da nossa pele e cabelo. A vitamina C do suco de mirtilo oferece muitos benefícios para o cabelo.

15. Trata hipertensão:

O suco de mirtilo diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

16. Para acalmar garganta inflamada:

O suco de mirtilo tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acalmar garganta e evitar o congestionamento.

17. Para prevenir a gripe e resfriado:

O suco de mirtilo é uma excelente fonte de vitamina C e ajudam na prevenção de gripe e resfriados.

18. Alivia os sintomas comuns na gravidez:

Alguns dos sintomas mais comuns na gravidez são náuseas e vômitos e muitas vezes podem estar associados à deficiência de vitamina K, que está presente no suco de mirtilo, uma dose adequada ajuda a controlar esse mal estar.

19. Trata a infecção do trato urinário:

Para esta condição, o suco de mirtilo podem ser surpreendentemente benéficos. Eles têm um composto formado por moléculas grandes semelhantes a polímeros, que inibem o crescimento de tais bactérias.

O suco de mirtilo também possi certas propriedades antibióticas que aumentam esse efeito. Essas moléculas pesadas esfregam as bactérias nas paredes ao longo do trato, evitando assim a infecção. Até agora, este composto só foi encontrado nessa fruta.

20. Para melhorar a visão:

O suco de mirtilo é uma das melhores alternativas para óculos, lentes de contacto, colírios, medicamentos e cirurgias oculares. Eles podem prevenir ou atrasar todos os problemas oculares relacionados à idade. Como degeneração macular, catarata, miopia e hipermetropia, secura e infecções. Particularmente aqueles pertencentes à retina, devido às suas propriedades antioxidantes.

A degeneração macular é um problema grave em que a retina do olho degenera gradualmente, levando a uma cegueira completa ou parcial. Você não pode colocar essa fruta diretamente em seus olhos, mas você pode simplesmente comê-los para uma visão mais saudável.

Contêm antioxidantes especiais chamados carotenóides (luteína, zeaxantina etc.), flavonóides (como rutina, resveratrol, quercetina etc.). E outros compostos antioxidantes como vitamina A, C, E, selênio, zinco e fósforo, que são todos muito benéficos e essenciais para a saúde ocular.

Pode aumentar seu sistema imunológico e prevenir infecções. Uma vez que seu sistema imunológico é forte, você não vai pegar resfriados, febre, varíola e inúmeras outras doenças transmissíveis espalhadas por bactérias e vírus.

21. Para o cérebro:

Como o suco de mirtilo contêm uma quantidade tão elevada de fenóis, particularmente ácido gálico, o suco de mirtilo é conhecidos como “agentes neuroprotetores”. Segundo os pesquisadores do Irã, isso significa que eles podem proteger literalmente nossos cérebros da degeneração, neurotoxicidade e estresse oxidativo.

22. Para os vasos sanguíneos:

O suco de mirtilo garante a dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

Sair da versão mobile