Benefícios dos Sucos

Suco de pinhão: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 20/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
beneficios do pinhao

O suco de pinhão são extremamente ricos em nutrientes essenciais, destacando-se especialmente a presença de ácidos graxos essenciais, entre os quais podemos citar o ácido graxo ômega-6 e ácido graxo ômega-3, essenciais para cuidar de nosso sistema cardiovascular e manter a saúde do nosso cérebro.

suco de pinhao

Os pinhões são as sementes das Araucária, árvore comum do Sul do Brasil, mas que também pode ser encontrada em regiões frias do Sudeste. Eles se destacam por conter cerca de 90% de ácidos monoinsaturados e polinsaturados, por isso, são muito bons para combater doenças cardiovasculares.

Benefícios do Suco de Pinhão Para Saúde:

1. Previne anemia:

É um alimento essencial para tratar a anemia, isto porque é rico em ferro, um elemento essencial para prevenir essa condição, além disso, contém também cobre que ajuda na absorção deste mineral pelo corpo.

2. Aumenta nossa energia

Se você está com a energia baixa, suco de pinhão pode ajudar a fornecer um impulsos de energia natural, de modo fácil e rápido. Isto é devido ao seu alto teor de proteína e magnésio.

3. Melhora a saúde dos olhos:

O alto teor de luteína faz com que o suco de pinhão sejam muito bons para a prevenção de doenças oculares, tais como degeneração macular e catarata. Eles também contêm vitamina A que é essencial para a visão.

4. Efeito anti-envelhecimento:

O efeito anti-envelhecimento causado pelo consumo do suco de pinhão é devido a suas poderosas propriedades antioxidantes naturais, que eliminam os radicais livres encontrados no corpo impedindo a destruição das células. Isto é também essencial para a prevenção de doenças tais como câncer.

5. Ajudam a emagrecer:

Embora os Suco de Pinhão tenham um alto teor de gordura, a introdução desse fruto seco regularmente em nossa dieta pode ajudar a obter resultados em nossa dieta para perder peso. O ácido piroleico contido nesse alimento libera um hormônio chamado colecistoquinina, que ajuda a combater a fome. Se temos menos fome, comemos menos e emagrecemos.

6. Aumenta e melhora a fertilidade:

São excelentes para casais que querem para ter filhos, graças à sua riqueza de zinco, um elemento essencial para o bom funcionamento do esperma, bem como para sua qualidade.

7. Estimula o sistema imunológico:

Como indicado acima, os pinhões são ricos em vitamina E e zinco, que são alguns dos nutrientes ideais quando precisamos fortalecer nosso sistema imunológico de forma natural. Um consumo regular do suco de pinhão é uma excelente escolha para aumentar nossas defesas, por isso seu uso é adequado especialmente em tempos de mudanças sazonais, como no outono e inverno.

8. Previne a prisão de ventre:

Fornece quantidades interessantes de fibras, de modo que é um alimento ideal para combater a prisão de ventre, quer como um preventivo ou como um tratamento natural para tratar esse problema.

9. Reduz o colesterol:

O consumo regular do suco de pinhão é um muito adequado para reduzir o colesterol alto, graças à sua riqueza em ácidos graxos essenciais, por isso é uma opção natural que ajuda na redução dos níveis elevados de LDL (mau colesterol) e de triglicéridos, enquanto aumenta o HDL (bom colesterol).

10. Promove a saúde da memória:

Melhora a memória, graças aos carboidratos que ela fornece.

beneficio do suco de pinhão

Confira outros benefícios:

  • Previne o colesterol;
  • Trata a constipação;
  • Ajuda na prisão de ventre;
  • Ajuda perder peso;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Previne anemia;
  • Tem efeito anti-envelhecimento;
  • Melhora a saúde dos olhos.

Malefícios:

Pessoas com alergias ao amendoim ou alergias a outras nozes podem ter uma reação alérgica á essas sementes.

Sair da versão mobile