Benefícios dos Sucos

Suco de cacau: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
beneficios do suco de cacau

O suco de cacau oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo, é bastante conhecido como um ingrediente que dá origem ao chocolate, entretanto, a fruta também pode ser utilizada de outras maneiras. Por exemplo, é possível usar o ingrediente em receitas de doces, geleias, licores e sucos.

benefícios do suco de cacau

Vamos conhecer agora alguns dos benefícios que estão associadas à bebida preparada a partir o ingrediente o suco de cacau. Mas antes de entrarmos nessa questão, vamos analisar um pouco melhor a própria fruta.

Certos pesquisadores afirmam que quando os primeiros índios chegaram ao continente americano, o cacau era cultivado pelos astecas, incas e maias na América Central. Já uma outra vertente, baseada em uma pesquisa realizada por cientistas franceses e equatorianos, conclui que a fruta é originária da Amazônia.

Propriedade nutricionais do suco de cacau:

Os grãos de cacau são conhecidos por terem mais de 300 compostos saudáveis. Algumas delas incluem, feniletilamina, teobromina, e muitos polifenóis, como flavonoides. O cacau contêm também muitas vitaminas e minerais.

Tais como o Potássio e Cobre, que ajudam a melhor a saúde cardiovascular, e Ferro, que transporta oxigênio através do corpo. O Cálcio e o Magnésio também é encontrado nas sementes de cacau, que são necessários para que todos os principais órgãos funcionem corretamente.

Benefícios do suco de cacau para saúde:

1. É fonte de nutrientes:

Beber o suco de cacau preparado a partir da polpa da fruta beneficia a saúde do organismo porque ela serve como fonte de alguns nutrientes que o corpo humano necessita para funcionar adequadamente. Isso inclui vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, ferro, fósforo e cálcio.

2. Efeito antioxidante:

A polpa do cacau também serve como fonte de antioxidantes para o organismo humano. Consumir bebidas e alimentos que oferecem antioxidantes é importante porque esses compostos combatem a ação de substâncias maléficas chamadas radicais livres, que são conhecidos por causarem doenças graves como o câncer e por promoverem o envelhecimento precoce.

3. Controle do colesterol:

Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, identificou alguns dos benefícios que os flavonoides (substâncias antioxidantes) encontrados no cacau podem trazer. O experimento analisou 21 estudos a respeito do ingrediente que contaram com a participação de 2.575 pessoas.

4. Prevenir diabetes:

A resistência à insulina pode ser reduzida em pessoas que consumem os flavonoides por meio do suco de cacau. Isso é relevante porque a insulina trabalha no controle da quantidade de glicose (açúcar) encontrada no sangue e a diabetes é desenvolvida quando o organismo não é capaz de produzir o hormônio ou não consegue utilizar adequadamente a insulina produzida pelo corpo.

5. Regular o intestino:

Porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de fitobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;

6. Saúde do cérebro:

Pesquisadores também já afirmaram que os flavonoides do cacau podem estender os seus benefícios à manutenção de saúde do cérebro, em uma espécie de efeito neuro protetor.

Acredita-se que isso pode traduzir em efeitos benéficos para a aprendizagem e funções da memória. Além disso, a hipótese é que a ingestão de produtos à base do cacau (como é o caso do suco de cacau) podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

7. Aliviar asma:

O suco de cacau contêm xantina e teofilina, que ajudam a relaxar espasmos brônquicos e a abertura de brônquios obstruídos. Além disso, facilita um fluxo fácil de ar e é valioso para curar várias alergias, incluindo asma e falta de ar. Seu consumo, portanto, ajuda a proporcionar alívio da asma brônquica.

8. Acelera a cicatrização:

Os extratos de cacau foram confiáveis ​​para suas propriedades terapêuticas e curativas de feridas na fabricação de medicamentos naturais. Além disso, os extratos do cacau ajudam na prevenção do desenvolvimento de vários tipos de infecções no corpo.

9. Para o cérebro:

Pesquisadores também já afirmaram que os flavonoides no suco de cacau podem estender os seus benefícios à manutenção de saúde do cérebro, em uma espécie de efeito neuro protetor.

10. Melhoria do humor:

A ingestão de extratos do cacau proporciona ainda efeitos antidepressivos em determinados tipos de processos psicológicos. Além disso, estudos já mostraram que o alimento pode ajudar a melhorar o humor, combater a depressão e melhorar a cognição em períodos de exaustão mental persistente.

11. Saúde do coração:

O mesmo estudo de Harvard identificou ainda que a resistência à insulina foi reduzida em pessoas que consumiram os flavonoides por meio do cacau. Isso é relevante porque a insulina trabalha no controle da quantidade de glicose (açúcar) encontrada no sangue e a diabetes é desenvolvida quando o organismo não é capaz de produzir o hormônio ou não consegue utilizar adequadamente a insulina produzida pelo corpo. Ou seja, a resistência ao hormônio é um fator de risco para o surgimento de diabetes.

12. Para a pressão sanguínea:

O suco de cacau é rico em flavonoides que ajuda na redução da pressão arterial e na melhoria da elasticidade dos vasos sanguíneos. Estudos de pesquisa realizados sobre este assunto mostraram mudanças positivas na pressão arterial sistólica e diastólica como conseqüência do consumo do suco de cacau.

suco de cacau

13. Tratar a asma brônquica:

O suco de cacau contém xantina e teofilina, que ajuda a relaxar espasmos bronquiais e abertura brônquios constrição. Isso facilita um fluxo fácil de ar e é valioso na cura de várias alergias, inclusive a asma e falta de ar. O consumo de cacau, portanto, ajuda no alívio da asma brônquica.

14. Combater obesidade:

A ingestão de suco de cacau ajuda na modulação do metabolismo lipídico e na redução da síntese e transporte de ácidos graxos. Também demonstrou uma melhora na termogênese, o mecanismo de produção de calor nos tecidos adiposos brancos e no fígado.

Sair da versão mobile