Benefícios dos Sucos

Suco de nectarina: Para que serve, valor nutricional, benefícios e contraindicação

Por Alan Costa, em 16/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
suco de nectarina

suco de nectarina é rico em diversos minerais que favorecem todo o nosso organismo. O consumo do suco ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e promove uma pele mais jovem é saudável. As Nectarinas são cultivadas nos mesmos lugares onde crescem os pêssegos. Em média, as Nectarinas são ligeiramente menores, mais doce, mais avermelhadas e sensíveis do que os pêssegos. A árvore de nectarina é de pequeno porte, possuem folhas longas e estreitas, que têm margem muito finamente serrilhada.

suco de nectarina

Preferem climas quentes e secos que contenha solo arenoso e bem drenado. Os principais produtores da fruta são a França, Espanha, Grécia, Califórnia, Chile, África do Sul, Argentina e Chile. No Brasil são produzidas na região sul e sudeste, com destaque para o Rio Grande do Sul e São Paulo.

Valores nutricionais:

O suco de nectarina contem um alto teor de antioxidantes, que são compostos responsáveis por proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, ela possui ainda vitamina A, vitamina B3, vitamina C e potássio.

A vitamina A presente na fruta, é essencial para conservar a saúde da pele, proteger a vista, auxiliar no crescimento dos cabelos, para o bom funcionamento do sistema imunológico e para os ossos. A vitamina B3 possui um papel muito importante no processo de formação do DNA, a vitamina C contribui para a saúde óssea, cartilagens, dentes, gengivas e protege o organismo contra infecções. O potássio é um elemento químico essencial para o homem, pois regula o metabolismo do corpo.

Benefícios do suco de nectarina para saúde:

1. Regula intestino:

O suco de nectarina contem uma grande quantidade de fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal e, além disso, contém pectina, razão pela qual tem propriedades laxantes.

2. Com para saúde ocular:

O suco de nectarina é rico em luteína, um nutriente importante que incentiva a saúde ocular e ajuda a reduzir o risco de uma doença como a degeneração macular relacionada com a idade. Várias investigações mostram que a luteína também é um antioxidante extremamente poderoso que ajuda na redução do risco de catarata nuclear.

3. Contra o colesterol ruim:

O ácido clorogênico e as antocianinas presentes nas Nectarinas exercem ação inibitória contra a oxidação do colesterol ruim, previne o endurecimento das artérias e favorece a circulação adequada das plaquetas humanas.

4. Previne do câncer:

O suco de nectarina também contem ácido clorogênico, um composto natural que possui múltiplos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de vários tumores e câncer, como o câncer de cólon.

5. Ajuda no crescimento muscular

O alto teor de de vitamina C presente neste suco contribui para o bom crescimento e desenvolvimento dos músculos, dentes e vasos sanguíneos.

6. Contra a obesidade

Pesquisas recentes relataram que o suco de nectarina contem compostos bioativos como antocianinas, catequina, ácido clorogênico e derivados da quercitina que têm potencial para combater condições médicas relacionadas à obesidade.

7. Trata queimaduras solar:

O betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, presente neste suco é fundamental para exercer ação protetora contra o dano da pele causado pela queimadura a exposição a radiações UV.

8. Contra a hipertensão:

O suco de nectarina é uma fruta rica em potássio e possui baixo teor de sódio, sendo excelente para pessoas com pressão arterial elevada para ajudar a melhorar a esta condição.

9. Ajuda na saúde capilar:

Este suco tem muito boa oferta de carotenoides, compostos que nos protegem contra doenças e doenças degenerativas, como catarata, glaucoma, problemas no couro cabeludo, dermatite, etc.

10. Contra problemas na próstata:

Igualmente interessante é a presença do zinco neste suco, que está envolvido na formação e a mineralização dos ossos, ajuda a evitar problemas da próstata e se encontra diretamente envolvido no estado da nossa pele, unhas e cabelo.

11. Rico em antioxidantes:

Eles são principalmente carotenos e vitamina C e zinco e selênio que fornecem ao suco de nectarina em capacidade antioxidante. Introduzir antioxidantes através de alimentos na nossa dieta é muito importante porque eles protegem contra os radicais livres, retardar o envelhecimento e ajuda a reduzir a incidência de doenças como o câncer.

12. Auxilia na constipação:

Se você incorporar este suco em sua dieta como de costume, você vai ver melhor o trânsito intestinal e pode melhorar os casos de constipação ou preveni-los. Este suco é uma boa fonte de fibra dietética e pode tomar as duas principais refeições e lanche entre as refeições, como um lanche saudável.

13. Conta a hipocalemia

O potássio presente nesta fruta ajuda na síntese de proteínas, no funcionamento dos músculos, na manutenção do equilíbrio eletrolítico e na utilização ideal de carboidratos e apoia processos metabólicos. O déficit de potássio no organismo pode levar a distúrbios como a hipocalemia que pode degradar a saúde muscular e pode causar arritmia cardíaca.

14. Bom para pele:

O Suco de Nectarina possui uma grande quantidade de bioflavonoides que contribuem de forma produtiva no cuidado da pele. Componentes antioxidantes como a vitamina C, luteína e betacaroteno encontrados nesta fruta recebem o crédito por esse efeito defensivo.

15. Melhora a digestão

A presença de fibras alimentares e a natureza alcalina das Nectarinas ajudam na manutenção da digestão, bem como a saúde geral. O conteúdo de fibra presente nesta fruta absorve água, adiciona volume à dieta, regula os movimentos intestinais e evita problemas como gastrite, constipação e úlceras.

16. Ajuda durante a gestação:

As mães expectantes podem se beneficiar do tesouro vitamínico e mineral presente no suco de nectarina, especialmente o conteúdo de folato, que ajudam a reduzir o risco de defeitos do tubo neural como a espinha bífida e também contribui para a saúde geral da mãe e do bebê.

17. Contra a aterosclerose

Os flavonoides encontrados no suco de nectarina podem ajudar na prevenção do aumento da agregação de plaquetas e reduzir o risco de desenvolver aterosclerose.

18. Saúde cardiovascular

O consumo regular do suco de nectarina, pode ser benéfico na manutenção da saúde cardiovascular atribuindo à presença de antioxidantes amigáveis ​​com o coração.

19. Aumento do metabolismo:

O suco de nectarina também possui diversos minerais como o potássio, o encarregado de regular o metabolismo corporal; esse também é o trabalho do magnésio e do fósforo contidos nessa fruta.

20. Contra os Radicais Livres:

O suco de nectarina é composto de ricos antioxidantes, como o betacaroteno e a criptoxantina, que juntos combatem e inibem a ação dos radicais livres.

Veja no vídeo abaixo, Outros Benefícios da nectarina para saúde:

Outros benefícios do suco de nectarina para saúde:

  • O seu alto teor de ácido fólico faz com que esta fruta também possa ser benéfica para as mulheres grávidas ao evitar possíveis malformações fetais.
  • O ácido clorogênico presente como relatado por pesquisas, possui propriedades quimiopreventivas que inibem a proliferação da carcinogênese do cólon.
  • O suco de nectarina possui potássio, o que é essencial para a função nervosa e celular adequada.
  • Os flavonoides encontrados podem ajudar na prevenção do aumento da agregação de plaquetas e reduzir o risco de diversas doenças.
  • antioxidantes presentes exercem atividades de eliminação de radicais livres e ajudam a neutralizar os efeitos nocivos das moléculas livres de oxigênio.
  • O suco de nectarina possui alto teor de água e por este motivo se torna muito refrescante para combater as altas temperaturas dos meses de verão.
  • O suco de nectarina contem um baixo teor de calorias e é ideal para as pessoas que seguem uma dieta para emagrecer ou que querem manter o seu peso.
  • Os bioflavonoides presentes no suco de nectarina contribuem para o cuidado da pele, deixando-a saudável.
  • O suco de nectarina contém um elevado teor de água e, por isso, é refrescante e ajuda os rins a filtrar e eliminar líquidos;
  • Os antioxidantes presentes no suco de nectarina são compostos que protegem as células do corpo contra os efeitos prejudiciais da ação dos radicais livres.
  • O suco de nectarina possui potássio, o que é essencial para a função nervosa e celular adequada.

Contraindicações:

Até o momento não há registros de efeitos colaterais e nenhum tipo de contraindicação, porém, o consumo em excesso de qualquer alimento pode ser prejudicial à saúde.

Sair da versão mobile