Benefícios dos Sucos

Suco de abacaxi: Para que serve, valor nutricional, benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 15/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
quais os beneficio do suco de abacaxi?

O suco de abacaxi fresco possui uma enorme quantidade adequada de vitaminas, enzimas e minerais que são bons para o desenvolvimento geral da saúde. Além disso, o suco de abacaxi é o doce e delicioso suco espremido da fruta do Abacaxi, que tem o nome científico Ananas comosus. Esta fruta de açúcar é, na verdade, originária da América do Sul, especificamente do Brasil e do Paraguai, mas desde então se espalhou por toda a América Central, Caribe e outras regiões tropicais onde a planta pode prosperar.

quais os beneficio do suco de abacaxi?

Poucas pessoas sabem que o Abacaxi é a segunda fruta tropical mais favorita do mundo. Suco de abacaxi fresco tem quantidade adequada de vitaminas, enzimas e minerais que são boas para o desenvolvimento geral da saúde. Tem muitos benefícios para a saúde e pode lutar contra infecções estomacais, constipação, indigestão, artrite e sinusite. No que diz respeito aos seus benefícios, o fruto totalmente amadurecido é o mais benéfico.

Valor nutricional:

O suco de abacaxi é embalado com vitaminas e minerais. O abacaxi contém Vitamina C, complexo B (folato, Tiamina, piridoxina e Riboflavina). Em frente de minerais, tem Potássio, Cálcio, Fósforo e Manganês. Também é rico em fibras solúveis e insolúveis naturais e com baixas calorias.

O suco de abacaxi fresco é de 75 por cento da Vitamina C dos requisitos diários. A Vitamina C é boa para o sistema imunológico saudável, eficaz no crescimento de frio e celular. A vitamina B aumenta as atividades metabólicas do corpo. A Vitamina B6 regula o açúcar no sangue. A Vitamina A mantém membrana mucosa saudável, visão e pele. O Potássio previne cólicas musculares e dor.

Quais os beneficio do suco de abacaxi?

1. Para fortalecer os ossos:

O Abacaxi é bom na manutenção de ossos fortes e saudáveis ​​devido à presença de Manganês. Uma xícara de suco contém cerca de 73 por cento de Manganês para exigência diária do corpo.

O Abacaxi ajuda a cultivar os ossos no estágio mais jovem enquanto se fortalece no estágio mais antigo. O suco contém Vitamina C e resolve os problemas relacionados com gengivas. Além de fortalecer os ossos, o Manganês também é útil na cura de feridas, regulação do açúcar no sangue, aumenta a imunidade e mantém a pele saudável .

2. Para a visão:

O Abacaxi contém beta-caroteno e Vitamina A que são bons para a visão. O consumo de suco impede a degeneração macular e reduz o risco de perda de visão na velhice, como sugerem muitos estudos. A presença de antioxidantes ajuda a resolver os problemas relacionados ao olho e mantém boa saúde ocular.

3. Para combater artrite e dor nas articulações:

Beber um copo de suco de abacaxi pode ajudar muito a aliviar os sinais e sintomas da artrite devido à sua natureza anti-inflamatória. O suco reduz a dor às pessoas idosas que sofrem inicialmente de artrite. Suco de abacaxi também alivia a dor muscular. Comer dessa fruta fortalece os ossos. A presença de enzima bromelina é considerada para reduzir inflamação e inchaço.

4. Para reduzir o risco de hipertensão:

O suco reduz a hipertensão devido à presença adequada de Potássio e menor quantidade de sódio. Esta proporção de Potássio e Sódio é a melhor forma de combater a hipertensão arterial.

Uma xícara de suco contém cerca de 1 miligrama de sódio e 195 miligramas de Potássio. Então, sugere-se que pessoas que sofrem de hipertensão podem tomar suco de abacaxi regularmente. O abacaxi é considerado como a fruta que possui a menor quantidade de sódio em frutas.

5. Para manter os dentes saudáveis:

O suco contém alta quantidade de Vitamina C que são benéficas para dentes fortes. Comer Abacaxi fortalece as gengivas, mantendo os nossos dentes saudáveis ​​e fortes. Previne a formação de placas, restringindo as atividades de bactérias, reduz o risco de doenças periodontais e gengivite.

6. Para saúde cardíaca:

o suco de abacaxi reduz o risco de hipertensão

O suco de abacaxi melhora a circulação sanguínea, é bom para a saúde do coração e assegura um fluxo sanguíneo suave no sistema circulatório. Também contém bromelina que torna o sangue mais fino, o que reduz as chances de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e outras doenças cardíacas.

Os antioxidantes em Vitamina C também reduzem os riscos de doenças cardíacas ao combater os radicais livres. A Vitamina C também previne a aterosclerose. Atua como anti-coagulante.

5. Para reduzir o colesterol:

Não hesite em Incluir suco de abacaxi na sua dieta e beba antes ou depois da refeição. O suco de abacaxi pode, naturalmente, reduzir a quantidade de colesterol na corrente sanguínea. Uma pesquisa realizada em dezembro de 2005, publicada no “Medical Science Monitor”, informou o efeito do abacaxi e outros sucos de frutas nos lipídios plasmáticos.

Os pesquisadores descobriram que os ratos que consumiram suco de abacaxi durante um período de três horas apresentaram níveis significativamente mais baixos de lipoproteína ou colesterol. Mesmo assim, ainda são necessários estudos sobre o efeito do suco no nível de colesterol humano.

6. Para promover a fertilidade masculina:

Como explicado anteriormente, o suco de abacaxi contém alto teor de Manganês que pode ser usado para aumentar a fertilidade, especialmente a qualidade do esperma. Uma xícara de suco de abacaxi pode fornecer 1,3 mg de Manganês; e um homem precisa de 2,3 mg de Manganês para cumprir a ingestão diária recomendada a cada dia.

Um estudo realizado por pesquisadores indianos na edição de julho-agosto de 2009 de “Oxidative Medicine and Cellular Longevity” mostrou que o consumo de Manganês no suco de abacaxi pode aumentar o movimento dos espermatozoides. Também pode proteger o esperma durante o congelamento para o armazenamento, o que pode aumentar as chances de obter concepção.

7. Para aliviar frio e tosse:

Algumas pessoas vão optar por beber Suco de Laranja quando sofrem de frio e menos deles consideram tomar suco de abacaxi. Beber suco dá as mesmas propriedades curativas do que beber Suco de Laranja. O conteúdo de Vitamina C do Abacaxi pode combater o vírus que causa frio e a enzima bromelamin foi encontrada pode ajudar a suprimir a tosse em crianças e adultos, afrouxando o muco.

8. Para prevenção de rugas:

Se você quiser ficar jovem e ter uma pele jovem, você pode contar com os benefícios do suco de abacaxi. Os ácidos alfa-hidroxi que podemos encontrar em muitos ingredientes de cremes para a pele são encontrados naturalmente no Abacaxi. Essas substâncias podem ajudar a reduzir a aparência de rugas finas na pele. O suco de abacaxi também pode ser aplicado no rosto como máscara facial. Adicione um pouco de mel ou ovo branco no suco de abacaxi e use-o como máscara.

9. Para tratar a colite:

Beber suco de abacaxi pode trazer benefícios médicos para pessoas que sofrem de colite. A colite é uma condição que é marcada por inflamação no seu cólon ou intestino grosso. A colite pode afetar o processo de digestão e causar dor abdominal, diarreia, inchaço, desidratação e flatulência.

Um estudo que publicou como artigo “Doenças do Intestino Inflamatório” em dezembro de 2010 informou que o consumo de suco de abacaxi pode diminuir o inchaço e a inflamação do cólon devido à presença de enzima bromelina.

10. Promove a produção de energia:

Não só contém alta Vitamina C, também contém Vitamina B1 que é necessária no metabolismo e na produção de energia. Beber suco de abacaxi na manhã pode recarregar o vigor e mantê-lo ativo todo o dia.

11. Prevenção de anemia:

O Abacaxi cru contém ferro e o suco também. Beber suco pode fornecer Ferro, um mineral que desempenha um papel importante na formação de glóbulos vermelhos. Ter baixo nível de sangue vermelho no corpo pode causar anemia e certos sintomas como tonturas e desmaios, uma vez que os glóbulos vermelhos são aqueles que transferem o nutriente e o oxigênio para a parte do corpo inteiro.

12. Para o sistema digestivo:

o suco de abacaxi é bom para o sistema digestivo

O suco de abacaxi contém fibras que auxiliam na digestão. O conteúdo de fibra do suco de abacaxi pode acalmar o sistema digestivo e adicionar volume às fezes. Isso pode ajudar a melhorar os movimentos intestinais e evitar que o cólon obtenha constipação.

13. Para prevenir o câncer:

Estudo provou que a bromelina e outros antioxidantes encontrados no suco têm efeito significativo para reduzir o risco de câncer. A enzima bromelina no suco de abacaxi pode inibir o crescimento de células cancerosas e leva à apoptose. Beber suco de abacaxi irá dar-lhe impulso na imunidade e evitar que seu corpo desenvolva certos tipos de câncer.

14. Para reduzir o risco de doença cardíaca:

A doença cardíaca é o assassino número um do mundo. Não é só matar pessoas mais velhas, mas também jovens. Muitos fatores podem aumentar a chance de desenvolver doenças cardíacas, algumas delas são uma dieta pobre com alto nível de colesterol, estresse e inatividade física.

O suco de abacaxi contém fibras, vitaminas e minerais que podem se livrar do colesterol ruim e manter a função cardíaca saudável. O conteúdo antioxidante do suco de abacaxi também pode proteger a célula do coração de qualquer dano causado pelos radicais livres.

15. Para evitar escorbuto:

O suco de abacaxi contém alta Vitamina C ou ácido ascórbico que pode combater infecções bacterianas e virais, especialmente aquelas bactérias que podem causar escorbuto na cavidade bucal. Meia xícara de suco de abacaxi cru e fresco fornece 50 por cento da quantidade diária recomendada de Vitamina C.

16. Excelente diurético natural:

Enquanto todos sabemos que uma Maçã por dia mantém o médico afastado, mas nem todos adotam uma Maçã e podem não gostar de ter isso todos os dias. Se você está entediado com a Maçã, mas quer os benefícios para a saúde que ela oferece, experimente o suco de abacaxi. O suco de abacaxi é um diurético natural que ajuda na manutenção da saúde do rim, que é o órgão responsável por se livrar das toxinas no corpo.

17. Para proteger contra cataratas:

Como mencionado anteriormente, o suco ajuda a manter a saúde adequada. Além disso, o suco ajuda na luta contra a catarata.

Ter catarata no olho é uma condição em que a lente se torna nebulosa e também interfere com a visão. Não só evita a degeneração macular relacionada com a idade, mas também protege contra a catarata.

18. Para aumentar o metabolismo:

As vitaminas B encontradas no suco de abacaxi têm uma série de funções metabólicas no corpo, que vão desde a criação de enzimas até funções neurotransmissoras e produção de glóbulos vermelhos. Sem um fornecimento constante de vitaminas B, muitos dos processos críticos no corpo perdem eficiência.

19. Para saúde renal:

O suco de abacaxi é rico em Potássio, o que promove a função renal. O Potássio ajuda você a equilibrar eletrólitos, o que ajuda com cãibras musculares e dor.

20. Tratar distúrbios intestinais:

O suco pode ser encontrado para auxiliar na estimulação dos rins, bem como na redução dos distúrbios intestinais. Algumas das outras principais vantagens da saúde do suco de abacaxi consistem em suas qualidades diuréticas.

O suco extra-extraído é adicionalmente benéfico como uma cura para aqueles que estão lutando com worms intestinais. Este Bromelain particular, além disso, foi descoberto benéfico em lidar com aqueles que lutam com hemorroidas, além de colite.

Outros benefícios:

Beber suco de abacaxi de manhã evita o açúcar e os desejos de gordura, portanto, é bom para as pessoas obesas manterem peso ou perdem peso.

  • Aumenta o sistema imunológico devido à presença de Vitamina C, Vitamina A e Selênio.
  • Devido ser rico em fibras, ajuda a curar constipação e movimentos intestinais irregulares.
  • É bom para a pele e a beleza. Isso ajuda a melhorar a hidratação da pele e remover células mortas da pele.
  • Beber suco fresco também ajuda na remoção de vermes intestinais.
  • Seu suco atua como diurético natural e ajuda a liberar toxinas do corpo.
  • Também é benéfico na cura de dor de garganta e bronquite.

Como fazer suco de abacaxi:

O suco de abacaxi está amplamente disponível em mercearias, mas muitas pessoas preferem fazer seu próprio suco fresco sem nenhum processamento extra ou aditivos. Tudo que você precisa é um liquidificador, um Abacaxi e um filtro!

Ingredientes:

  • 1 Abacaxi grande.
  • 2 punhados de cubos de gelo (opcional).
  • 1/2 xícara de água.

Receita:

  1. Corte o Abacaxi em pedaços e assegure-se de obter a maior quantidade de fruta comestível possível.
  2. Adicione os pedaços de Abacaxi, cubos de gelo e água ao processador.
  3. Processo por 1-2 minutos.
  4. Coloque a mistura, se desejar.
  5. Sirva em um copo, enfeite com folhas de hortelã e aproveite!

Nota: Tome o suco sem coa-lo, pois a polpa de Abacaxi no suco aumentará a ingestão de fibra dietética.

Como selecionar, armazenar e consumir:

suco de abacaxi

Se você quiser fazer suco cru fresco, escolha frutas de Abacaxi que se sintam pesadas por seu tamanho, ou você conseguirá que acabem acabando seco e menos sabor. Eles devem ficar limpos e não apresentar sinais ruins ou mofados na superfície externa.

Evite selecionar o Abacaxi imaturo porque ele interrompe o processo de amadurecimento depois de escolher. Você pode armazenar os Abacaxis no quarto por um dia e em uma geladeira por até cinco dias e deve embrulhá-lo bem em uma bolsa de plástico ou colocá-lo no recipiente fechado.

Para fazer um suco de abacaxi fresco, siga esta receita:

  • Corte metade da fruta de Abacaxi em pequenos pedaços.
  • Coloque-o em liquidificador ou juicer.
  • Adicione um pouco de mel se quiser adicionar mais sabor doce.
  • Você também pode adicionar um pouco de Iogurte como desejar.
  • Misture até obter textura suave.
  • Você pode coar o suco para obter um suco fino e aquoso ou apenas beber com toda a fibra sem esforço.
  • Adicione alguns cubos de gelo para melhorar o sabor e relaxar o seu corpo durante o dia quente.

O suco de abacaxi é bom para todos, mas se você está tomando uma receita de diluente de sangue e sob medicação para hipertensão, você deve ter cuidado porque a bromelina também pode atuar como diluente de sangue. O consumo excessivo de suco pode causar dor de estômago e diarreia.

Sair da versão mobile