Benefícios dos Sucos

Suco de pupunha: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 20/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
beneficios do suco de pupunha

O suco de pupunha pode ser consumido de diversas formas, pois cada uma estão repletas de nutrientes que auxiliam na saúde. Nascidos de cachos coloridos, em tons de verde e amarelo, o fruto do suco de pupunha são facilmente encontrados e fazem parte das refeições de quem o tem por perto.

suco de pupunha

Fervidos com sal ou cozidos, são comidos no café da manhã ou no almoço, principalmente. Também é possível consumir o Suco de Pupunha em bolos e pães, preparados com uma farinha feita naturalmente.

o suco é usado como alimento para animais, substituindo rações de milho. Da árvore nativa da região da Amazônia, da pupunheira quase tudo se aproveita.

Propriedades nutricionais:

Por ser uma adição deliciosa esta fruta também é embalada com vitaminas, minerais e compostos orgânicos que a torna um componente ideal de uma dieta saudável. Portanto, esta fruta contêm níveis significativos de fibra, carboidratos, vitamina C, vitamina E, vitamina A, vitamina D e vitamina K, bem como potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e zinco.

Benefícios do Suco de Pupunha Para Saúde:

1. Para digestão:

O suco de pupunha, assim como os vegetais em geral, deve fazer parte da nossa alimentação por ser um alimento pobre em gorduras e rico em fibras.

2. Retarda o envelhecimento precoce:

Como você já sabe até aqui, o suco é rico em propriedades antioxidantes, que são ideais para combater o envelhecimento precoce das células e, portanto, deixar a pele mais jovem e firme.

3. Fortalece o sistema imunológico:

A Vitamina A presente no suco de pupunha favorece de igual forma o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo contra os mais variados tipos de doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos, como é o caso de gripes e resfriados.

4. Auxilia na cicatrização:

O suco de pupunha, além de ter boas quantidades de sódio e potássio, também consegue oferecer boas porções de Zinco. Esse mineral é famoso por melhorar as barreiras do sistema imune, principalmente quando se trata de inflamações, tanto de feridas externas quanto profundas. Ele ajuda a acelerar o processo de cicatrização.

5. Preveni doenças degenerativas:

As cores vivas presentes no suco de pupunha não são a toa: os tons que variam do amarelo para o vermelho indicam alta concentração de carotenoides, substâncias ricas em antioxidantes e que estão associadas à prevenção de doenças degenerativas.

6. Impulsiona a fertilidade:

Mulheres que desejam impulsionar a fertilidade podem depositar esperanças no suco de pupunha, pois ele pode contribuir como fonte de Ácido Fólico. Uma porção pode oferecer até 400 mg de Ácido Fólico sintético, o que pode ser reconhecido como um suplemento importante para o desenvolvimento fetal.

7. Combate a degeneração macular:

O Suco de Pupunha ajuda a combater e tratar a degeneração macular que é, muito comum em idosos.

8. Para saúde dos olhos:

Ainda por causa da presença da Vitamina A em sua composição, o suco de pupunha também ajuda a melhorar a visão e a saúde dos olhos em geral, prevenindo doenças como catarata e a doença degenerativa macular, muito comuns em idosos.

9. Ajuda o desenvolvimento ósseo:

Os nossos ossos também são grandes beneficiados da Vitamina A presente no suco de pupunha. Ao consumir o alimento regularmente, é possível deixá-los mais fortes e resistentes à fraturas, além de prevenir a temida osteoporose.

10. É rico em vitamina A:

Estudos atuais demonstram que o suco de pupunha é uma das principais fontes de pró- Vitamina A encontradas na biodiversidade brasileira.

11. Para os músculos:

Para aqueles que desejam otimizar a síntese de proteínas é interessante saber que a suco de pupunha é fonte de Zinco, mineral importante e que pode ajudar no metabolismo de proteínas, nutriente fundamental para a nutrição dos músculos.

12. Aumento de energia:

Esta fruta é conhecida por atuar como uma reserva de energia. Por cada 100 gramas desta fruta consumido, você obtém 37 gramas de carboidratos, que são a fonte de energia essencial da dieta.

pupunha

13. Promove a saúde do coração:

A fibra presente nesta fruta ajuda a eliminar o excesso de colesterol que se acumula dentro das artérias. Esta acumulação é conhecida como arteriosclerose e, a longo prazo, pode afetar perigosamente a saúde do coração.

14. Estimular o metabolismo:

O conteúdo vitamínico e mineral na fruta ajuda a melhorar o bem-estar. Isso ajuda a estimular o metabolismo do corpo. Portanto, o fornecimento de oxigênio ao corpo inteiro podendo ser otimizado, estimulando assim, o seu metabolismo.

15. Combate a constipação:

O suco de pupunha contem propriedades que são essenciais para a saúde, pois ajuda a combater a constipação que é um problema digestivo, além de ajudar a auxiliar para a saúde digestiva de forma eficaz.

Sair da versão mobile