Benefícios dos Sucos

Suco de açaí: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 17/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
benefícios do suco de acai

O suco do açaí contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além do mais, o suco é extraído da Açaí que pertence a espécie monocotiledônea nativa da várzea da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Acre e Tocantins), assim como de Trinidad e Tobago e das bacias hidrográficas da Colômbia e Equador que desembocam no Oceano Pacífico.

Além disso, o açaí é uma palmeira que produz um fruto bacáceo de cor roxa, muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas. A palmeira do açaí é por vezes confundida, no estado do Maranhão, com a palmeira juçara, embora juçara seja outro tipo de palmeira, que dá palmito de excelente qualidade.

benefícios do suco de acai

Valor Nutricional do Suco de Açaí:

O suco de açaí retém muitos dos principais nutrientes do açaí, incluindo 247 calorias, Proteínas, Vitamina B1, Gorduras, Cálcio, Carboidratos, Ferro, Fibras, Vitamina C, Potássio, Fósforo.

Benefícios do suco do açaí para saúde:

1. Melhorar o fluxo sanguíneo:

O suco de açaí  contém antocianina, um poderoso antioxidante que promove a circulação adequada do sangue. A circulação melhorada resulta em muitos benefícios para o corpo como um sentimento melhor e mais saudável. É devido à má circulação sanguínea que muitas doenças relacionadas à coagulação do sangue, calvície prematura e problemas cardíacos ocorrem.

2. Beneficia a pele:

Como já mencionado, o suco de açaí  é uma bebida muito rica em antioxidantes, o que faz com que o seu uso lhe traga uma pele mais jovem, mais fresca e sem manchas.

3. Para o coração:

Além disso, os ácidos graxos, como ácido linoleico e oleico, estão presentes no suco de açaí pode prevenir a hipertensão e também dá ao seu coração os nutrientes vitais que ele precisa para trabalhar de forma adequada e eficiente. Portanto, ele ajuda a diminuir o colesterol ruim, (LDL) e manter os níveis saudáveis de colesterol bom (HDL).

4. Melhorar a memória:

O este suco contém Ômega 3 que promove uma melhor memória não apenas para a geração mais velha, mas para todas as faixas etárias. Os nutrientes encontrados na fruta permitem que a pessoa fique mais alerta e ainda promove uma melhora da concentração.

5. Acelerar o crescimento do cabelo:

A quantidade de proteínas presente no suco de açaí  (mais alto do que nos ovos) e o alto numero de ômega 3, 6 e 9 a a grande porcentagem de vitaminas, como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E e vitaminas do complexo B, são necessários para o crescimento salvável do cabelo.

6. Combater a acne:

Além disso, este suco ajuda a controlar a acne, a desgraça da vida dos adolescentes! Essa capacidade de cura é atribuída às suas propriedades anti-inflamatórias, que inibem as inflamações causadas pelos cravos, que no futuro se transfonam nas famosas espinhas.

7. Reduzir o colesterol ruim:

No entanto, ele tem dois ácidos graxos: um é conhecido como ômega 6 (ácido linoleico), e o outro é Ômega 9 (ácido oleico). Estudos frequentes demonstraram que estes ácidos gordos desempenham um papel importante na redução e manutenção dos níveis normais de colesterol.

8. Combater os radicais livres:

Ele também tem a capacidade de proteger o corpo contra o ataque das células chamada de “radicais livres”, que são produzidos devido o resultado do ar poluído que respiramos e os pesticidas residuais encontrados nas frutas e legumes de supermercados que consumimos.

Seus antioxidantes ajuda a desintoxicar o corpo de elementos negativos, como por exemplo os radicais livres. pois o suco é considerado um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, pois ele possui 33% mais poder antioxidante do que o vinho tinto e as uvas.

9. Melhorar a visão:

O suco de açaí  é conhecida por oferecer alívio da fadiga visual, mantendo os distúrbios oculares afastado. A ingestão regular juntamente com Goji Berry, por exemplo, é conhecido por proteger os olhos de várias questões que afetam este órgão.

10. Fonte de energia:

O suco de açaí  contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais como o cálcio, potássio, Ferro e fósforo, juntamente com ácidos graxos como o Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9 e antioxidantes, isto faz com que seja uma grande fonte de energia. Assim, o suco do açaí é uma bebida ideal para aqueles que querem se sentir refrescado e rejuvenescido imediatamente.

11. Melhorar o sono:

O suco de açaí tem um potencial poder de melhora na circulação do sangue. Desfrute de uma boa noite de sono com um copo  imediatamente antes de deitar na cama.

12. Manter a pele firme e macia:

Além da sua rica quantidade de antioxidantes, o suco do açaí também é cheio de vitaminas, que vão lhe proporcionar uma melhora na qualidade em geral, tanto como brilho, maciez e elasticidade da sua pele.

13. Combater o câncer:

Os antioxidantes encontrados no suco do açaí, como antocianinas, resultam na morte das células tumorais e reduz o crescimento de células cancerosas em alguns órgãos. E assim, auxilia na luta contra o câncer.

14. Aumentar a libido:

Para alguns, a melhora sexual pode ser o melhor benefício que o suco do açaí pode lhe oferecer. Além disso. quando todos os benefícios acima estão em vigor, sua libido sexual dar um grande salto. Experimente-o diariamente durante três semanas e veja os resultados.

15. Melhorar o sistema digestivo:

Quando consumido regularmente, este suco ajuda a fortalecer seu sistema digestivo. Tradicionalmente, ele é concentrado tem sido usado para oferecer alívio para aqueles que sofrem de diarreia. Também é benéfico para aqueles que têm constipação e questões relacionadas, possui também propriedades de limpeza do cólon.

16. Melhorar a circulação do sangue:

Além disso, o suco do açaí é uma boa fonte de ácidos graxos que possuem o poder de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL). O que ajuda também a melhorar os níveis de colesterol bom (HDL) e tudo isso, por sua vez, melhora os níveis de circulação do sangue.

A má circulação sanguínea desencadeia várias questões de saúde, incluindo a calvície prematura, queda de cabelo, bem como problemas cardíacos. Assim, o uso regular deste suco pode manter estas questões afastada.

 17. Pele do Rosto:

A pele facial é propensa ao desgaste devido à exposição excessiva ao sol, produtos químicos e poluentes. Os antioxidantes presentes no suco do açaí ajudam na reparação das células da pele afetada.

Além de manter os radicais livres, causadores de danos, bem longe ainda ajuda a reter a umidade perdida pela pele. Essa é uma das principais razões pelas quais este fruto é muito pedido na indústria de cosmético.

18. Controlar o Diabetes:

No entanto, o suco do açaí possui um valor muito baixo em relação ao índice glicêmico, bem como também os níveis de lipídios. Isso torna-o numa bebida favorita entre os diabéticos.

suco de acai

19. Fortalecer a imunidade:

Além disso, o suco do açaí contém antioxidantes em grandes quantidades, como é o caso da antocianinas. As antocianinas ajuda a fortalecer a imunidade evitando assim a formação de células cancerosas nos estádios iniciais, impedindo-as de se espalhar. Portanto, o Seu uso regular pode até impedir o câncer.

20. Para o cabelo:

Os níveis elevados de cálcio estão associados à perda de cabelo, A ótima quantidade de magnésio contido no suco do açaí regula os níveis de cálcio em seu corpo, ajudando assim a controlar a queda de cabelo também de hidrata os fios de cabelos deixando brilhosos e firmes.

21. Fortalecer o couro cabeludo:

No entanto, o suco do açaí contém ácido fólico e zinco. Se você já sofreu de queda de cabelo em algum momento da vida, você sabe que o zinco ajuda as raízes do cabelo a ficarem mais forte e promove a saúde do couro cabeludo.

22. Acelerar o emagrecimento:

Uma das chaves para perda de peso rápida e saudável é a capacidade do organismo de eliminar rapidamente o desperdício. O suco do açaí pode ajudá-lo a liberar os quilos de resíduos indesejados e toxinas do corpo deixando-lhe mais fino, mais limpo e mais feliz ou apenas a fruta é boa para aumentar o metabolismo de queima de gordura. Esta fruta tem fibras que podem ajudar no processo de perda de peso.

23. Melhorar funcionamento respiratório:

Além disso, o consumo regular e equilibrado do suco do açaí pode prevenir típicas irritações que podem estar associadas a desconfortos respiratórios, principalmente voltados para reações alérgicas. Esse efeito ainda está sob avaliação.

1. Como fazer o suco de açaí?

Ingredientes:

– 200 g de polpa de açaí congelada;
– 400 ml de suco de laranja;
– 2 bananas prata;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, descongele ligeiramente a polpa de açaí
  2. Coloque-a no liquidificador junto com o suco de laranja e com as bananas
  3. Em seguida, bata até ficar uma mistura homogênea
  4. Delicie-se com esse suco maravilhoso, rico em potássio, cálcio, magnésio e outros componentes tão importantes para a sua saúde
vitamina de acai

2. Açaí com guaraná:

Nessa fórmula, o suco de açaí é misturado com xarope de guaraná. Esse preparado rende um copo de suco.

Ingredientes:

– 1 polpa (ou 100g) de açaí;
– 1 copo de água;
– 50 ml de xarope de guaraná;

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador.
  2. Em seguida, bata até obter uma mistura uniforme.
  3. Sirva bem fresco.

Dica: Pode adicionar gelo no liquidificador para que o seu suco fique bem fresquinho após a preparação

Malefícios:

Não estão descritos efeitos colaterais para o suco de açaí. Porém, ele é uma bebida com muitas calorias e gordura, podendo engordar. Assim, deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade.

Contraindicações:

Não são conhecidas contraindicações para o suco de açaí. Outra fruta da região Amazônica rica em antioxidantes e ômega-3 é o tucumã, que também vem sendo estudado para ajudar no tratamento da diabetes.

Sair da versão mobile