Benefícios dos Sucos

Suco de guaraná: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 15/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
quais os benefícios do suco de guaraná?

O suco de guaraná serve como uma bebida esportiva com o poder de aumentar a energia, pois as suas sementes são ricas em cafeína, entre outros. Além disso, o suco de guaraná é rico em propriedades medicinais que favorecem a saúde de todo o nosso corpo. O suco de guaraná contém cafeína, um estimulante que dá energia, aumenta a concentração e incita a memorização.

quais os benefícios do suco de guaraná?

O suco de guaraná é ótimo para dar energia, estimular circulação sanguínea, evitar estresse e enxaqueca, faz bem para a pele, emagrece, auxilia na capacidade de aprendizagem, aumenta a concentração, estimula a memória, é um diurético e afrodisíaco natural, alivia dores causadas pela artrite, impede o corrimento vaginal e ajuda a curar a ressaca.

Valores nutricionais:

O suco de guaraná contém guaranine, uma molécula que está intimamente relacionada com a cafeína, mas cujos efeitos são de 4 à 7 vezes mais forte do que a cafeína. Além disso, o guaraná também contém taninos( que dão a planta suas propriedades adstringentes), Vitamina A, Vitamina E, Vitamina B1, Vitamina B3 e Vitamina PP. e os minerais como Cálcio, Magnésio, Ferro, Potássio, Selênio e pequenas quantidades de Selênio e Estrôncio.

Quais os benefícios do suco de guaraná?

1. Para retardar o esvaziamento gástrico:

O suco de guaraná pode auxiliar no controle da glicemia pela presença da pectina, fibras que absorvem água e que possuem a capacidade de formar uma espécie de gel junto aos alimentos no estômago, retardando assim o esvaziamento gástrico.

2. Contra dores de cabeça:

O suco tem propriedades analgésicas e neurastênicas que são excelente propriedades para o tratamento de enxaquecas e Dores de Cabeça, ajudando-a no alívio da dor rápida.

3. Para eliminar toxinas:

O suco de guaraná é um diurético e provoca um aumento na frequência de micção e da eliminação de toxinas do corpo.

4. Para circulação sanguínea:

O suco pode auxiliar na melhor circulação sanguínea, menor formação de placas aterogênicas em vasos sanguíneos, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, incluindo a região genital.

5. Para realizar atividades físicas:

Tomando o suco regularmente, aumentará a sua disposição para realizar a atividades físicas e resistência e pode aumentar o metabolismo para novos esforços de perda de peso antecipados.

6. Emagrecimento:

O guaraná tem sido usado por séculos para fazer sucos que ajudam a suprimir a fome para perda de peso. O suco é uma bebida energética, que é utilizada como suplemento para perda de peso, proporcionando estímulos e combate à fome.

7. Aumento da libido:

O suco de guaraná é conhecido em todo o mundo pelas suas propriedades afrodisíacas natural. A presença de cafeína no suco de guaraná enriquece-a com as suas propriedades estimulantes da libido inatas. ou seja, consumo regular de suco de guaraná pode ajudar uma pessoa a levar uma vida sexual “feliz”.

8. Para melhorar o humor:

Também conhecido como a bebida mágica, o suco é conhecido por ter propriedades calmantes. Um copo de suco de guaraná poderia realmente ajudar a aliviar os níveis de estresse e melhorar o humor.

9. Contra a diabetes:

Com o suco de guaraná a digestão fica mais lenta e a glicose eleva-se de forma gradual no sangue. Isto irá prevenir picos de glicose e consequentemente de insulina, o que é bom para indivíduos com diabetes e também ajuda a prevenir a resistência à insulina em pessoas saudáveis.

10. Para saúde mental:

O suco de guaraná pode auxiliar na capacidade de aprendizagem, ele também é conhecido por ajudar a melhorar o desempenho intelectual. Além disso, Este fruto tem propriedades benéficas e ajuda a melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental.

11. Para fornecer energia:

Um dos benefícios mais poderosos do suco são os seus efeitos energizantes. Pois, o suco tem uma estrutura química semelhante à da cafeína, proporcionando um efeito maior do que a da cafeína.

12. Para purificar o sangue:

A presença de cafeína e catequinas permitem que o suco ajude na redução do risco de trombose, impedindo que o sangue forme coágulos.

13. Como analgésico natural:

A cafeína presente no suco estimula a circulação do sangue. Quanto melhor a circulação do sangue, menor as dores em uma lesão. Ele atua como um analgésico natural.

14. Para regular a menstruação:

Isto é uma bênção para as mulheres que são propensas à menstruação dolorosa, pois o suco ameniza os sintomas pré-menstruais. As mulheres, que se sentem “esgotadas” durante a menstruação, podem ter a ajuda da fruta para melhorar seus níveis de energia.

15. Contra a fadiga:

O Suco de Guaraná estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de atividade.

Outros benefícios:

  1. Possuir propriedades diurética.
  2. Ajuda a Aliviar a dor causada devido a artrite reumatoide.
  3. Impede corrimento vaginal.
  4. Age como antídoto natural para a ressaca.
  5. A cafeína presente no suco de guaraná é conhecida por ter efeitos positivos sobre o humor, e isso aumenta o estado de alerta e de sentimentos de bem-estar.
  6. É um poderoso antioxidante. Isto resulta numa pele mais saudável e menos problemas, tais como acne e erupções cutâneas.
  7. Estimula o movimento dos intestinos, o que é um efeito benéfico para as pessoas que sofrem de constipação.
  8. Eficaz para o tratamento de outras complicações dos intestinos, incluindo gases e diarreia, pois ajuda a desintoxicar e limpar o sistema digestivo.
  9. Ajuda a reduzir a acne combatendo os germes que a causam e protegendo a pele de qualquer dano.
  10. Os nutrientes presentes combatem as infecções bacterianas e virais causadas no couro cabeludo e previnem a perda de cabelo, deixando com a aparência brilhante.
  11. Ameniza o óleo do cabelo.
  12. Também é conhecido por possuir propriedades que diminuem o apetite.
  13. Possui propriedades antidepressivas e propriedades antissépticas.
  14. Ajuda a aliviar a dor causada devido à artrite reumatoide
  15. Beber um copo regularmente lhe ajudara a aliviar os níveis de estresse e melhorar o seu humor.

Malefícios e contraindicações:

Os riscos do consumo do suco de guaraná estão associados ao excesso de cafeína no organismo, denominado cafeinismo, que podem causar sintomas como: ansiedade, irritabilidade, tremores e pela estimulação direta do músculo cardíaco, possivelmente acarretar no aumento de batimentos cardíacos e palpitações.

Lembrando que o aconselhável é o uso de 300 miligramas de cafeína por dia é geralmente segura e benéfica para a maioria dos adultos, você deve ser cuidadoso sobre seus consumo. Sempre consulte o seu médico antes de fazer o uso de estimulantes.

Sair da versão mobile