Benefícios dos Sucos

Suco de cupuaçu: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 16/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
beneficios do suco de cupuaçu

Os benefícios do suco de cupuaçu são diversos, pois, possui muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. O cupuaçu é uma fruta típica da região amazônica, que pode ser encontrada em países da América do Sul como Brasil, Colômbia e Peru.

O alimento é proveniente de uma árvore conhecida pelo nome de cupuaçueiro e pode ser utilizado em receitas de mousse, geleias, doces, sorvetes, compotas, licores e vinhos.

benefícios do suco de cupuaçu

Propriedades nutricionais:

A fruta de cupuaçu é conhecida como a combinação de diferentes sabores como chocolate, banana, pera, maracujá e abacaxi. Isso torna essa fruta realmente exótica. Não só que os gostos da fruta de cupuaçu são únicos, também são realmente nutritivos. Além disso, contém antioxidantes ricos, vitaminas B1, Vitamina B2, Vitamina B3, aminoácidos, cálcio, selênio.

Benefícios do suco de cupuaçu para saúde:

1. Para o metabolismo:

Em alguns países, o suco de cupuaçu é vendido como comprimido ou pó, como nos Estados Unidos. Como ele auxilia na função metabólica, ele é um suplemento extremamente eficaz para a perda de peso e de gordura corporal.

2. Rejuvenescer a pele:

Conhecida por ser a fonte da juventude, é possível encontrar a fruta na composição de alguns produtos estéticos, como shampoos, cremes hidratantes, etc. Outra dica interessante é a manteiga, ela é cremosa e transmite benefícios do suco de cupuaçu para a pele.

Além disso, entre eles retardar o envelhecimento precoce, aumentar a elasticidade, reduzir o aparecimento de rugas, calmante de irritações da pele, hidratante para a pele e também pode ser usada como um protetor solar natural, pois consegue bloquear os raios UVA e UVB de chegar ao tecido.

3. Impulsionar o sistema imunológico:

Outra ação positiva dos antioxidantes do suco de cupuaçu é a de estimular a produção de glóbulos brancos – que são as células de defesa do organismo. Eles também atuam no combate a infecções, logo, além de estimular, auxilia o trabalho do sistema imunológico.

4. Ação anti-inflamatória:

O consumo frequente do suco de cupuaçu combate inflamações e fadiga.

5. Maior saciedade:

Por conter muitas fibras em sua propriedade, a fruta promete garantir maior saciedade por mais tempo, outro ponto positivo para usá-la nas dietas.

6. Combater ao câncer:

Cientistas descobriram um novo antioxidante presente na fruta, o Theograndins. Além disso, ele mostrou autonomia e promete destruir células cancerígenas do cólon e combater danos dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso que tomar suco de cupuaçu é considerado como uma fonte da juventude.

7. Fortalecer os tendões e ligamentos do corpo:

É uma excelente fonte de vitamina A, B1, B2, B3 e C. A fruta é ótima para os ossos, tendões e ligamentos devido aos seus altos níveis de aminoácidos, selênio e cálcio.

8. Melhorar o sistema respiratório:

A fruta inclui um ingrediente conhecido, como polifenol fito-nutriente que não está presente em outra fruta. Além disso, o suco de cupuaçu é excelente para o tratamento de dificuldades respiratórias.

9. Fonte da juventude moderna:

O suco de cupuaçu tem uma grande vantagem para a saúde, uma vez que ajuda a combater os radicais livres, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.

10. Diminui a gordura no sangue:

Os ácidos gordos presentes no cupuaçu ajudam a reduzir o mau colesterol e mantêm o colesterol bom, levando à manutenção de um coração saudável.

11. Proteger as artérias:

O suco de cupuaçu também reforça o sistema cardiovascular e protege as paredes das artérias de danos que possam causar doenças cardíacas.

12. Fornecer energia ao corpo:

A fruta quando misturada com açaí fornece uma quantidade absurda de energia. Além disso, o suco de cupuaçu é como uma bebida energética e tem o mesmo efeito do café, mas sem qualquer cafeína. E, ainda, melhora o desempenho atlético. As sementes são secas e moídas para fazer uma bebida semelhante ao chocolate quente, mas com capacidades de aumento de energia.

13. Defensor do organismo:

O suco de cupuaçu fortalece o sistema imunológico, estimulando as defesas e é diurético.

14. Pele mais saudável e suave:

As sementes são utilizadas para fazer a manteiga de cupuaçu. Tem como função aplicações dermatológicas e é amplamente utilizada em produtos de beleza. Além disso, o suco de cupuaçu promove uma pele mais saudável e mais suave. A fruta é também rica em ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e 6, que deixam a pele firme e elástica e o cabelo brilhante.

suco de cupuaçu

15. Perda de gordura localizada:

Rica em vitamina C, a fruta facilita a perda de peso e perda de gordura naturalmente porque provoca a produção de carnitina, uma substância que transporta as células de gordura para as mitocôndrias, onde o corpo queima gordura e transforma em energia.

Quando os nossos níveis de vitamina C são baixos, o nosso corpo não produz carnitina suficiente e o excesso de gordura permanece. Além disso, beba se quiser perder gordura localizada.

Outros benefícios do suco de cupuaçu para saúde:

  • Suco de cupuaçu tem função cognitiva melhorada;
  • Além disso, memória de curta duração aumentada;
  • Humor estável;
  • Tem uma forte ação calmante;
  • Além disso, alivia dores;
  • Contém vitaminas B1, Vitamina B2, Vitamina B3, aminoácidos, cálcio, selênio;
  • Além disso, inflamação diminuída;
  • Sintomas de alergia diminuídos;
  • Além disso, frequência cardíaca diminuída;
  • Baixa pressão arterial;
  • Além disso, diminuição do risco de doenças crônicas;
  • Reduz o Aparecimento de Ruga;
  • Além disso, atua como um excelente produto para a pele e para os cabelos.
Sair da versão mobile