Benefícios dos Sucos

Suco de lichia: Para que serve, valor nutricional, benefícios e cuidados

Por Alan Costa, em 15/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
beneficios do suco de lichia

Os benefícios do suco de lichia que todos precisam conhecer, pois, traz a nossa saúde diversos benefícios que necessitamos para viver uma vida de conforto e bem estar. É perfeito para quem procura perder peso e secar a barriga além de trazer muitos outros benefícios.

benefícios do suco de lichia

O aumento no consumo do suco de lichia não se deve somente ao seu sabor adocicado, mas também às suas diversas propriedades medicinais, que trazem inúmeros benefícios para a saúde.

Valores nutricionais:

O suco de lichia é rico em vitamina C, vitaminas do complexo B, sódio, cálcio e potássio. Além disso, contém efeitos antioxidantes e, por isso, tem sido muito usada da produção de cosméticos, sendo eficaz no combate ao envelhecimento da pele.

Ainda ajuda a prevenir doenças de pele, deixando-a mais saudável e hidratada. Além disso, seu consumo ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue e a combater vários tipos de câncer. Devido à presença de vitamina C,  auxilia no aumento da imunidade, além de agir como anti-inflamatório.

Benefícios do suco de lichia para saúde:

1. Fortalecimento do corpo:

É uma rica fonte de vitamina C, que é muito importante e que o nosso corpo é incapaz de produzir. Além disso, a vitamina C é crucial para prevenir ou atacar, especialmente infecções respiratórias, bem como eliminar os radicais livres, substâncias que, entre outros efeitos nocivos, podem danificar as células do nosso corpo.

2. Saúde do intestino:

As fibras permitem uma melhor e mais frequente evacuação, o que por sua vez faz com que um dos benefícios do suco de lichia seja eliminar agentes nocivos ao intestino.

3. Controle da pressão arterial:

É rico em potássio. O potássio em suas propriedades, mantém o fluído no corpo regulando a pressão arterial

4. Fonte natural de energia:

Como informamos nas linhas acima, o suco de lichia é uma boa fonte de Vitamina B2 e B6. Além disso, elas têm a função de ajudar o corpo a produzir energia.

5. Melhorar a digestão:

Além do potássio e do cobre, o suco de lichia traz ainda vitaminas do complexo B, que é essencial para uma boa digestão.

6. Perda de peso:

Por conter uma baixa quantidade de calorias e não ter gordura, pode ser um parceiro ideal para ajudar você a perder peso, juntamente com uma dieta equilibrada, seu teor de fibras também nos ajudam a alcançar essas metas e ter uma melhor digestão.

7. Evitar a fadiga:

O suco de lichia Contém oligonol, esta substância é um antioxidante e protege os tecidos do corpo. Além disso, incluindo a proteção da pele contra os raios UV, além disso, ajuda a melhorar a circulação sanguínea e evitar a fadiga após o exercício.

8. Aumento da imunidade:

Novamente, a vitamina C entra em ação, fazendo com que entre os benefícios do suco de lichia esteja o aumento da imunidade, evitando que doenças oportunistas se instalem em nosso organismo.

9. Saúde capilar:

A vitamina B presente no suco de lichia ajuda os cabelos a crescerem, enquanto a vitamina C associada à tiamina e à niacina nutre e fortalece os folículos, enquanto ajuda na circulação sanguínea, melhorando a recepção do oxigênio por esses folículos.

10. Produção de cosméticos:

Rico em vitamina C, vitaminas do complexo B, sódio, cálcio e potássio, o suco de lichia contém efeitos antioxidantes e, por isso, tem sido muito usado na produção de cosméticos.

suco de lichia benefícios

11. Redução de manchas:

A vitamina C, em alta porcentagem, confere ao suco de lichia propriedades de rejuvenescimento e proteção, inclusive aos raios violeta. Além disso, poderá ser bastante útil para tratar acnes e manchas.

12. Contra câimbras:

Os praticantes de atividade física constante costumam apresentar câimbras durante ou após os treinos. O potássio, em alta porcentagem encontrado, ajuda a armazenar as proteínas musculares, evitando esse estágio tão doloroso. Além disso, por esse motivo, seria bastante interessante comer algumas lichias antes de iniciar o treinamento.

13. Contra doenças cardiovasculares:

O suco de lichia por conter antioxidantes, incluindo a vitamina C, impede que o “mau colesterol” (LDL) grude nas paredes de nossas artérias, também ajuda a normalizar a pressão arterial e frequência cardíaca, diminuindo o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.

14. Saúde óssea:

Considerada uma dos sucos exóticas, contém cálcio, fósforo e magnésio, que são essenciais para a manutenção e fortalecimento dos ossos, também contém zinco e cobre, que ajudam a melhorar as funções da vitamina D para alcançar a assimilação do cálcio e, assim, conseguir o reforço ósseo.

15. Contra a acne:

O suco de lichia pode ser extremamente importante para saúde da pele. Além disso, uma de suas vantagens oferecidas é evitar o aparecimento de acne, pois reduz significativamente os óleos na pele que a causam, e ainda fornece, graças a seus antioxidantes, uma aparência mais jovem e saudável.

16. Contra os radicais livres:

É rico em antioxidantes. Esses elementos lutam contra os radicais livres que danificam as células e pode causar vários tipos de câncer. Além disso, ela estimula o sistema imunológico, previne gripes e resfriados e combate doenças crônicas.

17. Reparação celular:

Por conta da vitamina B, o suco de lichia é importante para a reprodução celular. Além disso, o nosso corpo proporciona a renovação da pele, cabelos e o crescimento constante das unhas.

18. Redução do colesterol ruim:

O suco de lichia contém uma substância que ajuda na redução do colesterol ruim e aumenta o nível do colesterol bom. Além disso, ela também contém substâncias anti-inflamatórias que diminui as inflamações dos vasos sanguíneos.

19. Contra o câncer:

Por ser Anticancerígeno também contém substâncias antioxidantes flavonoides tais como quercetina e campferol que são importantes para evitar a produção de células de câncer.

20. Saúde da pele:

O suco de lichia Contém oligonol, esta substância é um antioxidante e protege os tecidos do corpo, incluindo a proteção da pele contra os raios UV, além disso, ajuda a melhorar a circulação sanguínea e evitar a fadiga após o exercício.

Veja no vídeo abaixo, outros benefícios do suco de lichia para saúde:

Outros benefícios do suco de lichia para saúde:

  • É importante para o bom funcionamento do nosso corpo, já que ajuda na transmissão dos impulsos nervosos e ainda impede a cãibra dos músculos.
  • Além disso, traz em suas propriedades os polifenóis que tem como principal objetivo proteger a pele dos danos dos raios ultra-violeta.
  • Também é uma rica fonte de vitamina C nutriente que tem poderosos antioxidantes.
  • Além disso, é Rico em Vitamina B2. A vitamina é boa para o sistema nervoso saudável e também para a produção de alguns hormônios.
  • Com a ajuda das proteínas, dos hidratos de carbono e com produção de ácido clorídrico, fornecidos, esses nutrientes juntos são importantes para as gorduras de decomposição.
  • Além disso, mais um dos benefícios é permitir a redução de processos inflamatórios.
  • A vitamina B presente também favorece o crescimento das unhas, bem como melhora sua aparência e viço.
  • Além disso, de delicioso e refrescante, nos dará apenas 66 calorias em 100 gramas.
  • Resultados de testes em pessoas que decidiram por conta própria tomar apontam que erupções na pele causadas pela varíola podem ser combatidas com o chá de lichia.
  • Além disso, outro ponto para consumir é para quem está com diarreia ou dores intestinais por este suco possui propriedades diuréticas e laxativas.

Cuidados:

É preciso que pessoas com problemas renais tenham cautela ao consumir, uma vez que devido aos seus altos índices de potássio, pode trazer problemas para elas.

Sair da versão mobile