Benefícios dos Sucos

Suco de noz: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 11/08/2023)
suco de noz dá energia

O suco de noz é uma rica fonte de nutrientes e responsável por proporcionar uma série da prevenção de várias doenças e benefícios para a saúde. Além disso, o suco de noz pode ser incluído diariamente no cardápio, pois ele ajuda a fortalecer as defesas do corpo, prevenindo contra diversas doenças.

quais os benefícios do suco de noz?

Quais os benefícios do suco de noz?

1. Fortalece o sistema imunológico:

O suco de noz possuem grandes quantidades de antioxidantes que mantêm seu sistema imunológico saudável e impedem o aparecimento de doenças.

2. Reduz o colesterol:

Contribuí para diminuir o colesterol alto, principalmente pela presença de fibras solúveis e ômega 3 em sua composição.

O LDL, mais conhecido como colesterol ruim, por contribuir com a formação de placas de gordura nas artérias, é um grande vilão e fator de risco para doenças cardíacas. Sendo assim, o suco de noz acaba, por consequência, prevenindo doenças cardiovasculares.

3. Combate a insônia:

É fato que, os alimentos podem interferir na qualidade do sono e o suco é considerado um dos alimentos que o favorecem, além de combater, consequentemente, a insônia.

Isso porque o suco de noz é rico em triptofano, um aminoácido essencial para a nutrição e que contribui para uma boa noite de sono.

4. Auxilia na perda de peso:

Acredita-se que o suco de noz, seja um dos alimentos que são aliados da perda de peso, justamente por colaborar com ativação do metabolismo da queima de gorduras, por conta dos ácidos graxos presentes em sua composição.

Outro fator importante, é que o suco de noz ajuda a evitar o acúmulo da gordura abdominal.

Lembre-se que o consumo deve ser moderado, já que se trata de um alimento calórico, mesmo assim, quando introduzido na dieta, ele pode ser muito benéfico.

5. Combate o estresse:

Alguns alimentos podem favorecer o preparo do nosso corpo para lidar com o estresse e o suco de noz é um deles. Sabemos que, mais cedo ou mais tarde, o estresse acaba aparecendo no nosso dia a dia.

O motivo do suco de noz ser benéfico nesse caso, é que, o ômega 3, ajuda a amenizar as respostas cardiovasculares ao estresse.

6. Fortalecer os ossos:

Acredita-se que o suco de noz seja uma importante aliada para os ossos. Isso não só por conta do cálcio presente em sua composição, que ajuda no fortalecimento ósseo e até mesmo a prevenir doenças que comprometem a densidade óssea, como a osteoporose, mas também por conta do fósforo, que atua no desenvolvimento e manutenção dos ossos.

7. Previne doenças cardiovasculares:

Devido aos altos níveis de ácidos graxos ômega-3 do suco de noz, é muito benéfico para o sistema cardiovascular.

8. Prevenção da diabetes:

Por conta de sua colaboração com o controle do nível glicêmico e a presença do ômega 3 e o ômega 6, ajudam a prevenir o diabetes, principalmente o tipo 2. Além de poder ser incluso na alimentação dos diabéticos.

9. Auxilia no ganho da massa muscular:

Comumente, o suco é relacionado com o ganho da massa muscular, por conta das boas gorduras que possui e por tantos outros nutrientes, como sais minerais, proteínas e vitaminas.

suco de noz dá energia

Além disso, acredita-se que o consumo do suco de noz, quando aliado a um cardápio adequado para quem faz exercícios físicos, contribui para a recuperação dos músculos.

Lembrando que os benefícios dificilmente podem ser atribuídos a somente um alimento, pois o ideal é construir um cardápio que reúna os melhores benefícios para seu tipo de necessidade

10. Combate o cansaço:

O suco é apontado como um alimento que dá energia e ajuda a diminuir o cansaço.

Lembrando que, sentir-se cansado, não é o mesmo que estar com sono. E o suco ajuda no caso de alguns sintomas da fadiga, por conta dos ácidos graxos ômega 3, que contribuem para amenizá-lo.

11. Auxilia no tratamento de inflamações:

Aqueles com doenças inflamatórias como asma, artrite e eczema podem se beneficiar do suco, devido as altas quantidades de ácidos presente nas Nozes.

Outros benefícios do suco para saúde:

  1. Melhora a saúde cerebral;
  2. Previne o câncer de mama;
  3. Combate doenças reumáticas;
  4. Trata problemas digestivos;
  5. Combate infecções;
  6. Favorece a saúde da pele;
  7. Previne a queda de cabelo;
  8. Combate o envelhecimento precoce;
  9. Fortalece as unhas;
  10. Melhora a digestão.
Sair da versão mobile