Benefícios dos Sucos

Suco de tamarindo: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 16/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
suco de tamarindo

O suco de tamarindo possui diversas propriedades medicinais que são de suma importância para nossa saúde de forma complexa. O suco de tamarindo é considerado um laxante natural, o que ajuda as pessoas que sofrem com intestino preso.

suco de tamarindo beneficios

As fibras presentes no suco de tamarindo fazem com que as fezes se movimentem de maneira mais fácil pelo trato intestinal, além de estimularem o suco gástrico, o que acelera a digestão.

Valores nutricionais:

O suco de tamarindo possui uma quantidade significativa de vitamina C e  vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibras, além de compostos orgânicos, fazendo do tamarindo um ótimo antioxidante, anti-inflamatório, antiácido, além de ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Benefícios do suco de tamarindo para saúde:

1. Trata o Resfriados:

Não podemos deixar de comentar sobre os incríveis benefícios da vitamina C presentes no suco de tamarindo. Essa vitamina é essencial para pessoas que estão gripadas e resfriadas.

2. Rico em magnésio:

O suco de tamarindo é rico em magnésio. O magnésio tem diferentes funções, que incluem a melhora da boa saúde dos nossos tecidos (nervos, músculos e ossos), controlar a função cardíaca (incluindo o nosso ritmo cardíaco), melhorar o tônus muscular e a pressão arterial.

3. Ativa circulação sanguínea:

O suco de tamarindo possui uma quantidade significativa de ferro. Isso quer dizer que, o Tamarindo pode ajudar na circulação sanguínea e também ajuda a combater a anemia, como citado no tópico acima.

4. Aumento da imunidade:

O suco de tamarindo tem um alto teor de vitamina C, que juntamente com outros antioxidantes, ajuda a proteger suas células e órgãos de invasão de corpo estranho, protegendo-o de várias doenças. Além disso, o suco de tamarindo tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antivirais, anti-sépticas e antipiréticas que ajudam a estimular sua imunidade.

5. Melhora a função nervosa:

Nós usamos ingredientes naturais para uma melhor função cognitiva desde quando eramos crianças. Você também pode usar o suco de tamarindo em sua cozinha para ajudar a melhorar a função do nervo.

6. Ajuda a saúde digestiva:

Todas as especiarias que residem no suporte da sua cozinha ajudam a melhorar seu sistema digestivo, e suco de tamarindo não é diferente. A abundante fibra nesta fruta regula as fezes, fazendo com que ele passe suavemente pelo estômago e pelos intestinos.

7. Auxilia na saúde do coração:

O suco de tamarindo é muito eficaz no controle dos níveis de colesterol. Ele mantém sua pressão arterial sob controle. Todos esses fatores, juntamente com a abundância de vitamina C, ajudam a diminuir o estresse no sistema cardiovascular.

8. Contra pilhas:

As pilhas são sinônimas de um caminhão de dor. A pessoa não pode se mover e sentar-se livremente é definitivamente uma maldição. Felizmente, temos uma solução natural para lidar com esse problema doloroso. Essa solução é o suco de tamarindo! Consuma regularmente a fruta para tratar as pilhas de modo eficaz.

9. Combate a constipação:

A constipação é bastante comum e pode acontecer a qualquer um, jovem ou idoso, saudável ou doente. É irritante, e faz você se sentir irritado e inchado ao mesmo tempo. Entretanto, o consumo regular do suco de tamarindo pode tratar esta condição.

10. Elimina dores:

A inflamação é uma questão séria e pode afetar alguns órgãos internos do corpo. Isso pode causar grande desconforto e até mesmo dor para alguns. Porém, o suco de tamarindo é um bom medicamento natural para tratar esta condição.

11. Trata icterícia:

No caso da icterícia, os glóbulos vermelhos presentes no fígado estão sobrecarregados com a presença de bilirrubina, um produto químico amarelo segregado pelo órgão. No entanto, o consumo do suco de tamarindo é muito eficaz na manutenção da saúde do fígado e na regulação dos níveis de bilirrubina, diminuindo as chances de icterícia.

12. Previne o câncer:

O câncer é uma doença assustadora. Tratar o câncer é um processo longo e doloroso, no entanto, podemos tentar e prevenir esta doença fatal. Então, consuma o suco de tamarindo regularmente para prevenir esta condição.

13. Contra bactérias:

O suco de tamarindo é um incrível agente de limpeza. Isto é devido ao fato de sua polpa estar cheia de propriedades antibacterianas, antivirais, bem como anti-inflamatórias. Estes ajudam a se livrar de bactérias e vírus persistentes de nosso corpo.

14. Purifica o sangue:

O suco de tamarindo está cheio de minerais essenciais, fibras dietéticas e vitamina C, que ajudam na purificação do sangue. Como mencionado anteriormente, os antioxidantes presentes no suco recuperam ativamente os radicais livres, oxidando e purificando seu sangue.

15. Auxilia na saúde bucal:

As úlceras da boca podem ser curadas com a ajuda do suco. Esta fruta tem um efeito de resfriamento e pode facilmente acalmar a sensação de queimação causada por estas pequenas feridas.

16. Previne a anemia:

O suco, sendo uma boa fonte de ferro, ajuda a circulação sanguínea adequada em nosso corpo. Uma porção desta polpa saborosa fornece cerca de 10% da porção diária recomendada de ferro, que é responsável por aumentar a contagem de glóbulos vermelhos (RBC) em nosso sangue.

17. Controla a diabetes:

O suco de tamarindo é saboroso e pode ajudar a monitorar e gerenciar as flutuações do açúcar no sangue. Isso ocorre porque esta fruta ajuda a inibir a enzima alfa-amilase, que ajuda a perda de peso. Isso retarda a absorção de carboidratos, o que, de outra forma, pode levar à formação de açúcares ou gorduras simples e pode aumentar os níveis de insulina.

18. Ajuda na saúde ocular:

A quantidade significativa de vitamina A encontrado no suco, pode ajudar a prevenir a degeneração macular, entre outras doenças relacionadas aos olhos. Além disso, os Benefícios do Tamarindo são essenciais para saúde do corpo.

19. É rico em potássio:

O suco possuem níveis adequados de potássio que beneficiam a saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória do corpo.

20. É Rico em fósforo:

A quantidade significativa de fósforo no suco, participa de muitas funções bioquímicas das células, faz parte das membranas celulares, age na contração dos músculos, na formação de ossos e dentes.

Veja no Vídeo abaixo, outros benefícios do suco de tamarindo para saúde:

Outros benefícios do suco de tamarindo para saúde:

  • Consumir suco duas vezes por dia pode ajudar a manter a febre da malária sob controle.
  • Possui ricos compostos que ajudam a inibir uma enzima em nosso sistema que auxilia no armazenamento de gordura.
  • As fibras dietéticas se ligam aos sais biliares formados a partir do colesterol e diminuem sua reabsorção.
  • É cheio de fibras, que, além de inibir o excesso, promove o desenvolvimento fetal.
  • Incluir na sua dieta é uma maneira eficaz de curar distúrbios biliosos. Esses distúrbios são basicamente o resultado de uma produção biliar irregular e descontrolada no fígado.
  • Tem sido usado para curar vários problemas relacionados à gravidez, como doenças matinais, barriga aborrecida, náuseas e constipação.
  • Contém um composto exclusivo, ácido hidroxicítrico (HCA), que está conectado à perda de peso.
  • Possui ricas propriedades medicinais que cura feridas e ajuda a evitar que infecções se espalhem no corpo.
  • Tem fortes propriedades antimicrobianas devido à presença de taninos, terpenoides e ácidos cítricos.
  • Possui vitaminas e minerais essências para quem quer se manter jovem e saudável.
Sair da versão mobile